Negócios em Pauta 02/07/2024

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 01 de julho de 2024

A – MDF: chapa com mais de cinco metros de comprimento

A Guararapes irá oferecer um produto exclusivo no mercado nacional, o Mega MDF (Medium Density Fiberboard ou Fibras de Média Densidade) um painel com cinco metros de comprimento, desenvolvido para receber cortes longitudinais e transversais, e atender a demandas por tamanhos especiais de painéis de MDF. O lançamento ocorrerá na ForMóbile 2024, maior feira do setor moveleiro da América Latina, que reunirá as maiores empresas do segmento, de 2 a 5 de julho, na são Paulo Expo. Outra novidade inédita no setor é o G-Door, um MDF de hiper baixa densidade desenvolvido para ser utilizado como enchimento de portas de MDF ou de madeira laminada. Ideal para substituir a colméia de papelão ou o sarrafeado de madeira, com uma maior leveza e resistência. Os produtos apresentam densidades menores que o MDF tradicional, o que os torna cerca de 30% mais leves. São indicados para trabalhos artesanais, fabricação de rodapés e rodatetos, molduras para quadros e porta-retratos, entre outras utilizações. Saiba mais em (www.guararapes.com.br).

B – Projetos Esportivos

O Itaú Unibanco anuncia a abertura das inscrições para o Edital Itaú Esporte 2024, que visa apoiar projetos aprovados pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte nas modalidades de desporto educacional e de participação. Com inscrições abertas, a iniciativa está em sua 6ª edição e destinará cerca de R$ 9 milhões para projetos esportivos que promovam educação integral e impacto social. Podem se inscrever Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos, de direito privado e devidamente regularizadas, com pelo menos dois anos de existência comprovada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: (https://www.itausocial.org.br/editais/edital-itau-esporte-2024/). Mais informações, acesse: (https://futebolderua.org/ct/).

C – Arte e Cultura

O Governo de São Paulo levará uma comitiva com até dez empresas paulistas para o Festival Fringe de Edimburgo, um dos maiores eventos sobre arte e cultura do mundo, realizado de 2 a 26 de agosto, na Escócia. As empresas interessadas devem consultar o regulamento do programa e se inscrever pelo site: (https://www.investe.sp.gov.br/exporte/creative-sp/), até 5 de julho. A missão empresarial será realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura e da InvestSP. O Fringe deve reunir artistas de quase 60 países e apresentar mais de 3,3 mil atrações de circo, teatro, dança, comédia, música e programas voltados para as crianças, entre outros temas.

D – Primeiro Emprego

Oferecendo formação profissionalizante para o mercado de trabalho, o Instituto PROA oferece 35 mil vagas gratuitas . As vagas são exclusivas para estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas ou que estão concluindo esse ano. O curso tem 100 horas e é dividido em quatro módulos, que preparam os alunos para o primeiro emprego. Os temas são: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Uma vez por semana, os jovens participam de encontros remotos ao vivo mediados por tutores. O curso on-line é para jovens de 17 a 22 anos. As aulas começam em 2 de setembro. Os interessados devem se inscrever no site do instituto (www.proa.org.br).

E – Transformação Digital

A Caixa Econômica Federal lançou a linha de crédito Finisa Transformação Digital, que apoia ações para a aquisição de equipamentos de informática, instalação de rede e conexões de fibra ótica, aquisição de equipamentos de distribuição de sinal de internet e processamento de dados. A Caixa investirá R$ 8 bilhões no programa cujos recursos serão destinados a transformação digital, iniciativas sustentáveis, saneamento e infraestrutura. A linha traz uma nova possibilidade de financiamento, fortalecendo o papel do banco como o principal parceiro do setor público e signatária da Agenda 2030 da ONU. Saiba mais em: (https://www.caixa.gov.br/sustentabilidade/selo-gestao-sustentavel/Paginas/default.aspx).

F – Categoria de Genéricos

O grande varejo farmacêutico vem observando um expressivo crescimento da categoria de genéricos. A venda desse gênero de medicamentos é a que mais avança nas empresas que integram a Abrafarma, com movimento próximo a R$ 4 bilhões no primeiro quadrimestre. Entre janeiro e abril, a receita com a comercialização de genéricos totalizou R$ 3,88 bilhões, o que representou um incremento de 15,8% frente ao mesmo período do ano passado. O percentual supera a evolução geral das vendas, que chegou a 14,9%. O resultado segue a tendência registrada nos anos anteriores. Em 2023, por exemplo, os genéricos superaram pela primeira vez as cifras de R$ 10 bilhões e tiveram alta de 15,6% sobre 2022. Mais informações: (https://www.abrafarma.com.br/).

