Negócios em Pauta 03/08/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 02 de agosto de 2021

A – Sítio Burle Marx é Patrimônio Mundial

O Brasil acaba de conquistar mais um título internacional. O Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, é o 23º monumento brasileiro a ingressar na seleta lista de Patrimônio Mundial. A decisão foi confirmada pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, classificado na categoria Paisagem Cultural, que reconhece bens que possibilitam a interação entre o ambiente natural e as atividades humanas, resultando em uma paisagem natural modificada. O artista brasileiro é reconhecido como um dos mais importantes do século XX e a quem é atribuída a criação do conceito de jardim tropical moderno. Em uma área de 405 mil m², reúne edificações, lagos, jardins, coleções de arte, biblioteca, além de proporcionar a difusão de importantes ideias sobre coleção botânica, paisagismo, design de jardins, horticultura, preservação arquitetônica, planejamento urbano e diálogo entre natureza e arte (ABr).

B – Festival Verde

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente será realizada no próximo dia 7 (sábado), a partir das 16h, a 1ª edição do Festival Verde, evento terá painéis de debates, com a participação de influenciadores digitais paraenses, e shows de Joelma, Lia Sophia e Thiago Costa. O Festival visa estimular tanto a discussão de boas práticas ambientais quanto a valorização da cultura da região. A programação abrange artistas regionais e nacionais, com forte ligação com o público local, além da promoção de bate-papos com temáticas importantes ao desenvolvimento sustentável. Será online e poderá ser acompanhada, gratuitamente, pelo hotsite (www.festivalverde.com.br).

C – Mercado Internacional

No último ano, os pequenos negócios precisaram se reinventar. Antes, as vendas ficavam restritas ao presencial. Hoje, 65% das micro e pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro estão vendendo de forma on-line. Com isso, o mercado internacional é visto como promissor para quem quer expandir e atingir novos clientes. Pensando nesse cenário, entre os próximos dias 9 e 11, o Sebrae Rio realiza o evento Sebrae Global Experience. Totalmente on-line e gratuito, o empreendedor descobrirá as estratégias de como internacionalizar a marca da empresa. Para participar o empreendedor deve realizar sua inscrição no link (https://conteudos.rj.sebrae.com.br/sebraeglobalexperience).

D – Mercado de Luxo

A (www.eblow.com.br) é um shopping virtual para mulheres consumidoras do mercado de luxo, com seleção de Sellers para garantir produtos e serviços de alto interesse de seu público alvo, inclusive dando segurança a um homem de que um presente comprado na plataforma fará sucesso, e que oferece segurança digital baseada em eficientes recursos tecnológicos, além da praticidade de navegação graças à estratégia criada para facilitar o caminho desde o primeiro acesso até o recebimento da compra. Tudo reunido traduz a inovação proposta pela Blow MarketPlace, uma experiência de compra perfeita, que chega com grande investimento de implantação e marketing a um mercado em franca expansão no quantitativo de consumidores e faturamento em todo o mundo.

E – Impacto da Pandemia

O Turismo é um dos segmentos que mais apresentou queda de faturamento desde o início da pandemia da Covid-19, mas foi o que mais se digitalizou para enfrentar as crises econômica e sanitária instaladas no país. De acordo com a 11ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, 85% das empresas que atuam no Turismo se digitalizaram, número superior à média geral que é de 67% e seis pontos percentuais acima do segundo colocado que é o setor de pet shops, com 79% das empresas comercializando pela internet. Cerca de 90% das empresas que exercem atividades como Artesanato, Beleza e Moda, e que digitalizaram sua comercialização, usam o Whatsapp para vender seus produtos e serviços.

F – Jornalismo em Vídeo

Jornalistas ou cinegrafistas freelancers podem concorrer ao prêmio de jornalismo Rory Peck Awards, que reconhece produções em vídeo em quatro categorias. O concurso é organizado pela Rory Peck Trust, organização internacional que fornece suporte prático e financeiro para jornalistas freelancers em todo o mundo. Podem participar jornlalistas e cinegrafistas que produzam vídeos para plataformas profissionais de notícias sem vínculo empregatício ou contrafo fixo. O prêmio é de 1 mil euros por categoria. As matérias devem ter sido publicadas por um meio de comunicação reconhecido. Se forem em idioma que não o inglês devem ser acompanhadas de tradução do enredo. Mais informações: (https://rorypeck.awardsplatform.com/).

