Negócios em Pauta 05/07/2016

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 04 de julho de 2016

A – Perfil do Uso de Mídias

O Departamento de Psicobiologia da Unifesp desenvolve uma pesquisa online para descobrir o perfil da população brasileira com relação ao tempo de utilização de várias mídias ao mesmo tempo (celular, computador, televisão, rádio), comportamento conhecido como media multitasking. Mesmo que você não use muitas mídias de forma concomitante é importante que responda ao questionário. Além disso, o estudo tem o objetivo de avaliar as consequências da intensidade dessa prática em relação ao sono, problemas de atenção e estresse. Para participar, é preciso ter mais de 12 anos e ter disponibilidade de cerca de 15 minutos. Clique no link para responder ao questionário: (https://goo.gl/6yanQ7). Mais informações podem ser obtidas com a pesquisadora Roberta Ekuni de Souza pelo e-mail: ([email protected]).

B – Síndrome das Pernas Inquietas

O Setor de Neuro-Sono da Disciplina de Neurologia da Unifesp está pesquisando o efeito dos exercícios físicos em pacientes com Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) como forma de tratamento não farmacológico para redução dos sintomas. Podem participar homens e mulheres com idade entre 45 e 65 anos com suspeita de SPI e que não pratiquem exercícios físicos e estar disposto a ficar sem tratamento específico para SPI. Serão excluídos da seleção os portadores de fraturas, limitações articulares; como bursite, tendinite, luxação, artrite, artrose e outros problemas de ossos, tendões e músculos. Os pacientes serão divididos em 2 grupos com diferentes tipos de exercícios para verificar seus efeitos. Após o diagnóstico clínico, os pacientes serão incluídos no estudo. Os interessados podem entrar em contato com Marcelo Casemiro pelo e-mail: ([email protected]).

C – Uso e Manejo da Irrigação

As inscrições para o segundo semestre deste ano do IrrigaWeb já estão abertas. Todos os interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos no uso e manejo da irrigação devem se inscrever em (https://www.embrapa.br/ead) até o dia 31 de julho. Nesta segunda edição de 2016 a capacitação será gratuita, pois terá o patrocínio do Ministério da Agricultura. Segundo Frederico Durães, Gerente Geral da Embrapa Produtos e Mercado, as fontes de água para irrigação por região hidrográfica, a engenharia da infraestrutura no ambiente irrigante e o dimensionamento dos sistemas de irrigação, aliados aos métodos de irrigação mais adequados para cada atividade agropecuária, podem ser gerenciados e demonstram o potencial e os riscos da irrigação. “O conhecimento aplicado nesta área faz toda a diferença entre irrigação e molhação”, afirma.

D – Congresso Médico

O XXV Congresso Médico Acadêmico será realizado na Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu, de 19 a 22 de setembro. “Zika e Outros Arbovírus: A Dinâmica da Atual Tríplice Epidemia”, “Aneurismas Rotos e Não Rotos: do Diagnóstico ao Tratamento”, “Oxigenoterapia Hiperbárica em Paciente Crítico” e “Síndrome da Doença Respiratória Aguda” serão temas de palestras. Também serão realizadas oficinas e workshops sobre “Sutura Simples e Sutura Plástica / Intubação Endotraqueal”, “Imobilização Ortopédica / Auriculoterapia”, “Sutura Simples e Sutura Plástica” e “Imobilização Ortopédica / Intubação Endotraqueal”. A Faculdade de Medicina de Botucatu fica no Distrito de Rubião Júnior, com acesso pelas rodovias Antônio Butignolli ou Domingos Sartori. Mais informações: (www.inscricoes.fmb.unesp.br/index.asp?configurar=true&codEvento=6969).

