Negócios em Pauta 01 a 04/05/2020

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 30 de abril de 2020

A – Compre do Pequeno

O Sebrae, em parceria com o movimento #StartupsVsCovid19, disponibiliza a partir de terça-feira (5), uma vitrine digital com soluções e negócios inovadores para ajudar os pequenos negócios mais afetados pela crise provocada pelo coronavírus. Cerca de 220 startups, que já participam do movimento, foram selecionadas para ganhar o selo da campanha “Compre do Pequeno”. A proposta é mapear negócios inovadores com capacidade de oferecer soluções prontas para que as micro e pequenas empresas enfrentem os desafios impostos pela pandemia.

B – Ecossistema de Doações

O #BoraDoar é uma plataforma que funciona como um marketplace de iniciativas sociais e de saúde, que visa diminuir os impactos do Covid-19. Para a construção da rede, foi necessário um ecossistema de empresas que se comprometeram a criar o #BoraDoar. Trata-se de uma iniciativa da Loja Integrada – VTEX – plataforma para criação de lojas virtuais gratuitas mais popular do Brasil, com 1 milhão de lojas criadas. A plataforma é uma realização das empresas VTEX, Indeva, dLieve, Doare, Mobilize, MBLZ Global e Grupo ITZ; e está sendo apoiada pela PayU, Multifaces, Giuliana Flores, Livr(a) e Stone. Para contribuir basta entrar no site (www.boradoar.com.br), selecionar um projeto de combate ao coronavírus e realizar a doação.

C – Frutas e Verduras

Com o objetivo de atender quem tem interesse em comprar sementes de frutas e hortaliças de forma mais fácil e ágil usando a internet, a Seminis – braço de Hortaliças, frutas e legumes da Bayer – criou um e-commerce da marca. A loja online comercializa mais de 35 variedades, entre elas, abobrinha, alface, brócolis, melancia, melão, pepino, entre outras. Funciona em formato de marketplace e conta com o apoio de 15 canais parceiros de todos os Estados do país e atende todas as regiões do Brasil. Acesse o site da Seminis em: (http://loja.seminis.com.br/). Também pode entrar em contato pelo tel. (17) 3041-2732 ou mensagem para (17) 99763-4760.

D – Educação do Público

Para ajudar as ONGs a se comunicar de maneira mais assertiva com seu público durante a pandemia da Covid-19, a Socialbakers, plataforma líder global em soluções para otimização de performance corporativa na internet, dará acesso gratuito à sua plataforma durante cinco meses. A ideia é tornar mais ágil e fácil o processo de planejamento e criação do conteúdo das redes sociais dessas organizações, possibilitando a construção de uma comunicação direcionada e permitindo que os times de marketing e assessoria trabalhem de maneira assertiva, mesmo em home office. As ONGs podem contatar a Socialbakers diretamente pelo e-mail: ([email protected]) para começar a usar a plataforma gratuitamente.

E – Programa de Aceleração

A Eurofarma, farmacêutica multinacional brasileira, anuncia a abertura das inscrições do Scale-up Endeavor B2B. Nesta terceira edição, voltada a empreendedores que ofereçam soluções enterprise, busca-se formar uma rede de negócios de alto impacto, com soluções escaláveis e eficientes para diversos setores. A seleção busca de 10 a 15 scale-ups, que tenham soluções (serviços ou produtos) com base tecnológica, dos seguintes setores: HR Techs, Supply Chain, Indústria 4.0, Cyber Security, MarTechs & SalesTech, Automação de Gestão e Processos, Retail Techs, Legal Techs, Financial Services e Sustentabilidade. As inscrições já estão abertas no site do programa até o dia 7 de maio: (https://endeavor.org.br/scaleup/b2b).

