Negócios em Pauta 17/03/2023

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 16 de março de 2023

A – Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro

A aviação civil mundial se comprometeu a atingir a neutralidade líquida das emissões de gases de efeito estufa até 2050. A fim de auxiliar a indústria aeronáutica brasileira a enfrentar esses e outros desafios, como ser capaz de desenvolver nos próximos anos aeronaves civis e militares aptas a voar de forma autônoma e com tripulação reduzida, foi lançado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, o Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro. Constituído pela Fapesp e a Embraer, contará com investimento total de R$ 48 milhões ao longo dos próximos cinco anos e reunirá mais de 120 pesquisadores. Objetiva desenvolver estudos sobre tópicos inovadores e com potencial para contribuir com a competitividade da indústria aeronáutica nacional (Ag.Fapesp).

B – Olimpíada de Matemática

As inscrições para a 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas terminam hoje (17). Podem participar da competição estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas. Para inscrição, o interessado pode acessar (http://www.obmep.org.br/). A inscrição é gratuita para escolas públicas. A olimpíada se divide em duas fases. A primeira, prevista para 30 de maio, consiste em uma prova objetiva de 20 questões; e a segunda é uma prova discursiva composta por seis questões, a ser aplicada em 7 de outubro.

C -Virada Sustentável

Estão abertas as inscrições para o edital oficial da 13ª edição da Virada Sustentável – São Paulo 2023, que está marcado para os dias 16 e 24 de setembro na capital paulista, com uma programação de atrações e atividades artísticas de educação e sustentabilidade. O edital prevê inscrições de atividades financiadas e de adesão à programação. As propostas de atividades que precisam de financiamento devem ser submetidas até o dia 17 de abril. Já as atividades e projetos que serão integradas à programação por adesão, podem ser enviadas até 30 de julho. Mais informações e inscrição: (https://www.viradasustentavel.org.br/cidade/sao-paulo).

D – Programa de Fidelidade

O Burger King® está distribuindo, por meio dos pontos no Clube BK, uma série de benefícios. Entre as opções estão camisetas, produtos de graça, cupons em e-commerce e entradas de cinema. A ação, que acontece até o próximo dia 31, consiste no uso de pontos do Clube BK para acessar as ofertas parceiras. Esta é uma evolução no programa de loyalty da marca, que oferece várias opções de resgate de pontos, além das centenas de combos, sanduíches, acompanhamentos e sachês já disponíveis atualmente. O Clube BK acaba de completar dois anos consolidando-se como um dos principais programas de fidelidade totalmente digitais do fast-food brasileiro e o maior programa de fidelidade do Burger King da América Latina no segmento de restaurantes.

E – Jornada do IRPF

A Universidade Cruzeiro do Sul promove, até o dia 13 de maio, a Jornada do Imposto de Renda, de forma gratuita, para auxiliar a comunidade no preenchimento da declaração do IR. Realizado pelos alunos do curso de Ciências Contábeis da Instituição, com apoio técnico da Receita, e supervisionados por professores, os atendimentos acontecerão nos Campi: Anália Franco, Santo Amaro, Paulista, Guarulhos e São Miguel. Interessados no atendimento devem realizar agendamento prévio de dia e horário pelos telefones (11) 2037-5830 (Vinícius) e (11) 2037-5827 (Kevin) ou através dos e-mails ([email protected]) e ([email protected]).

F – Women Empowerment

Mulheres empreendedoras que têm projetos relacionados à Saúde, Nutrição ou Agricultura e contribuem para gerar um impacto social positivo em sua comunidade podem se inscrever até o próximo dia 24 no “Women Empowerment Award”. Organizado pela Fundação Bayer, instituição global da companhia, catalizadora da ciência e inovação social para um mundo com Saúde para Todos e Fome para Ninguém, em parceria com The Unknown Group, o concurso de Inovação Social vai premiar a vencedora com 25 mil euros. Serão selecionados cinco projetos finalistas na América Latina. A vencedora também será contemplada com coaching personalizado para atingir metas individuais de negócios. Inscrições e mais informações: (https://bayer-foundation-wea.com/).

G – Destaque Franchising

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anuncia a abertura das inscrições para sua principal premiação, o Prêmio ABF Destaque Franchising 2023, que chega a sua 28ª edição. São quatro categorias para se inscrever: Franqueado do Ano, José Lamônica de Jornalismo, Sustentabilidade e Educação. “O Prêmio ABF Destaque Franchising é o principal reconhecimento do setor de franquias brasileiro, que superou no ano passado os R$ 211 bilhões de faturamento, com mais de 1,5 milhão de empregos diretos. A entidade busca reconhecer seus stakeholders, cases, boas práticas de gestão que promovem um franchising mais íntegro e democrático”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF. As inscrições de todas as categorias podem ser realizadas em: (https://premiodestaquefranqueado.abf.com.br/).

H – Mídia e Entretenimento

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Informa, líder global em eventos, serviços de marketing e inteligência de mercado B2B, foi classificado como o número um no setor global de mídia e entretenimento do Índice Dow Jones de Sustentabilidade, que mede o desempenho das empresas líderes mundiais em critérios ambientais, sociais e de governança (ESG). Com uma pontuação de 79 em 100, o Grupo Informa alcançou sua classificação mais alta de todos os tempos. Essa evolução acontece graças a um programa global para incorporar a sustentabilidade de forma transversal no setor de eventos B2B incluindo o Brasil, onde possui um portfólio com cerca de 20 marcas de setores como saúde, tecnologia, alimentação, energia, indústria, agronegócio e franquias. Saiba mais: (www.informamarkets.com.br).

I – Guia do IRPF

Pensando nas frequentes dúvidas na hora de fazer a declaração, a Contabilizei, líder em abertura de empresas e gestão de CNPJs, preparou um guia completo com as principais informações relativas à entrega anual do IRPF 2023. O Guia do IRPF 2023 da Contabilizei está disponível gratuitamente no site da empresa e traz diversas informações relevantes, como: quem precisa fazer a declaração; como enviar esse documento; qual o prazo de entrega; novidades para 2023; declaração pré-preenchida; restituição do imposto de renda; declaração completa ou desconto simplificado; como declarar a empresa e pró-labore; dedução por dependente, despesas médicas ou educação. Confira em: (https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/materiais/guia-imposto-de-renda-2023/).