G – Veículos Usados

A região Sudeste ganhou um novo termômetro de demanda e venda para o mercado automotivo regional. O Índice de Veículos Usados (IVU) cruza indicadores de demanda na plataforma OLX e de venda reunidos pela Fenauto. O destaque vai para o Jeep Renegade, que lidera com 67,7 pontos dentre os SUVs de 0 a 3 anos e 69,6 pontos no ranking deste tipo de modelo com idades entre 4 e 8 anos. Ford Ecorsport está no topo na lista de 9 a 12 anos, com 81,2 pontos, e dos automóveis com mais de 13 anos, com 81,6 pontos. O Hyundai HB20 lidera com 68 pontos nos Hatches de 0 a 3 anos, enquanto o Toyota Corolla está à frente com 81,6 pontos na categoria de 4 a 8 anos. Nos Sedãs, o Corolla é o primeiro no segmento de 0 a 3 anos, com 81 pontos e de 4 a 8 anos (81,3 pontos). Saiba mais em: (https://lp.olx.com.br/dataolxautos/).

H – Festival da Bicicleta

O Shimano Fest chega ao 14° ano com a expectativa de ultrapassar o sucesso dos anos anteriores. Com mais de 90% dos espaços comercializados, o maior festival da bicicleta da América Latina deve bater todos os números da edição anterior, tanto em volume de negócios quanto em relação ao número de visitantes. O evento será entre 15 e 18 de agosto, no Memorial da América Latina, em São Paulo, com entrada grátis. Um grande número de profissionais do mercado da bike é esperado, principalmente lojistas de todo o Brasil. Além disso, o otimismo da marca japonesa também está baseado na quantidade e qualidade das atrações, além de grandes novidades. A principal delas será a etapa da Copa do Mundo UCI Mountain Bike Eliminator. Confira em: (https://shimanofest.com.br/).

I – Processo de Importação

Para debater na prática o Novo Sistema de Importações, acontece na próxima quinta-feira (4), a KPMG & RGC Experience, das 9h às 15h, em São Paulo, no auditório da KPMG e terá como tema “O Futuro é Agora”, ao abordar a antecipação do calendário de implementação do novo sistema. As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas no link: (https://landingpages.rgc.com.br/evento-rgc-experience-2024). No encontro, os participantes vão abordar na prática os impactos das mudanças nos processo de importação, como vão afetar as empresas e como podem potencializar novos negócios para quem tiver mais agilidade na adoção no novo sistema.

J – Viagens Corporativas

A cidade de São Paulo figurou entre os dez destinos brasileiros mais procurados durante o último mês de maio, pelos viajantes corporativos. As outras cidades foram Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória, Goiânia, Fortaleza e Salvador. A capital paulista viu as transações pelo turismo corporativo crescerem 55% no mês de maio, em relação ao mesmo período de 2023. A média das dez cidades mais transacionadas no intervalo alcançou cerca de 37% a mais de visitas que em maio do ano passado, de acordo com levantamento inédito realizado pela VOLL (www.govoll.com). A agência de viagens corporativas se baseou no comportamento de mais de 700 mil colaboradores de empresas que contrataram sua plataforma para realizar a análise.

K – Lojas em Shoppings

Um levantamento da Abrasce aponta que 1.027 marcas inauguraram novas lojas em shoppings no primeiro trimestre, representando um crescimento de 23,6% em relação ao mesmo período de 2023, quando 831 marcas anunciaram inaugurações. De acordo com o estudo “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, os segmentos que mais expandiram entre janeiro e março foram: Alimentação e Bebidas (31%), Vestuário (16%), Entretenimento (6%), Perfumaria e Cosméticos (5%), Artigos para o Lar, Decoração e Presentes (5%), Serviços Estéticos (4%), Calçados (3%), Relojoaria e Joalheria (3%), Telefonia e Acessórios (3%), Acessórios (3%) e Outros (19%). Vale destacar que, das 10 marcas que mais fizeram inaugurações de lojas, seis são estreantes em shoppings: Chiquinho Sorvetes, Box Mania, Gelato Borelli, Outback, BYD e CVC Viagens.