G – Insumos Agropecuários

Entre próximos os dias 11 e 13, acontece o Congresso Andav 2021 – Fórum & Exposição, um dos mais relevantes encontros da cadeia de distribuição de insumos agropecuários do mundo. No país, o setor movimenta mais de R$ 50 bilhões apenas entre os Associados Andav. O evento chega à 10ª edição e será realizado de forma 100% digital, com uma programação que incorpora atrações exclusivas, como a palestra de abertura do primeiro dia: “A importância da agricultura para garantir o alimento na mesa dos brasileiros e do mundo”, com o representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala. Conta ainda com a Arena do Conhecimento – um espaço com salas de conteúdos técnicos, palestras da indústria e de parceiros estratégicos – e com a Exposição em 360° – um ambiente dedicado ao networking. Saiba mais em: (www.eventosandav.com.br).

H – Educação Empreendedora

Com o objetivo de valorizar a educação empreendedora no ambiente escolar, o Sebrae lança a 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. A iniciativa vai estimular e reconhecer as melhores práticas de professores do ensino fundamental, médio, técnico e superior, valorizando os trabalhos dos profissionais mais engajados no tema empreendedorismo. Dentro do portal do Prêmio, o docente vai preencher seus dados ou da equipe do projeto e informar sobre sua atuação e o impacto na comunidade escolar. As inscrições podem ser individuais ou de grupos de até cinco pessoas, com um representante. As inscrições já estão abertas e serão realizadas até o dia 10 de setembro, por meio do site do Prêmio (https://premiosebrae.prosas.com.br/).

I – Wi-Fi nos Trens

A CPTM está com consulta pública aberta para obter contribuições e manifestações para proposta de concessão de serviços de transmissão de dados utilizando redes sem fio (wi-fi) nas Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, além da frota de trens. O prazo para recebimento de contribuições termina no próximo dia 8. O contrato estipula que o vencedor será responsável pela remuneração e custos de implantação, administração e manutenção de toda a rede de wi-fi. O objetivo da companhia é oferecer aos passageiros acesso gratuito à internet e a conteúdo privado, como serviços de streaming e notícias, filmes, músicas, além de campanhas institucionais educativas e de orientação. O edital está disponível em: (https://sis.cptm.sp.gov.br/Licitacoes/Licitacao/Pesquisar).

J – Futebol na Irlanda

O Grupo Educacional Seda está lançando um programa de intercâmbio com futebol na Irlanda. O projeto foi criado em parceria com o Shelbourne FC, único time irlandês a se qualificar para importantes competições europeias por dez anos consecutivos. Durante 26 semanas, os participantes treinarão durante quatro dias por semana, à tarde, no centro esportivo do próprio time, localizado em Dublin. Além dos treinos, os estudantes também terão aulas de inglês, ministradas durante a manhã. Além de uma turma masculina, que deverá ser composta por 25 jovens entre 18 e 25 anos, poderá ser formado também um time feminino, com 15 atletas. Saiba mais em: (https://sedasoccer.com/home/).

K – Mais Cinco Destinos

Mais nova companhia aérea brasileira, a Itapemirim Transportes Aéreos estreia em mais cinco destinos: Fortaleza, Florianópolis, Maceió, Natal e Recife. Os voos serão realizados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar até 162 passageiros. São 18 assentos a menos em relação à configuração máxima do modelo. Assim, foram customizadas e reconfiguradas para possibilitar mais espaço entre as poltronas – o que faz com que todas as fileiras de assentos estejam dentro dos padrões da categoria A do selo Anac de conforto. Além do conforto, oferece serviços diferenciados, como a possibilidade do despacho gratuito de bagagem para todas as classes tarifárias e a marcação de assentos sem nenhum custo adicional. Mais informações: (www.voeita.com.br).