Negócios em Pauta 01 a 03/10/2022

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 30 de setembro de 2022

A – O V8 híbrido mais potente da história da BMW

Quarenta e quatro anos desde o primeiro e até então único lançamento exclusivo da BMW M GmbH. O lendário BMW M1, superesportivo repleto de desempenho e linhas futuristas se tornou um ícone da marca. E podemos dizer que mais um ícone nasce. Um utilitário com visual marcante, propulsão híbrida e números de tirar o fôlego: até 748cv e 1.000Nm de torque. Trata-se do BMW M GmbH mais potente já produzido em toda a história da marca, e o primeiro híbrido. Maior SAV desenvolvido pela marca no mundo, o BMW XM tem linhas marcantes na dianteira, que segue o design aplicado nos mais recentes lançamentos da marca, como o BMW i7 e X7. Na traseira, a dupla ponteira vertical de escapamento, incorporada ao para-choque, deixa claro o tom esportivo de todo carro BMW M GmbH. O modelo terá as primeiras entregas em 2023.

B – Doing Bussiness

A InvestSP desenvolveu um guia para investidores e empresas estrangeiras que querem fazer negócios no estado de São Paulo. O documento “Doing Bussiness em São Paulo” (ou “Fazendo Negócios em São Paulo”) está disponível para download no site da InvestSP. Com versões em inglês e alemão, aborda temas como legislação, compliance, proteção de dados, meio ambiente, tributação, abertura de empresas, mercado de trabalho, logística e economia digital. Além de apresentar as características e os principais atrativos do estado de São Paulo, descrito como “o hub de negócios da América Latina”, “o melhor lugar para fazer negócios no Continente” e “a terceira maior economia da América Latina, atrás apenas de Brasil e México”. Confira em: (https://www.investe.sp.gov.br/).

C – Churrasco & Fundos

“Na hora de fazer o bem, uma mãozinha sempre ajuda!”. Esse é o novo mote da tradicional campanha promovida anualmente pela rede Mania de Churrasco ! – reconhecida por servir os melhores cortes de carnes nobres temperados apenas com sal grosso – em prol da instituição ‘Amigos do Bem ‘– cuja missão é transformar a vida de famílias do sertão nordestino. Em sua 6ª edição, a ação social acontece entre os dias 1 e 31 de outubro, nos mais de 90 restaurantes da marca. O objetivo central da campanha é angariar fundos, que são encaminhados integralmente e totalmente livres de impostos para os ‘Amigos do Bem’. A instituição emprega os valores recebidos em ações que promovem melhorias nas condições de vida das famílias do sertão nordestino (https://maniadechurrasco.com.br/)

D – Obras Públicas

Foz do Iguaçu vai sediar, entre os dias 16 e 18 de novembro, o V Congresso Nacional de Orçamento e Formação de Preços de Obras Públicas. Serão palestras, oficinas e debates por meio dos quais os participantes poderão aprofundar os conhecimentos sobre os procedimentos e as boas práticas na estimativa de custos de contratações de obras públicas. Entre os temas, as inovações no âmbito da orçamentação de obras; a formação de preços para serviços contínuos de engenharia; o passo a passo para a análise da planilha orçamentária; as vantagens e desvantagens do orçamento sigiloso para obras públicas; entre outros. Inscrições e mais informações por meio do tel. (41) 3068-3858 ou (www.contreinamentos.com.br).

E – Utilização de Contêiners

A movimentação de contêineres no Porto de Santos em agosto atingiu 456,5 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e superou em 12% o resultado do mesmo mês do ano passado. Também, no acumulado do ano, os números foram expressivos, atingindo 3,3 milhões de TEU, 2,9% acima dos oito primeiros meses de 2021 e a melhor marca para o período. O desempenho do contêiner e das cargas do agronegócio puxaram para cima os números globais do Porto, levando-o a registrar novo recorde para o acumulado do ano, com 110,1 milhões de toneladas, alta de 9,0% sobre igual período do ano anterior. O crescimento verificado em agosto foi surpreendente, ao somar 14,6 milhões de toneladas, 21,4% sobre agosto de 2021, resultando no melhor desempenho para o mês. Mais informações: (https://www.portodesantos.com.br/).