E – O Brasil e o Brexit

O que o Brexit significa para o mundo (e Brasil)? E quais serão os impactos na economia, globalização e nas subsidiárias europeias? Para analisar cenários, a Câmara Americana de Comércio/Amcham promove amanhã (6), das 8h00 às 11h00, fórum reunindo lideranças empresariais e time de especialistas. O painel “Impactos para o Mundo, União Europeia e Brasil” contará com a participação de Marcos Troyjo, diplomata e diretor do BRICLab da Columbia University; Roberto Giannetti da Fonseca, economista e presidente da Kaduna consultoria e do Conselho Empresarial da América Latina; Alberto Pfeifer, coordenador do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP; e dos professores da USP José Augusto Fontoura Costa, da FAAP Marcus Vinicius Costa, e do Insper Otto Nogami. Aberto a empresários de todos os portes e segmentos. Informações (www.amcham.com.br/acontece).

F – Inovação em Bioeconomia

Nos dias 30 e 31 de agosto, será realizado na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, a segunda edição do Workshop de Inovação e Empreendedorismo em Bioeconomia. Com a participação de profissionais renomados do setor empresarial e a da área acadêmica em inovação tecnológica no Brasil, o evento tem como objetivo desenvolver a cultura empreendedora na comunidade acadêmica e provocar questionamentos nos conceitos envolvidos para aprimorar o conhecimento em inovação. Antes do workshop, será realizado um curso de Business Model Canvas e Project Model Canvas. Já durante o evento, no dia 30 de agosto, acontecem palestras sobre os temas Inovação e Empreendedorismo e dia 31 a oficina Pitch Elevador. Informações (www.inovacaounesp.com).

G – Caçando Gatos

A Sabesp tem utilizado tecnologia avançada no combate ao furto de água. Os agentes das operações caça-fraude utilizam, por exemplo, uma sonda especial, que é inserida no cavalete do imóvel. O equipamento utiliza raios infravermelhos, como no controle remoto da TV, para fazer uma varredura da tubulação e verificar se existe alguma irregularidade que possa burlar a medição do hidrômetro. Tudo é realizado de forma rápida, sem a necessidade de quebrar o piso. Outro equipamento que tem tornado mais difícil a vida dos fraudadores é o detector de ímãs. Com ele, mesmo estando no lado de fora do imóvel, o técnico da Sabesp consegue verificar se existe um campo magnético fora do comum próximo ao hidrômetro – indício de que um ímã pode estar em uso para prejudicar ou impedir a medição do consumo de água.

H – CPC e o Direito Civil

A FADISP realiza, a partir do pr[oximo dia 25, o curso de extensão “O Novo CPC e o Direito Civil”. As aulas serão as segundas e quartas, das 19h00 às 22h30, no auditório da Faculdade, Unidade Pinheiros. O objetivo é atualizar os aplicadores do Direito sobre as principais repercussões do Novo Código de Processo Civil para o Direito Civil, em temas como a prescrição, as provas, a desconsideração da personalidade jurídica, a posse, a propriedade, as ações de família, a responsabilidade patrimonial, o inventário e a partilha; entre outros. O curso é voltado para advogados, professores, juízes, procuradores, promotores de justiça e aplicadores do Direito em geral. Inscrições: (http://goo.gl/JwXbzE). Informações: tel. 2395-7507 – Argene.

I – Bieber em Londres

A Calvin Klein acaba de anunciar uma promoção que levará um ganhador e um acompanhante para assistir ao show de Justin Bieber, que acontece em Londres no dia 11 de outubro. Além do par de ingressos, o ganhador passará cinco dias na capital inglesa com todas as despesas pagas e terá mais R$ 10 mil para gastar como quiser. Entre os dias 11 de julho e 7 de agosto, a cada R$ 150 em compras em lojas físicas ou e-commerce, o consumidor ganha um número de cupom para se cadastrar no site e concorrer. Quanto mais compras ele fizer, maiores as chances de ganhar. O sorteio será feito pela Caixa. Europa. Durante a turnê, Justin Bieber e seus dançarinos usam peças da marca em diversos momentos do show. Para mais informações, acesse (www.calvinklein.com.br).

