Negócios em Pauta 03/03/2020

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 02 de março de 2020

A – Indústria de Brinquedos

Entre os próximos dias 8 e 11, no Expo Center Norte, acontece a ABRIN 2020 – Feira Internacional de Brinquedos. Com 135 expositores distribuídos em 30 mil m2, é a maior feira de brinquedos da América Latina e principal encontro anual do setor e plataforma de lançamentos da indústria de brinquedos. O evento movimenta os negócios do varejo para o ano todo e cumpre seu papel de colaborar para que os lojistas acompanhem as constantes transformações no comportamento dos consumidores para melhorarem seus resultados. Outras informações: (abrin.com.br).

B – Controle Parental

O cenário tecnológico demonstra que não há limites quanto a disponibilidade de informações na internet, permitindo que crianças acessem todo tipo de conteúdo. Um exemplo que tem ajudado os pais são os aplicativos que ajudam a monitorar a vida digital dos filhos. É o caso do AppGuardian – aplicativo de conexão entre pais e filhos que oferece ferramentas para auxiliar as famílias nas mudanças de hábitos digitais. Com a funcionalidade ‘Navegação Segura’ os pais podem também monitorar os conteúdos acessados pelos seus filhos no Youtube. O portal é um dos mais acessados do planeta, são mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo. Mais informações em: (www.appguardian.com.br).

C – Arquivos Audiovisuais

A TV Cultura e a Federação Internacional dos Arquivos de Televisão promovem o Seminário Regional Arquivos Audiovisuais na América Latina: acesso, valor e preservação, nos próximos dias 19 e 20. A mídia audiovisual domina a sociedade da informação e a televisão se destaca como uma das mais poderosas e também mais próximas da vida cotidiana. As pessoas estão rodeadas por sons e imagens em movimento. Mas o que acontece com essa memória audiovisual? Onde e como está organizada e preservada para as gerações futuras? Como potencializar o seu uso? Especialistas da área irão discutir os efeitos da transformação digital na organização dos arquivos. Inscrição e informações: (https://www.sympla.com.br/arquivos-audiovisuais-na-america-latina-acesso-valor-e-preservacao__763077).

D – Trabalho Voluntário

A Vivalá, operadora de volunturismo – modalidade que alia turismo e voluntariado – anuncia a expansão de sua atuação na Amazônia e está em busca de volunturistas para a primeira expedição no Rio Solimões, que ocorre entre os dias 30 de abril e 3 de maio. É na comunidade ribeirinha Lago do Janauacá, a duas horas de barco de Manaus. Pela vontade de desenvolver o turismo de base comunitária, ribeirinhos criaram a expedição de volunturismo para levar educação empreendedora aos moradores da região – e assim ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional dos ribeirinhos para que recebam turistas, melhorem a economia local, tenham melhor qualidade de vida. Saiba mais em: (https://experiencias.vivala.com.br/rio-solimoes-maio-2020).

E – Cálculo de Tributos

A Avalara, companhia que oferece soluções fiscais em nuvem, lança a ferramenta Avatax BR. O novo sistema automatiza o cálculo da tributação de produtos e serviços no momento da realização da venda, da compra ou até mesmo de um pedido de compra ou venda. A emissão da NF Eletrônica integra a jornada fiscal de todas as empresas e exige que alguns tributos sejam obrigatoriamente preenchidos e contabilizados, como é o caso do IPI, do PIS, da COFINS e do ICMS, bem como da operação praticada, da destinação do produto e dados do cliente e do fornecedor. Outras informações: (www.avalara.com).

F – Drones e Geotecnologias

De 19 a 21 de maio acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, o DroneShow e MundoGEO Connect 2020, com o tema: “soluções inovadoras para mercados verticais”. As principais empresas nacionais do setor de geotecnologias e drones já estão confirmadas na feira, assim como marcas internacionais. Serão apresentadas diversas soluções de plataformas e sensores embarcados para a coleta de dados por satélite, aviões tripulados, estações terrestres, mapeamento móvel, drones, bem como sistemas para processamento, análise, visualização e compartilhamento das informações. O evento terá mais de 200 horas de conteúdo, distribuídas por 12 seminários e 18 cursos teóricos a práticos. Veja programação: (https://droneshowla.com/programacao-droneshow-2020).

