Negócios em Pauta 02/02/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 01 de fevereiro de 2021

A – População Vacinada

Duas semanas após o início de sua campanha de imunização, o Brasil chegou à marca de 1% de sua população parcialmente vacinada contra o coronavírus Sars-CoV-2. Segundo a plataforma Covid-19 no Brasil, que reúne dados das secretarias estaduais de Saúde, 2.102.086 pessoas já receberam a primeira dose das vacinas Coronavac (Sinovac/Butantan) e Covishield (Oxford/AstraZeneca/Instituto Serum da Índia). O estado que mais aplicou doses em números proporcionais é Roraima (1,70% da população), seguido por Mato Grosso do Sul (1,59%), Rio Grande do Norte (1,47%), Rio Grande do Sul (1,47%) e Distrito Federal (1,45%) – ANSA.

B – Adesão ao Simples

Os donos de micro e pequenos negócios que faturam até R$ 4,8 milhões por ano terão mais tempo – até 15 de fevereiro, para regularizar pendências na adesão ao Simples Nacional. O resultado dos pedidos de opção que estavam com pendências será divulgado no dia 25 de fevereiro, e a guia do Simples relativa a janeiro poderá ser quitada até 26/02. A solicitação é feita exclusivamente pela internet, por meio do portal do Simples Nacional. Com o pedido aceito, a adesão retroagirá ao dia 1º de janeiro. Outra inovação, é que, excepcionalmente em 2021, o governo federal não excluiu do Simples Nacional as micro e pequenas empresas inadimplentes em 2020.

C – Voluntários Online

As inscrições para o Programa de Voluntários da Fundação Estudar foram prorrogadas até o próximo dia 4. O participante terá a oportunidade de trabalhar em equipe, se conectar com pessoas do Brasil inteiro e receber um treinamento de excelência para acelerar o seu crescimento, tudo virtualmente durante três meses. Os voluntários de vendas estão espalhados em todas as regiões do país e é com o apoio deles que a organização sem fins lucrativos consegue levar desenvolvimento para o Brasil inteiro. Eles são responsáveis por estimular que jovens desenvolvam as suas competências socioemocionais. E hoje os voluntários conseguem fazer essas ações independente da cidade que moram, pois tudo é feito de forma online Inscrições em: (https://conteudos.napratica.org.br/).

D – Novos MEIs

A procura pela formalização por meio do registro como Microempreendedor Individual (MEI) continua em ritmo de crescimento no país, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia. Somente em 2020, foram registrados 2,6 milhões de novos MEI. O número é o maior registado nos últimos cinco anos, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae com dados da Receita. Atualmente, o Brasil já conta com mais de 11,3 milhões de MEI ativos. Os setores de Comércio Varejista de Vestuário e Acessórios (180 mil); Promoção de Vendas (140 mil); Cabeleireiros, Manicure e Pedicure (131 mil); Fornecimento de Alimentos para Consumo Domiciliar (106 mil) e Obras de Alvenaria (105 mil) seguiram – a exemplo de 2019 – liderando o ranking de atividades com o maior número de MEI criados (AI/Sebrae).

E – Produtos de Informática

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná pretende abrir licitação para compra de diversos equipamentos de informática. A futura e eventual aquisição de itens visa compor uma solução de videoaulas a ser utilizada nas escolas para o ensino híbrido na Rede Estadual de Ensino. O investimento é estimado na casa dos R$ 70 milhões. São seis itens: pedestal de chão com rodízios; webcam HD 720P com dois microfones; tela LED entre 39 e 43 polegadas; teclado mouse touchpad com fio mola; mini PC; extensão elétrica (3 tomadas 2p+T 10A 5 Metros Cabo PP Bivolt 127V e 250V). São 25 mil unidades para cada um dos itens. Interessados devem entrar em contato com o Departamento de Compras da Seed-PR pelo e-mail ([email protected]) ou tel. (41) 3340-1683.

F – Treinamento para Professores

O Teacher Professional Development teve mais de mil professores participantes em 2020 e volta em 2021 com uma edição ainda mais completa: serão 8 temas, com início em março e término em novembro. Acontece virtualmente com momento síncronos e assíncronos, é gratuito e aberto a todas as escolas, faculdades e instituições de ensino que queiram aproveitar para oferecer treinamento de qualidade para seu curso de professores. Entre os temas, processos de gamificação e como incorporá-los na rotina da escola, o uso de transmídia, de música e elementos do audiovisual em classe. Para participar basta que a instituição se cadastre através do link (www.fs-courses.com/tpd2021) e após concluído o cadastro os professores já poderão fazer suas inscrições.