F – Reclamações de Telecom

O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações segue em queda e caiu 18% em agosto deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo dados da Anatel. Em agosto, foram registradas 147.881 queixas de usuários de serviços de telecom, 32.370 a menos que as registradas em agosto do ano passado. Os dados mostram queda em todos os serviços, com destaque para a redução de 21,3% nas reclamações relacionadas a serviços de TV por assinatura, que passaram de 12.202 em agosto de 2021 para 9.601 em agosto de 2022. As reclamações dos usuários de telefonia móvel caíram 15,6% e dos usuários de telefonia móvel, 13,2%. Saiba mais em: (www.naomeperturbe.com.br).

G – Oportunidade para Startups

O Grupo de Inovação e Investimentos Sai do Papel, que apoia corporações, startups e investidores com soluções inovadoras, anuncia que estão abertas as inscrições para o maior programa de suporte a startups do país, o Startup Programme, que vai levar 2.000 startups para participar do Rio Innovation Week, o mais completo evento de inovação aberta da América Latina, que em sua segunda edição ganhou um espaço maior e será realizado entre 8 e 11 de novembro, no Pier Mauá, na capital carioca. As startups selecionadas passarão por uma jornada completa de inovação, considerando o seu estágio de desenvolvimento. Mais informações e inscrições: (https://rioinnovationweek.com.br/startup-programme/).

H – Ecossistema Canábico

Nos dias 8 e 9 de outubro, acontece a primeira edição do Festival Híbrido SP, no Komplexo Tempo, em São Paulo. Objetiva apoiar a ressignificação mercadológica de produtos à base da cannabis já legalizados no Brasil, com importantes rodas de conversa sobre o ecossistema canábico no país, abordando diversos temas como medicina, esportes, moda e beleza. Dezenas de expositores nos segmentos de head shops, universo grow, beleza, embalagens e produtos de medicina alternativa farão do evento o primeiro festival com foco no empreendedorismo canábico planejado para o Brasil. Informações e inscrições: (https://www.hibridosp.com.br/).

I – Aeronave Lendária

Entre os dias 13 e 15 de outubro, 380 lotes de um A380 serão leiloados pela Airbus. O leilão será realizado em Toulouse, de forma online, em cooperação com o leiloeiro Marc Labarbe. A maioria dos itens são selecionados de um A380 MSN13 desmontado pela Tarmac Aeronave, parceira do leilão e líder mundial na gestão sustentável do fim da vida útil das aeronaves. Mais de 500 itens, a maioria da cabine desta aeronave icônica, serão oferecidos aos entusiastas, tais como lâmpadas, uma barra, escada, janelas, assentos, lâminas de motor e até mesmo o macacão laranja dos pilotos de teste do A380. A Fundação Airbus e a AIRitage doarão os lucros do leilão para uma ou mais missões humanitárias e patrimoniais. Saiba mais: (https://airbus.com/en/newsroom/a-very-special-a380-auction).

J – Cadeia Sucroenergética

De 5 a 8 de outubro, acontece a 4.ª edição do Esalqshow. O evento reunirá na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq)/USP, em Piracicaba/SP, representantes da academia, setor produtivo, governo e sociedade em geral para debater a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. O público poderá ainda participar da exposição de projetos educativos, módulos técnicos de cana e outras áreas, visitas guiadas em projetos ambientais, atividades culturais e praça de alimentação. Toda a comunidade interna e externa está convidada! O propósito do Esalqshow é gerar conhecimento e ampliar o debate técnico, bem como abrir as portas da universidade para a sociedade saber mais sobre seus projetos de extensão universitária. Inscrições gratuitas em: (https://doity.com.br/esalqshow-2022)

K – Planejamento de RH

De 10 e 14 de outubro, a LG lugar de gente, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de tecnologia para gestão de pessoas, promove a “Maratona de Planejamento de RH 2023”. Com foco em apoiar o profissional de RH a anteceder estratégias, a semana on-line e gratuita contará com talk show e vai distribuir conteúdo multimídia (episódios de podcast e ebook) para os participantes. A companhia assume o desafio de compartilhar tendências e boas práticas, além de promover reflexões sobre como a área pode ser mais estratégica, inovadora e humanizada no próximo ano, contribuindo de fato com os resultados dos negócios. Os interessados podem se inscrever para a Maratona por meio do link: (lg.com.br/planejamento-rh-2023).