Negócios em Pauta 04/02/2022

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 03 de fevereiro de 2022

A – Armas de histórica guerra de 540 a.C.

Escavações no Parque Arqueológico de Paestum e Velia, na Itália, revelaram itens que surpreenderam até mesmo os arqueólogos. Entre os itens descobertos, capacetes e armas que podem ser espólios de guerra da mítica Batalha naval de Alália, ocorrida entre 540 a.C. e 535 a.C. na costa da Córsega, entre gregos fóceos e a aliança cartaginense-etrusca. Com a derrota dos fóceos, eles foram obrigados a abandonar o território e se refugiaram em Vélia – que hoje faz parte da Campânia. Além das peças de guerra, foram encontrados ainda os muros e os restos de um templo ainda mais antigos do que se acreditava, além de cerâmicas pintadas. Os trabalhos no parque começaram em julho de 2021 na acrópole da antiga Hyele (como era conhecida Velia), uma colônia fundada em 540 a.C. pelos gregos fóceos, hábeis e poderosos mercadores originários da Ásia Menor (ANSA).

B – Campus Party

Em meio ao surto de síndromes gripais em todo o Brasil, a nova edição da Campus Party Brasil, que estava prevista para iniciar no próximo dia 15, será postergada para o período de 16 a 20 de julho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Para a organização, a prioridade nesse momento é zelar pelo bem-estar e saúde de todos aqueles que participam direta ou indiretamente do evento. Os ingressos já comprados serão válidos para o mês de julho. Entretanto, caso seja necessário, a organização possibilitou a solicitação de reembolso no email ([email protected]) ou no (@campuspartybra no instagram). Por enquanto ainda não se sabe sobre possíveis adiamentos em outras regiões.

C – Containers and Packaging

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, acaba de ser anunciada, novamente, como uma das companhias que fazem parte do índice “The Sustainability Yearbook 2021”, organizado pela consultoria internacional S&P Global, responsável pela avaliação ESG que dá origem ao Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Desta vez, a empresa ocupa posição de destaque entre as mais bem avaliadas companhias em todo mundo, sendo listada na categoria “Ouro” do setor de Containers and Packaging. Ao todo, foram mais de 7,5 mil empresas analisadas, sendo 41 do segmento em que a Klabin está inserida. Para compor este anuário, a S&P Global selecionou 30% das Companhias melhor avaliadas em todo o mundo e, deste montante, 15% de cada setor.

D – Locomotivas a Bateria

A Caterpillar anunciou que a Union Pacific Railroad comprará dez locomotivas elétricas a bateria da Progress Rail, uma empresa da Caterpillar. A compra faz parte do maior investimento em tecnologia de bateria elétrica por uma ferrovia de grande porte nos Estados Unidos. As locomotivas, que não usam combustível e emitem zero emissões de escape, serão testadas em pátios ferroviários na Califórnia e Nebraska, ajudando a identificar as capacidades e os desafios das locomotivas para uma implantação mais ampla. Serão fabricadas em Muncie, Indiana. As primeiras unidades chegarão ao destino de operação no final de 2023, com entrega completa prevista para o início de 2024 (https://www.caterpillar.com/).

E – Carreira em Consultoria

A McKinsey & Company, presente em 69 países e referência global em consultoria, dá início ao processo seletivo de 2022. As oportunidades são destinadas a estudantes, pessoas recém-graduadas e profissionais experientes que tenham interesse em iniciar uma carreira em consultoria. As inscrições podem ser realizadas no site (https://www.mckinsey.com.br/), com as posições para todo o Brasil, com vagas que contemplam estágio em consultoria, analista de negócios, pessoa desenvolvedora de software, engenheiro(a) de dados, pessoa arquiteta de nuvem, entre outras oportunidades. Após o período de inscrição, entre os próximos dias 13 e 21, todos os candidatos aprovados na primeira etapa seguirão para a fase de “Mck Digital Assessment” (https://www.mckinsey.com.br/).

