Negócios em Pauta 02/07/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 01 de julho de 2021

A – Aumento do nível do mar em Veneza

O governo da Itália admitiu que o aumento “irreversível” do nível do mar é motivo de preocupação devido às possíveis consequências para cidades costeiras, especialmente Veneza. A análise está em um relatório sobre o impacto das mudanças climáticas elaborado pelo Sistema Nacional de Proteção Ambiental, que é ligado ao Ministério do Meio Ambiente. “Incrementos contínuos e irreversíveis no aumento do nível do mar são fonte de preocupação, e uma particular atenção diz respeito ao caso de Veneza”, afirma o documento. Segundo o relatório, o nível do Adriático cresceu 2,53 milímetros por ano entre 1872 e 2019, porém o valor passa para 5,34 milímetros quando se considera apenas a partir de 1993. Isso é resultado não somente do aumento do nível do mar, mas também do abaixamento do terreno. O centro histórico da cidade se distribui por ilhas situadas na Lagoa de Veneza, que sofre regularmente com a “acqua alta”. A crise ambiental em Veneza fez a Unesco ameaçar colocar a cidade em uma lista de patrimônios em risco (ANSA).

B – Radar de Vigilância

A Força Aérea Brasileira (FAB) continua a trabalhar consistentemente na modernização e ampliação da rede de radares de vigilância do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro e inaugurou na quarta-feira (30), em Ponta Porã/MS, uma nova estação radar. Adotando recursos e equipamentos de alta tecnologia, a estação radar potencializa a identificação de aeronaves voando em baixas altitudes naquela região de fronteira, trazendo benefícios operacionais tanto para o controle civil de vetores, quanto para a defesa aérea. Nesse sentido, além de auxiliar no controle do espaço aéreo, a nova estação irá proporcionar a ampliação da vigilância e o combate ao tráfego aéreo ilícito, com foco na Região Centro-Oeste do Brasil. Os radares são fabricados no Brasil pela empresa Omnisys em São Bernardo do Campo.

C – Alimentos e Bebidas

Na impossibilidade de realizar dinâmicas presenciais, mas como foco em oferecer oportunidades para que empresas driblem a crise, a Firjan e o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo (Sindanf) promovem sessão de negócios virtual com o objetivo de aproximar as empresas de alimentos e bebidas do Centro-Norte Fluminense de fornecedores de produtos e insumos e serviços diversos, com interesses em formar parcerias e aumentar as possibilidades de conexão comercial. O momento economicamente crítico pode ser uma grande chance de estabelecer novas parcerias comerciais e inovar para o fecharmento de bons negócios. O encontro está marcado para 15 de julho às 14h. Para participar, fazer inscrição no link (https://bit.ly/3A8cH29).

D – Serviços de Governo

O portal (gov.br), ambiente de serviços do Governo Federal que já possui mais de 106 milhões de usuários, ganhou um novo layout com mais funcionalidades. O ambiente agora possui listagem dos serviços mais acessados, além de histórico de acesso e recomendações de navegação. Desenvolvido pelo Serpro para o Ministério da Economia, o ambiente já reúne mais de 4 mil serviços públicos de cerca de 200 órgãos de governo. As melhorias implementadas no portal foram baseadas em testes que analisam dados de acesso, o tráfego da página e verificam o comportamento dos internautas. Para quem tem uma preocupação maior com segurança, o (gov.br) oferece a opção de habilitar a dupla autenticação, que é uma camada extra de segurança.

E – Tempo de Entrega

O gigante de e-commerce Banggood reduziu pela metade o tempo de entrega de mercadorias no Brasil, que agora é de no máximo 30 dias. O varejista chinês adotou voos exclusivos para o país, em razão da demanda dos consumidores brasileiros. Agora, mais de 90% das mercadorias fazem o percurso China-Brasil em apenas um mês. A maioria delas chega ainda mais rápido, em até 20 dias. O Brasil já é o segundo maior mercado da Banggood: a empresa cresceu 15% no país em 2020 e tem 850 mil consumidores brasileiros, no embalo do crescimento do e-commerce durante a pandemia. Para se destacar em meio à concorrência, a varejista aposta, além de logística, em uma ampla gama de produtos, que inclui eletrônicos, roupas, brinquedos, acessórios para carros e produtos de beleza, e que são vendidos diretamente pela companhia (br.banggood.com).

