Negócios em Pauta 20/12/2018

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

A – Nota Paulista

Os usuários cadastrados na Nota Fiscal Paulista já podem consultar no site (www.nfp.fazenda.sp.gov.br) os bilhetes com que irão concorrer ao sorteio. A 120ª extração do programa distribuirá R$ 6,7 milhões em 655 prêmios. Participam do sorteio os consumidores cadastrados que efetuaram compras no mês de julho e solicitaram notas fiscais com CPF e condomínios que indicaram seus CNPJs nos cupons fiscais. No total, foram gerados 80.784 bilhetes eletrônicos que concorrerão aos 600 prêmios no valor total de R$ 5,7 milhões. As 2.645 entidades sem fins lucrativos que receberam doações de notas fiscais de compras realizadas em julho participam do sorteio exclusivo deste mês com 8.995.624 bilhetes eletrônicos.

B – Animais por Geolocalização

Fazer o bem e conectar pessoas com causas socialmente relevantes ganham cada vez mais o interesse internacional. É o caso da startup brasileira GoApp, responsável pela criação do único app no mundo que permite pessoas a se conectarem com outros apaixonados por animais por geolocalização. Ela acaba de ser selecionada entre mais de 1000 projetos como uma das 6 empresas a serem aceleradas pelo programa austríaco “360º in 360 days”, que consiste em 4 meses de imersão na Áustria em preparação para o lançamento do app no mercado europeu, seguidos de 4 meses de aprimoramento do aplicativo e, por fim, 4 meses de imersão em San Francisco, Califórnia, com o objetivo de lançar o app nos EUA. Saiba mais em (http://www.goapp.pet).

C – Atores Profissionais

O Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi abre inscrições para sua 18ª turma a partir do dia 2 de janeiro. O curso de 420 horas, totalmente gratuito, é voltado para atores profissionais entre 18 e 27 anos, que queiram aprimorar e desenvolver seus conhecimentos na área. São apenas 16 vagas e as aulas terão início em março. O curso é composto de três módulos, nos quais os alunos têm a chance de trabalhar com artistas e pesquisadores renomados das artes cênicas. A cada aula, os participantes são estimulados a investigar e pesquisar os diferentes graus da representação, desde as études da personagem e da criação da persona autobiográfica, até o ator narrador. Inscrições: (www.sesisp.org.br/cultura).

D – Guarda Compartilhada

O IBGE divulgou um levantamento em que informa o crescimento de casais separados que optam pela guarda compartilhada dos filhos. O número triplicou, entre 2014 que houve 146.898 pedidos, sendo 11.040 aceitos, e 2017 com 158.161 pedidos e 33.024 concedidos. Para o advogado Paulo Akiyama, especialista em direito de família, esse aumento se deve a uma maior conscientização sobre a melhor forma para reduzir os impactos da ruptura conjugal no desenvolvimento dos filhos. O crescimento das crianças frente a esta conjuntura familiar é um dos pontos para a tomada da guarda compartilhada. Ainda de acordo com o estudo, 45% dos casais que se divorciaram em 2017 tinham filhos menores de idade (www.akiyamaadvogadosemsaopaulo.com.br).

E – Negociação de Criptomoeda

Com o objetivo de aumentar em 1.200% suas oportunidades de mercado, a Coinsquare, uma das maiores plataformas de negociação de criptomoeda do mundo para a negociação de Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas, anunciou que entrou simultaneamente em 25 países na União Europeia. A Coinsquare já havia anunciado durante o ano sua intenção de entrar na Europa. Os clientes europeus têm agora acesso a todos os serviços e criptomoedas da Coinsquare. Essa é a primeira expansão internacional, que estava até agora apenas disponível para os clientes canadenses. Os usuários terão acesso a todos os serviços, inclusive à negociação e compra de criptomoedas, de concierge e Mercados de capital para investidores institucionais e serviços de administração de patrimônio familiar (https://coinsquare.com/).

F – Robô de Investimentos

O Sofisa Direto, primeiro banco 100% digital do País, inaugura uma nova categoria no setor bancário, permitindo que o investidor crie seu próprio portfólio de investimento diversificado e de alta rentabilidade, de forma simples e intuitiva. O robô, baseado em inteligência artificial, funciona pelo aplicativo do banco e usa algoritmos sofisticados para analisar os movimentos do mercado financeiro, o perfil dos clientes, a disponibilidade de recursos e as metas estabelecidas. Dessa forma, o aplicativo ajuda o cliente a montar uma carteira de investimentos e sugere quais são os caminhos para investir o dinheiro e obter maior ganho no menor tempo possível. Saiba mais: (www.sofisadireto.com.br).

G – Relógio Central

Como forma de presentear a cidade de São Paulo, e em comemoração ao mês que o Hospital IGESP completa 62 anos de fundação, foi inaugurado um megarelógio central disposto no topo do prédio da instituição, situado no bairro da Bela Vista. A obra que teve duração de quatro meses, contempla um painel gigante totalmente digital de letras caixa com iluminação de LED frontal, formado por cerca de 21 mil luzes que marcam a hora, a temperatura e formam a palavra IGESP. Todo projeto tem aproximadamente 400kg, que foram apoiados em uma estrutura de aço fixado no topo do prédio da instituição. A região central de São Paulo agora terá como referência e destaque o relógio do Hospital IGESP.

H – Seguro-desemprego

Os trabalhadores brasileiros poderão solicitar o seguro-desemprego integralmente pela internet a partir deste mês. O lançamento do novo produto foi realizado pelo ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, ontem (19), no auditório do Ministério do Trabalho, em Brasília. O objetivo é garantir mais eficiência na prestação de serviços públicos, reduzir custos e oferecer mais comodidade e segurança ao trabalhador brasileiro. A ação é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, desenvolvida pela Dataprev, e estará disponível no Portal Emprega Brasil.

I – Ensino Medio

Para sanar todas as dúvidas sobre como funcionará a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio e quais os principais pontos da nova diretriz que irá nortear a educação no Brasil, o Ministério da Educação disponibilizou uma página na internet com perguntas e respostas sobre o tema. Nela, gestores da educação, professores, pais e alunos poderão ficar por dentro do documento que define os conteúdos que todos os alunos têm o direito de aprender no decorrer do percurso escolar. De forma simples e direta, o questionário tem o objetivo de ajudar que os interessados saibam tudo sobre a BNCC de forma rápida e objetiva, sem a necessidade de consultar diversas páginas na internet. Veja em: (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/bncc-ensino-medio).

J – Centro Comunitário

A Hughes do Brasil, por meio de seu programa de responsabilidade social ‘Hughes em Ação’, inaugura um centro comunitário para os moradores de Passagem da Negra, área rural de Campo Maior, no Piauí. Com isso, as 30 famílias residentes no local passam a ter acesso gratuito à internet banda larga via satélite. A iniciativa, que tem o objetivo de criar uma “ponte virtual” onde ainda não há ponte de verdade, contempla ainda a reforma da associação de moradores e construção de uma sala de informática, com doação de computadores e acesso à internet via satélite. O local ganhou notoriedade desde reportagem do programa Fantástico, que mostrava crianças da comunidade atravessando o rio por meio de boias para poder chegar até a escola, por conta da falta de infraestrutura na região (www.hughes.com.br).