Negócios em Pauta 04/02/2020

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 03 de fevereiro de 2020

A – Pesca Responsável

A Gomes da Costa, líder em pescados no Brasil, conquistou, mais uma vez, o selo Dolphin Safe. O objetivo da certificação internacional é comprovar que durante a pesca de atuns, nenhuma espécie de mamífero marinho (golfinhos e outros) foi capturada ou sofreu maus tratos. O prêmio é concedido pelo Earth Island Institute, sediado no Estado da Califórnia, que executa o programa Dolphin Safe Fishing. Companhias de enlatamento do mundo todo são acompanhadas por este programa de proteção dos golfinhos. São mais de 800 empresas em 76 países. Após a implementação desse programa em 1990, houve redução de 99% das capturas incidentais de mamíferos marinhos. Outras informações: (http://savedolphins.eii.org/).

B – Evento de Inovação

O AppGuardian (www.appguardian.com.br) – app de controle parental que conecta pais e filhos – levou o prêmio de “Startup Destaque” no InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups na área de inovação e negócios. A empresa foi premiada na categoria Educação em evento que contou com mais de 400 participantes, mais de 100 startups e cerca de 200 investidores. O app permite que os usuários estabeleçam um acesso saudável à internet para suas crianças e adolescentes, estabelecendo limites diários de uso das telinhas, de celular ou tablets, monitorando conteúdo acessado e trazendo informações relevantes como gráficos de uso e apps mais acessados para que pais e mães conheçam melhor seus filhos por trás das telas.

C – Techno Sport

A Trianons, empresa focada em inovação tecnológica, traz Hado ao Brasil, o primeiro techno esporte do mundo, em que os jogadores participam praticando atividade física ao mesmo tempo que jogam em um mundo digital por meio de realidade aumentada. A experiência nascida no Japão ainda é totalmente nova e tem avançado a passos largos por combinar uma série de benefícios, conquistando desde entusiastas dos games e esportes a investidores interessados em liderar o negócio. Atualmente estão ativas pelo menos 60 arenas em 10 países e a expectativa é que no Brasil, até o fim deste ano, tenham pelo menos 13 arenas em atividade. Saiba mais em (www.trianons.com.br).

D – Condições de Trabalho

A Philip Morris Brasil (PMB) acaba de ser certiticada, pelo quarto ano consecutivo, com o selo do Top Employers Institute – organização internacional e independente, com sede na Holanda, que reconhe excelentes condições de trabalho proporcionadas pelas empresas para seus funcionários. Para a PMB, o título de empresa Top Employer tem sido concedido em razão de várias práticas voltadas para gestão de pessoas, que potencializam a experiência organizacional de seus colaboradores, e por suas ações de engajamento para consolidar uma cultura de inclusão e diversidade. “O reconhecimento atesta que estamos no caminho certo para alcançarmos esse objetivo com sucesso”, destaca Renata Mazoco, gerente sênior de Eficiência Organizacional da PMB.

E – Hackathon Exclusivo

Estão abertas as inscrições para o primeiro MovileHack Afro, hackathon com foco em pessoas negras, realizado pelo Grupo Movile, ecossistema de tecnologia líder na América Latina. A ação faz parte de diversas iniciativas focadas em trazer mais diversidade para as empresas do Grupo, além de promover a aproximação e capacitação para as comunidades de tecnologia. O evento, com duração de 30 horas, terá como desafio estimular os participantes a propor soluções em grupo para o seguinte problema: “Como educar jovens em situação de vulnerabilidade usando tecnologia?”. Inscrições até o próximo dia 17, pelo site (https://www.movile.com.br/movile-hack).