F – Plataforma para Bartenders

Os mais de 20 mil bartenders atuantes no Brasil já podem contar com uma nova fonte de receita. A The Gin Flavors, um dos principais sites voltados à venda de bebidas online, acaba de lançar o “Alquimize-me”, projeto que permite a cada um desses profissionais criar e gerenciar, de forma gratuita, sua própria loja voltada ao universo dos drinks e coquetéis. Impactados pelo fechamento e redução drástica do público de bares e restaurantes, os bartenders podem personalizar seu e-commerce dentro da plataforma da The Gin Flavors. É possível, por exemplo, destacar imagens de seus drinks e diferentes tipos e marcas de bebidas, gerando um link único que poderá ser compartilhado com amigos, seguidores e potenciais clientes. Cadastre-se em (https://go.flip.net.br/theginflavors/bemvindo).

G – Stream Battle BB

Com foco em fomentar a indústria dos games, o Banco do Brasil (BB) abre nesta quarta-feira, 30, ao meio-dia, as inscrições para o “Stream Battle BB”. O concurso vai buscar, em todo território nacional, seis streamers, de qualquer game, que tenham potencial para completar o Squad BB, ou seja, integrar o time de criadores de conteúdo do Banco. As inscrições vão até o dia 8 de agosto e serão feitas pelo portal #TamoJuntoNesseGame. O resultado será no dia 14 de novembro, em transmissão ao vivo pelo canal (www.twitch.tv/bancodobrasil). Para se inscrever, o futuro influenciador digital deve produzir um vídeo de até um minuto falando um pouco sobre sua vida pessoal, além de justificar por que merece ser escolhido para o Squad BB. A avaliação será feita pelas equipes de marketing, comunicação e esporte do Banco do Brasil e da Ad.ez, produtora do evento.

H – Summit Lisboa

Uma semana a Lisboa, com imersão em empreendedorismo, inovação e tecnologia, com visitas técnicas a startups portuguesas, encontros com investidores, palestras, bate-papos e oportunidades únicas de networking de negócios. Essa é a Missão Web Summit Lisboa, que acontece de 30 de outubro a 6 de novembro. Os participantes terão acesso a maior conferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo, com mais de 650 palestras com referências mundiais nessas áreas. Apoiada pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, a missão tem vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site (https://www.missaowebsummit.com.br/) até outubro, mediante disponibilidade de vagas.

I – Gestão Financeira

Gestores, coordenadores e profissionais da área financeira de escolas em todo Brasil podem acessar gratuitamente a plataforma (https://eduqhub.com/) para assistirem ao 1º curso de “Gestão Financeira para Escolas”, organizado em parceria pelo EduPay e a Jornada Edu. Ambos compõem o Pátio, unidade de negócios direcionada para Tecnologia e Inovação do Grupo Eleva Educação. É necessário realizar a inscrição em: (www.sympla.com.br/curso-gestao-financeira-para-escolas—para-vencer-a-crise-e-crescer-no-futuro__1230774). São 16 aulas divididas em 4 módulos com duração superior a 5 horas. Os participantes aprendem conceitos e ferramentas básicas para começar o seu planejamento.

J – Eleita a CEO do Ano

O Bmg caminha a passos largos para se tornar ainda mais moderno, inovador e inclusivo. Essa evolução, que acontece em um mercado tradicional, tem sido liderada por por Ana Karina Bortoni, que abraçou o propósito de “incluir para transformar” na missão de democratizar as soluções financeiras no Brasil. Guiado pela estratégia Figital, que une uma atuação digital arrojada com uma presença forte no mercado, o banco acaba de receber um reconhecimento inédito: a executiva Ana Karina Bortoni foi eleita a CEO do Ano no Prêmio Consumidor Moderno 2021, considerado pelo mercado como o “Oscar” do atendimento, pois eleva o reconhecimento de empresas e profissionais que se dedicam à missão de manter a excelência no atendimento ao cliente. O Banco Bmg também foi o vencedor em duas outras categorias: bancos digitais e serviços financeiros.

K – Evento de Turismo

Destinos brasileiros interessados em sediar a ABAV Expo 2022 poderão inscrever-se no edital de concorrência que a ABAV Nacional disponibiliza nos sites (www.abav.com.br) e (www.abavexpo.com.br). Entrarão na concorrência destinos que enviarem suas propostas até o dia 30 de julho, obedecendo todos os critérios estabelecidos pela organização. O vencedor será declarado no dia 31 de agosto e o anúncio oficial ocorrerá no encerramento da edição deste ano, que será realizada de 6 a 8 de outubro em Fortaleza, retomando a série itinerante que consagrou o evento da ABAV como o principal e hoje maior encontro anual do trade turístico nacional. Os participantes devem enviar a solicitação de inscrição com o assunto “Proposta para ser destino anfitrião – ABAV Expo 2022” para o e-mail ([email protected]).