J – Adesivos e Revestimentos

A BASF iniciou a operação da primeira fábrica da América do Sul de acrilato de 2-Etilhexila (2-EHA), em Guaratinguetá. No local, era produzido o acrilato de butila (BA), que teve sua planta convertida para a fabricação do novo produto. A fábrica faz parte projeto de investimento no Complexo Acrílico, para produção em escala mundial de ácido acrílico, acrilato de butila e polímeros superabsorventes (SAP), em Camaçari, Bahia. Com mais de 500 milhões de euros, o investimento foi o maior ao longo de sua história de mais de 100 anos na América do Sul. Antes importado, o produto é uma importante matéria-prima para indústria de adesivos e revestimentos. A produção de 2-Etilhexila é baseada em 2-Etilhexanol (2-EH), um álcool disponível no mercado local e global, e no ácido acrílico proveniente de Camaçari.

K – Santuário Ecológico

Entre os próximos dias 8 e 13, o Ashta Retiros, criado para ser uma constante experiência, tem sua próxima parada em um verdadeiro oásis no meio do cerrado, em Chapada dos Veadeiros, Goiás. O local escolhido é um maravilhoso santuário ecológico, o Osho Lua, onde os participantes terão cinco dias com uma programação totalmente dedicada ao bem-estar de uma forma inovadora e despretensiosa, sempre com grupos pequenos, de interesses similares, o retiro preza por reunir as pessoas em um ambiente, que motiva os indivíduos a cultivarem escolhas positivas para saúde. Aulas de Yoga para todos os níveis com Sargan Shook, massagem Ayurvedica com Eliana Blanc, meditação entre outras atividades. Aulas cheias de delícias, na qual os participantes aprendem, com facilidade, como implementar uma alimentação saudável na rotina. Inscrições e valores no e-mail ([email protected]). Instagram: (@ashtaretiros).

L – Combate a Fome

Bandeira da Sodexo em todos os 80 países em que atua, o combate à fome e à má nutrição é alvo da atenção da empresa também no Brasil. A fim de contribuir para a mudança dessa triste realidade, a Sodexo acaba de inaugurar no país o Instituto STOP Hunger, que tem em sua missão tornar-se uma força de liderança na luta contra a fome e a má nutrição, cujo objetivo é o de potencializar as ações de responsabilidade social e sustentabilidade que a companhia tem realizado nos últimos anos, com estímulo ao voluntariado e parcerias em prol do desenvolvimento de comunidades, sempre tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A implantação da entidade no Brasil teve como inspiração exemplos de outros países, como França, Estados Unidos e Peru, e acontece no ano em que são celebrados seus 20 anos no mundo. Saiba mais em (www.stop-hunger.org).

M – Escola Voluntária

O prazo para as inscrições da 15º edição do Prêmio Escola Voluntária foi prorrogado. Projetos de voluntariado realizados por alunos de escolas do Ensino Fundamental e Médio podem ser inscritos no site (www.escolavoluntaria.com.br) até o próximo dia 10. Podem participar instituições de ensino dos estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. O evento é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e da Rádio Bandeirantes e tem como objetivo formar, incentivar e reconhecer escolas de Ensino Fundamental e Médio, públicas ou privadas, que desenvolvem projetos de voluntariado junto à comunidade.

N – O Papel dos Fertilizantes

Com a presença das mais destacadas lideranças políticas, setoriais e econômicas ligadas ao agronegócio brasileiro, a Associação Nacional para Difusão de Adubos promove, no dia 29 de agosto, no Hotel Renaissance, o 6º Congresso Brasileiro de Fertilizantes. Tendo como tema principal “Competitividade”, o evento vem se consolidando como um dos mais importantes do segmento de agronegócios e atrai o interesse de empresários, executivos, especialistas, agrônomos, assim como políticos sintonizados com o segmento que tem se mantido como alicerce da economia brasileira. No Painel que abre o Congresso, o ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, André Nassar, trata do tema Competitividade da Agropecuária Brasileira no Atual Cenário. Na sequência será feito o lançamento da Nutrientes Para a Vida, uma iniciativa mundial, criada nos Estados Unidos e já implantada em vários outros países. Mais informações: (www.anda.org.br).