G – Qualidade e Segurança

A Katayama Alimentos, uma das maiores indústrias avícolas do país, comemora a conquista do Certificado de Conformidade Halal, uma certificação essencial para empresas que pretendem expandir suas áreas de atuação no mundo. Trata-se de uma garantia de que o processo produtivo, os produtos e os serviços prestados pela marca respeitam os rígidos critérios de qualidade e segurança alimentar exigidos em vá¡rios países. É um passaporte para empresas que têm interesse em ampliar suas vendas para a comunidade mulçumana ao redor mundo, estimada em 1,8 bilhão de pessoas. Outras informações em: (http://katayamaalimentos.com.br/).

H – Turismo Consciente

No final de semana, entre os próximos dias 20 e 22, o Quilombo da Fazenda, localizado em Ubatuba, abrirá suas portas para receber visitantes que tenham interesse em conhecer os saberes ancestrais da cultura quilombola. A programação é composta por roda de conversa com um líder da comunidade quilombola; oficina de produção artesanal de farinha; trilha com banho de cachoeira; e música e dança com o grupo de jongo “Ô de Casa”. Com hospedagem e alimentação no local, formado por 50 famílias descendentes de africanos escravizados, que hoje carregam toda herança cultural e histórica, preservando saberes tradicionais que serão compartilhados com os visitantes. Reservas: (http://bit.ly/pre-reserva-viv). Informações: tel. 11 95156-5571 e 11 99316-4947.

I – NF para Prefeituras

Uma tarefa que demanda tempo na rotina de uma micro e pequena empresa é a emissão da nota fiscal para prefeituras. É preciso entrar no sistema da prefeitura e depois repassar as informações para o software de gestão.Para facilitar o dia a dia das empresas, o Bling – startup que oferece sistema de gestão empresarial para PMEs e MEIs – criou um serviço que faz a comunicação direta com mais de 600 prefeituras no Brasil, reduzindo gastos, automatizando o processo e melhorando também o acesso aos documentos fiscais. Saiba mais em:(www.bling.com.br).

J – Liberdade Econômica

Nesta quinta-feira (5), acontece na Associação de Fomento Comercial (ANFAC), das 14h às 16h20, palestra sobre a Lei da Liberdade Econômica, a ser proferida por André Luiz Santa Cruz Ramos, Diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, que vai apresentar um conteúdo específico a fim de esclarecer alguns pontos da nova lei, além de falar sobre a obrigatoriedade de sua adequação para todas as empresas. E destinada a empresários, colaboradores e dirigentes de empresas sujeitos à lei nº13.874/2019, e acontece no Auditório da ANFAC, na Av. Angélica, 2447, Higienópolis. Inscrições: (http://www.anfac.com.br/v3/anfac-cursos-e-eventos-fomento.jsp)

K – Turismo Ecológico

A partir dó próximo dia 9, estarão abertas as inscrições para a “teia – soluções para a proteção da natureza”, um processo de cocriação que busca envolver diferentes atores de toda a sociedade na elaboração de soluções que ajudem a proteger o meio ambiente. O novo modelo, trazido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, quer integrar pessoas e regiões em uma rede que trabalhará com desafios e proposições para a conservação do meio ambiente. O primeiro tema proposto será “biodiversidade para promover o turismo em áreas naturais”. As inscrições serão abertas a todos: pesquisadores, startups, analistas de dados, empresários, acadêmicos, turismólogos, servidores públicos, gestores de áreas naturais, profissionais da área de tecnologia etc. Saiba mais em: (www.fundacaogrupoboticario.org.br).