G – Voos para Dourados

A GOL Linhas Aéreas retoma os voos para Dourados/MS neste mês de fevereiro com seus modernos jatos Boeing 737NG. Os bilhetes já estão à venda, e a primeira decolagem desta nova fase está prevista para a próximo quarta-feira (3), com destino ao aeroporto internacional de Guarulhos. Serão três voos por semana para o importante polo regional do centro-sul do estado do Mato Grosso do Sul (com expectativa de ampliação no próximo mês), reconhecido pela produção agropecuária e atuação em serviços em toda a região, sendo também conhecida como Portal do Mercosul (pela proximidade com o Paraguai), e abrindo assim uma rota mais rápida para cidades como Ponta Porã e a turística Bonito. Saiba mais em (http://www.voegol.com.br).

H – Inovação em Embalagens

O Carrefour está lançando o ‘Desafio de Embalagens Sustentáveis Carrefour’, com premiações previstas para quem apresentar materiais em substituição às bandejas de isopor, ao filme de PVC e aos sacos de polietileno (PE) usados para colocar frutas, legumes e verduras (FLV) para que sejam pesadas no caixa. O concurso está inserido no pilar de economia circular da companhia, segundo o qual tudo pode ser reaproveitado, e alinhado à gestão de resíduos e estratégias de embalagens do grupo. Podem concorrer ao desafio somente pessoas jurídicas domiciliadas e devidamente no CNPJ. Para participar, acesse: (https://www.carrefour.com.br/desafio-embalagens), realizar o cadastro e preencher o formulário, indicando em quais dos desafios pretende participar (podendo ser em todos), até o dia 22 de fevereiro.

I – Aulas em Tempo Real

Como me qualificar durante o período de quarentena? Pensando no isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19, a Belas Artes coloca à disposição de alunos uma nova modalidade de cursos de curta duração. Trata-se do Curso Livre – Digital Class, por meio do qual os alunos podem assistir as aulas em tempo real e interagir com os professores em uma plataforma digital chamada Moodle. Nessa nova modalidade, os alunos cumprem a carga horária e recebem o certificado de conclusão da mesma forma que um curso presencial. As aulas são em tempo real no dia e horário divulgado, possibilitando uma interação com o professor e também entre os alunos. O ensino remoto já é realidade no mundo todo e na Belas Artes esta modalidade segue os padrões de excelência da marca, que atua há mais de 94 anos com educação no País. Saiba mais: (loja.belasartes.br/portal-ecom/).

J – Estudantes de Tecnologia

Na contramão da alta de desemprego no país, a Iteris, startup brasileira de TI, oferece 15 vagas de estágio para atuação em regime de home office. Os candidatos devem estar matriculados na graduação ou ensino técnico nos cursos de tecnologia, com conclusão prevista entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, assim como devem ter disponibilidade para estagiar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A Iteris tem uma cultura organizacional centrada nas pessoas, com investimentos no conhecimento e desafios do dia a dia dos colaboradores, com o objetivo de construir uma nova geração de líderes e sócios. Busca jovens que queiram se desenvolver, criar laços duradouros com colegas de trabalho, clientes e outros parceiros.
Mais informações, acesse: (https://conteudo.iteris.com.br/hackathon-decola-iteris).

K – Foco no Agronegócio

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou a criação de 75 novas unidades em todo o Brasil: 55 agências e 20 unidades especializadas em agronegócios. A expansão visa aumentar a capilaridade do banco, com foco nas regiões Norte e Nordeste. Com a ampliação de sua rede de atendimento, a Caixa beneficiará cerca de 18 milhões de brasileiros. A ação de expansão será a maior dos últimos anos. Dessas 75 novas unidades, 20 serão especializadas em agronegócios. Para reforço imediato das equipes, serão contratados 566 novos empregados. Até o final do ano, a Caixa pretende contratar outras 1.000 pessoas. De acordo com Guimarães, “além de reforçar o time de atendimento, o banco fomenta a economia, gerando emprego e renda a centenas de famílias”.