F – Safra de Soja

O produtor rural tem muito a comemorar. Segundo dados da Conab o Brasil deve colher a maior safra de soja da história e, com isso, se tornar o maior produtor mundial do grão, superando os Estados Unidos. A previsão é de que a safra brasileira de soja possa superar a casa das 120 milhões de toneladas e bater o recorde histórico de 2017/2018 (119 milhões de toneladas). A notícia foi celebrada por representantes do setor durante a Aberta da Colheita da Soja, que aconteceu em Jataí (GO). O presidente executivo da CropLife Brasil, Christian Lohbauer, participou do evento e ressaltou que “a colheita é a celebração do trabalho e estamos celebrando a maior safra do Brasil e do mundo da produção de soja”.

G – Direito Comercial

O 10º Congresso Brasileiro de Direito Comercial será realizado na sede da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), nos dias 14 e 15 de maio. Como parte da programação do evento será entregue o Prêmio Osmar Brina Corrêa Lima, referência no Direito Comercial brasileiro, ao melhor livro sobre Direito Comercial publicado em 2019.
Serão recebidos até final de fevereiro as indicações de livros para avaliação. Entre os temas do Congesso: responsabilidade da companhia perante os seus acionistas pela perda do valor da ação; propriedade intelectual, inovação disruptiva, contratos empresariais, mercado de capitais e companhias abertas; entre outros. Inscrições e programação: (www.congressodireitocomercial.org.br).

H – Melhores Talentos

A Stone, fintech de serviços financeiros, abriu inscrições para o 12º Recruta Stone. Destaque entre os maiores processos seletivos do Brasil, em sua última edição o programa recebeu mais de 70 mil inscrições. Com o objetivo de encontrar os melhores talentos do país, os avaliadores não utilizam a formação superior ou o curso universitário do candidato como fatores predominantes para sua continuidade na seleção ou aprovação final. Com uma proposta diferente dos processos seletivos tradicionais, avalia o histórico de cada participante, suas conquistas, vontade de evoluir e aprender. Saiba mais em: (www.recrutastone.com.br).

I – Compras Públicas

Será realizado em Brasília, entre os dias 27 e 29 de maio o Meeting de Compras Públicas, que objetiva promover um amplo debate para a qualificação dos processos de Compras Públicas com inovação, eficiência dos gastos públicos, transparência e valorização dos agentes públicos. É dirigido a servidores e empregados públicos que exercem a atividade de pregoeiro; membros da equipe de apoio e de comissões de licitações; fiscais de contrato; gestores de contrato; procuradores; assessores jurídicos; ordenadores de despesas e todos os demais agentes públicos envolvidos no ciclo da compra pública
(http://contreinamentos.com.br/compras-publicas#inicio).

J – Vendas de Caminhões

Após reafirmar a liderança nas vendas de caminhões e ônibus no País no ano passado, a Mercedes-Benz começa 2020 com uma grande conquista: em apenas três meses após o início das vendas do Novo Actros, a Empresa já tem cerca de 500 unidades negociadas do caminhão mais inteligente, conectado e eficiente do Brasil, além de ser o primeiro digital do mercado. As entregas aos clientes ocorrerão a partir de abril. Para os negócios de ônibus, a expectativa é que o mercado brasileiro alcance 23.000 unidades em 2020, de acordo com a Anfavea. Esse total corresponde a aproximadamente 10% de crescimento sobre os 20.741 emplacamentos do ano passado.

K – Trainee Comercial

A C&A, empresa que oferece produtos e experiências para conectar as pessoas por meio da moda, inicia a edição 2020 do seu Programa de Talentos. Neste ano, as vagas são para Trainee Comercial, com atuação nas áreas de Planejamento, Supply Chain e Produto, e para Liderança Distrital de Loja, com atuação em Operações de Lojas. Os selecionados participarão de uma trilha de aprendizado estruturada com oportunidades de aprendizado 360º e com possibilidades para ascensão de carreira após sua conclusão. A busca é por profissionais com formações diversas, que possuam perfil criativo, que sejam hands on, protagonistas, que gostem de desafios e estejam dispostos a fazer parte de um ambiente em transformação. Inscrições no hotsite: (https://cea.grupociadetalentos.com.br/talentoscea2020/).