F – Sistema Financeiro

O Instituto ProPague, uma iniciativa da companhia de tecnologia em serviços financeiros Stone Co., lança o Prêmio ProPague, que tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos acadêmicos sobre o Sistema Financeiro Nacional. As inscrições podem ser feitas pelo formulário online (http://bit.ly/premiopropague). Os trabalhos, que não precisam ser inéditos, podem ser escritos individual ou coletivamente. Cada um dos candidatos pode submeter até dois projetos. O resultado será divulgado até o dia 02 de agosto de 2020. Serão avaliados os melhores trabalhos sobre: competição no sistema bancário, oferta de serviços financeiros, tecnologia, interação do cidadão com o SFN, bancarização e análise de cases internacionais.

G – Aprendizado na Pandemia

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) fechou parceria com a Commonwealth of Learning (COL) para compartilhar conhecimentos e recursos que permitam manter o aprendizado em tempos de Coronavírus. De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, no site da COL estão reunidos diversos recursos educacionais abertos que podem ajudar no aprendizado de estudantes de vários países. “Após a pandemia, o ensino híbrido poderá ter um destaque ainda maior nas instituições educacionais, que utilizam o método exclusivamente presencial”, ressalta. Mais informações: (www.col.org/resources/keeping-doors-learning-open-covid-19).

H – Sessões Remotas

A TeamViewer anuncia gratuidade do aplicativo TeamViewer Pilot – solução rápida e fácil de usar para assistência remota, alimentada por Realidade Aumentada (RA) – para organizações de saúde em todo o mundo durante a pandemia de coronavírus. Com o aplicativo, profissionais de saúde podem partilhar streaming de vídeos interativos e anotações de RA para resolver problemas e tomar decisões rapidamente, a qualquer hora e de qualquer lugar – mesmo que os integrantes da equipe estejam a quilômetros de distância uns dos outros. Sessões remotas podem ser facilmente gravadas e compartilhadas one-to-one ou em grupo. Mais informações em (https://www.teamviewer.com/pt-br/content/pilot-free-for-medical/).

I – Dividindo Experiências

Empreendedores que buscam alternativas para atualização nesse período de confinamento não podem perder o workshop online e gratuito que o FAAP Business HUB prepara para a semana de 4 a 8 de maio. De segunda a sexta-feira, das 18h às 19h30, especialistas de diferentes áreas dividem suas experiências. Uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal, profissional e até do próprio negócio. Serão cinco dias de conteúdo, que vão abordar desde novos comportamentos para um mundo pós-pandemia, passando por intraempreendedorismo e também finanças, de uma forma descomplicada. Mais informações e inscrições pelo e-mail ([email protected]).

J – Exercícios Fáceis

Presente em cerca de 20 Estados como a rede de academias low cost high value que mais cresce no Brasil, a Selfit acaba de lançar um novo site (www.selfitacademias.com.br) totalmente interativo e responsivo, para auxiliar seus alunos e toda a população durante o período de isolamento social imposto pela pandemia. Para evitar aglomerações e ajudar a reduzir a velocidade de propagação do vírus, a marca fechou todas as suas unidades. No entanto, segue ativa virtualmente com a campanha “Em Casa do Seu Jeito”, oferecendo diariamente Lives e aulas em seus canais na Internet (redes sociais, apps e site), com dicas de exercícios fáceis a serem realizados em casa, sem a necessidade de contato físico ou uso de equipamentos.

K – Mentoria Gratuita

Maior consultoria de gestão brasileira, a Falconi lançou o Programa Falconi Juntos, iniciativa pro-bono em parceria com a Moxtra e a Ambev que busca ajudar micro e pequenas empresas a mitigarem os impactos da crise e se prepararem para a retomada dos negócios. São oferecidas capacitação e mentoria aos pequenos empresários, auxiliando-os na identificação de problemas e suas causas, na sugestão de medidas para solucioná-los e no desenvolvimento da gestão do projeto durante as quatro semanas de mentoria. Serão disponibilizadas 50 vagas para inscrições no primeiro ciclo. Mais informaçõs: (www.falconi.com/quem-somos/falconi-juntos).