80 views 5 mins

Expectativa para o mercado da comunicação interna

em Artigos
quinta-feira, 03 de fevereiro de 2022

Gabriel Kessler (*)

O ano de 2021 foi repleto de desafios.

Começou com um cenário onde achávamos que o coronavírus iria diminuir, mas logo em março, os casos começaram a crescer ainda mais que em 2020 – no início da pandemia. Esse fato fez com que empresas deixassem de lado a preocupação com a comunicação e marketing, principalmente quando falamos em eventos.

Porém, comunicação e marketing são áreas que não podem ser deixadas de lado e as corporações precisaram pensar em formas de adaptação. E como isso ocorreu?
Com as pessoas se acostumando cada vez mais com o home office, ou até mesmo um modelo híbrido de trabalho, ficou cada vez mais desafiador se comunicar, e isso se tornou ainda mais intenso na comunicação interna das empresas. Afinal, como uma corporação sobrevive sem uma comunicação entre os colaboradores?

Porém, tem um fato que não podemos negar: tivemos “sorte” de ter que enfrentar uma pandemia em tempos em que a tecnologia e o mundo digital estão em constante aceleração. Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento realizado pela Aberje, as empresas têm investido em produção de conteúdo próprio para conquistar um engajamento maior nas redes sociais.

E por que não aproveitar essa tendência para utilizar uma rede social corporativa com o intuito de unir as empresas e os colaboradores? Além de facilitar esse processo, é possível inovar e melhorar o que já estava sendo feito no mundo da comunicação interna. Antes, o que tudo era comunicado por meio de jornal ou mural, agora é realizado por meio de aplicativos que funcionam como uma rede social corporativa, com foco no colaborador.

Com esse novo perfil de usuários, novo modelo de vida, com as atualizações de ferramentas como TikTok e Instagram, as empresas tendem seguir uma tendência do digital para qualquer tipo de comunicação. Por meio de um aplicativo de comunicação interna, os colaboradores que estão em home office conseguem se comunicar com outras pessoas que estão no escritório.

Também é possível criar games, conversas, interações, pensando na diversidade e bem-estar se que trabalha nas empresas, até porque é isso que todas as corporações devem seguir nos próximos anos – ambiente leve e descontraído. Não podemos deixar de lado a preocupação com a saúde mental dos colaboradores. Durante os quase dois anos de pandemia, muitos ficaram abalados por perderem familiares e amigos ou até mesmo por ficarem muito tempo dentro de casa com as medidas impostas pelo Governo.

A tecnologia entra com um papel muito importante para engajar e animar as pessoas da empresa, por meio de palestras, workshops, conversas com o gestor, canal com sugestão de melhoria, tudo por meio do aplicativo. É preciso ter em mente que todo esse diálogo entre os líderes e colaboradores devem ser realizados de forma humanizada, isso faz com que a equipe alcance melhores resultados e as empresa, consequentemente, atinjam um maior crescimento.

Os líderes devem saber falar e escutar com empatia, criando maior proximidade. Por meio dessa interação existente em um aplicativo de comunicação interna, é possível que alguns colaboradores – aqueles mais engajados – possam se tornar embaixadores internos da marca. Isso faz com que os mesmos vistam a camisa da empresa e, consequentemente, se tornem vendedores indiretos da marca. É um meio de usar a tecnologia para comunicar e também tornar o contato entre marca e cliente cada vez mais humano.

Portanto, é perceptível que a comunicação como um todo mudou nos últimos anos e tende a seguir uma aceleração por meio da tecnologia. É necessário digitalizar o diálogo com ajuda de aplicativos intuitivos e ágeis para todas as áreas, sempre analisando o comportamento dos usuários. E por que não aproveitar o início de 2022 para planejar a comunicação interna? Essa é uma tendência que somente se solidificará.

(*) – É CGO do Dialog.ci, startup responsável por desenvolver uma plataforma online de comunicação interna e RH (https://www.dialog.ci/).