Negócios em Pauta 01 a 05/03/2025

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

A – Instituto Fecomércio-PE forma 62 novos empreendedores

O Instituto Fecomércio-PE concluiu, nos dias 21 e 24 de fevereiro, três turmas do Programa de Formação Empreendedora (Forme), capacitando 62 empreendedores em Bezerros e Petrolina. A iniciativa contou com apoio do Sebrae, Senac-PE e prefeituras locais. O primeiro vice-presidente da Fecomércio-PE, Joaquim de Castro Filho, destacou a importância da qualificação. “Muitos negócios fecham por falta de preparo. O Forme estrutura os participantes para acessarem o mercado com mais segurança”, afirmou. Em Petrolina, a consultora Cláudia Calazans ressaltou o impacto do curso. “A região é promissora, e os alunos demonstraram grande evolução. Agora, temos 44 novos empreendedores no mercado”, disse. Em Bezerros, a instrutora Ana Lira celebrou o comprometimento dos participantes. “Eles entenderam o projeto e aplicaram o conhecimento nos próprios negócios”, pontuou.

B – SEIDOR conclui incorporação do Carlyle

A consultoria tecnológica SEIDOR anunciou que finalizou a operação para incorporar a empresa global de investimentos Carlyle ao seu capital, após a aprovação dos órgãos reguladores de concorrência nos diversos territórios onde opera. Com isso, o fundo Carlyle Europe Technology Partners (CETP) passa a ser o acionista majoritário, com 60% de participação na empresa de tecnologia.

C – Bravo anuncia parceria com o IBEF

A Bravo, empresa especializada em soluções tecnológicas para a área fiscal e contábil, anuncia sua mais nova parceria com o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF). A colaboração, consolidada no final de 2024, terá vigência em 2025 e tem como objetivo fortalecer a presença da Bravo no mercado financeiro, ampliando o relacionamento com CFOs e executivos do setor. Entre os associados do Instituto, estão grandes nomes do mercado, como Thomson Reuters, Mercado Livre, Microsoft, Mastercard e Banco Itaú. Com a parceria anunciada, a Bravo passa a integrar o grupo seleto de membros corporativos do Instituto.

D – VisitBritain prevê aumento de visitantes brasileiros

O VisitBritain, órgão oficial do governo do Reino Unido encarregado da promoção do turismo da Grã-Bretanha, publicou sua previsão de turismo internacional para 2025, mostrando que as visitas internacionais e os gastos dos visitantes devem aumentar em relação aos níveis de 2024, com taxas de crescimento variadas nos principais mercados emissores de turistas. O Brasil também se destaca como um mercado importante para o turismo no Reino Unido com previsão de crescimento. Espera-se um crescimento de 4% no número de visitantes brasileiros ao Reino Unido em comparação com as expectativas para 2024 (www.visitbritain.com).

E – ESG em Portos e Aeroportos

Através da Portaria nº 58/2025, publicada em 27 de janeiro, o Ministério de Portos e Aeroportos instituiu uma nova Política de Sustentabilidade voltada a portos e aeroportos, tanto sob gestão pública, quanto privada. A medida visa reforçar a governança ambiental, climática e social nesses setores, estabelecendo um selo de certificação ESG em quatro categorias: bronze, prata, ouro e diamante. O objetivo é garantir que esses empreendimentos de infraestrutura operem de forma ética e responsável, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A certificação será concedida com base no cumprimento de metas e indicadores de desempenho nas áreas de planejamento e governança, meio ambiente e responsabilidade social.

F – Aluno Monitor do BEEM

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) prorrogou o prazo final para inscrições no programa Aluno Monitor do BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio). Estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio interessados em estagiar em aulas de matemática e língua portuguesa têm agora até 7 de março para fazer o cadastro no site da Secretaria Escolar Digital. Em todo o estado, serão selecionados 12 mil estudantes. As monitorias começam em 17 de março (https://sed.educacao.sp.gov.br/).

G – XIV Salão Nacional e Internacional das Motopeças

A Vedamotors anunciará mais de 100 lançamentos de peças para motos no primeiro quadrimestre de 2025, entre juntas, eletrônicos, metal motor e borracha. As principais novidades serão destaque no “XIV Salão Nacional e Internacional das Motopeças”, realizado de 11 a 14 de março, das 14h às 20h, no Expo Center Norte (Pavilhão Vermelho).

H – Crescimento do franchising no RJ

O mercado de franquias no Estado do Rio de Janeiro segue em expansão e consolidando sua posição estratégica no franchising nacional. De acordo com o balanço do setor de franquias em 2024 divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um crescimento de 10,7% em faturamento no Estado em comparação com o ano anterior, movimentando R$ 26,688 bilhões. Atualmente, são mais de 18.400 operações de franquias e mais de 166.200 trabalhadores diretos no setor.

I – Wallet via WhatsApp

A OKTO, multinacional de pagamentos digitais especializada no mercado de apostas esportivas, lança em evento exclusivo para clientes e parceiros durante o SBC Summit Rio, o “OKTO MAIS”, wallet integrado ao WhatsApp. A solução permite que usuários realizem transações bancárias, como pagamentos, transferências e consultas de saldo, sem a necessidade de baixar novos aplicativos, além de um programa de cashback para usuários (https://www.oktopay.com.br/).

J – Rebranding para reforçar posição global

A SoftExpert anuncia rebranding global. Com foco em fortalecer sua autoridade no mercado internacional e conectar-se de forma mais estratégica aos públicos-alvo, o novo posicionamento destaca a expertise da marca em atender demandas específicas de diversos setores, combinando conhecimento local, profundo domínio de múltiplos segmentos e inovação tecnológica (https://www.softexpert.com/pt-BR/).

K – A Neura acaba de adquirir a ACDI

A Neura, curadoria de estudos comportamentais e porquês, acaba de adquirir a ACDI, consultoria estratégica comportamental, ampliando o leque de serviços disponíveis, que vão desde pesquisa à estratégia de implantação dos insights nos negócios dos clientes. Com uma equipe multidisciplinar, a companhia vai incorporar tecnologia da neurociência aplicada por meio do comportamento humano para mapear dinâmicas culturais, a fim de decodificar informações e transformá-las em conhecimento para marcas e organizações. A ACDI já conta com empresas como Boticário, Unilever, Girando Sol, Premier Pet e Castelo Alimentos no portfólio (https://www.neura.cx/ e https://www.acdi.com.br/).