F – Mulheres Engenheiras

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, tem vagas abertas exclusivamente para mulheres em São Paulo. As oportunidades são para Trainees Expert programa de trainee voltado para mulheres formadas entre dezembro de 2016 e dezembro de 2018 com experiência em TI, Comercial e Jurídico. Não há restrições de universidades de formação, idade, raça ou orientação sexual e podem participar todas aquelas que se identificam com o gênero feminino. É importante que as candidatas possuam pelos menos dois anos de experiência na área desejada. As inscrições estão abertas até quarta-feira (9), no site (https://sejatrainee.com.br/).

G – Saúde Suplementar

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, em parceria com a Escola de Negócios e Seguros, lança o IESS Educação, uma série inédita de cursos de curta duração para difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar. De forma on-line e gratuita, os cursos estão disponíveis na plataforma da ENS e, atualizados quinzenalmente. O público-alvo é bem variado e abrange desde os próprios beneficiários dos planos de saúde, passando por alunos de pós-graduação em saúde, magistrados até órgãos governamentais e empresas que atuam no setor. Por meio de vídeos com linguagem acessível, é possível conhecer os mais diversos assuntos relacionados ao setor. Após a inscrição, que pode ser feita pelo site (https://www.ens.edu.br/) o aluno tem acesso aos conteúdos por 30 dias.

H – Cursos Gratuitos

A Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald’s em 20 mercados da América Latina e do Caribe, anuncia que devido ao sucesso da iniciativa que oferece cursos de capacitação gratuitos pela Hamburger University, está ampliando a ação com o lançamento da MCampus Comunidade, uma plataforma educacional, gratuita, online e aberta a todas as pessoas. A nova plataforma oferece uma variedade de cursos que contribuem para desenvolver o potencial dos jovens em diversas áreas e, assim, apoiá-los na busca por oportunidades no mercado de trabalho. A plataforma de cursos gratuitos reflete o compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento de jovens profissionais para impactar positivamente as comunidades em que a empresa está presente. Inscrições: (https://recetadelfuturo.com/).

I – Parceiros Empreendedores

O empreendedorismo bateu recordes no Brasil em 2021. Atenta a esse potencial empreendedor, a farmacêutica multinacional Genomma Lab lança o programa latino-americano “Anjo para a Inovação”, que busca iniciativas disruptivas para agregar inovação ao seu portfólio por meio de uma estratégia de crowdsourcing – uma prática que convoca grupos de pessoas a contribuir com novas ideias – com o objetivo de identificar empreendedores que tenham produtos ou serviços alinhados à missão da empresa. As propostas devem conter informações técnico-científicas que demonstrem a viabilidade da ideia, que deve ter inovação em processos para áreas como cuidados com a pele, produtos naturais, medicamentos fitoterápicos e, soluções para cuidados com os cabelos, embalagens sustentáveis e inclusivas, bebidas, entre outros. Saiba mais em: (https://angelparalainnovacion.com/).

J – Ampliação de Frota

O caminhão Mercedes-Benz Novo Actros 2548 6×2 foi o modelo escolhido pela Bravo Serviços Logísticos, sediada em Uberaba e presente em nove estados, para ampliação de frota. Referência no atendimento e prestação de serviços em armazenamento, transporte e distribuição, o cliente adquiriu 100 unidades deste cavalo mecânico extrapesado Novo Actros, em uma venda realizada pela Prodoeste, concessionário local. Os caminhões serão utilizados, com semirreboques de três eixos distanciados, na transferência de produtos diretamente dos fabricantes aos centros de distribuição e aos clientes finais em áreas de plantio do setor do agronegócio em vários estados. Para isso, além de sua matriz, a Bravo conta com 10 filiais em todas as regiões do Brasil, estando sempre próxima a seus clientes.

K – Aeroporto da Pampulha

O Grupo CCR e o governo do Estado de Minas Gerais celebraram na quarta-feira (2), a assinatura do contrato de concessão do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade (Aeroporto da Pampulha), localizado em Belo Horizonte. O contrato prevê serviços de operação e conservação do aeroporto pelo prazo de 30 anos, com investimentos previstos de R$ 151 milhões nesse período. A assinatura do contrato de concessão representa a concretização de mais uma importante etapa do planejamento estratégico do Grupo CCR, que visa o seu crescimento qualificado, disciplina de capital, agregação de valor aos acionistas e contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental das regiões onde atua. Outras informações: (www.grupoccr.com.br).