Negócios em Pauta 08/04/2021

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 07 de abril de 2021

A – Curso online Monólogos do Cinema

O curso será dividido em duas partes, sendo a primeira com foco no estudo da obra textual, analisando ativamente cenas selecionadas, identificando personagens, seus objetivos, ações e obstáculos apresentados a eles. A segunda parte propõe trabalhar diferentes monólogos, a partir de indicações ou roteiros propostos pelos alunos, sendo dirigidos cenicamente, de modo individual. Victoria Ariante é atriz, bailarina e diretora, graduada em artes cênicas pela Escola Superior de Artes Célia Helena e em teatro musical pela 4Act Performing Arts. Dentre seus trabalhos mais recentes, destacam-se a direção do espetáculo Se Essa Lua Fosse Minha, com indicações como melhor direção pelo portal Broadway World e melhor musical pelo prêmio Bibi Ferreira de 2019. Serão duas turmas disponíveis, a primeira, com início dia 13 de abril, com encontros de terça-feira, das 19h às 21h, e a segunda com encontros de sexta-feira, no mesmo horário, com início no dia 16 de abril, ambas as turmas serão totalmente online. Mais informações no perfil do Instagram @victoriaariante. As inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected].

B – Armazenamento em bloco na nuvem

A Pure Storage, fornecedora de soluções de armazenamento de dados totalmente em flash, anunciou a disponibilidade geral do Pure Cloud Block Store no Microsoft Azure Marketplace. Com um plano de dados comum em ambientes multicloud, os clientes podem migrar para a nuvem de acordo com suas próprias políticas, permitindo a portabilidade do aplicativo para a nuvem e a complementação de cargas de trabalho on-premises com soluções de Dev/Test, recuperação de desastres e alta disponibilidade na nuvem.

C – Parceria

A Systax, empresa de inteligência fiscal e única a sistematizar a tributação de todos os segmentos econômicos nas 27 Unidades Federativas, anuncia nova parceria direcionada ao ecossistema SAP no Brasil, com a Procurement Compass, canal de implementação e revenda de SAP Ariba e uma das três maiores consultorias especializadas nesse sistema em território nacional. A colaboração entre as empresas tem como foco o módulo de negociação do Ariba, o SAP Abriba Sourcing, para que ele consiga fazer um mapa comparativo das operações recebidas considerando a carga tributária brasileira – uma das maiores complexidades vistas na gestão da cadeia de suprimentos (supply chain) atualmente (http://www.systax.com.br/).

D – Premiação

A Atlas Renewable Energy, desenvolvedora internacional de energia renovável com operações ao redor das Américas, foi premiada no último dia 30 como Sponsor of the Year na América Latina do Próximo Awards pelo seu compromisso e desempenho em acelerar a transformação da região em direção a energia 100% limpa. A empresa também levou para casa o Prêmio Latin America Solar Deal of the Year pelo novo acordo financeiro de Juazeiro, na Bahia, uma solução inovadora de financiamento que contempla a construção da usina solar de Jacarandá, no Brasil. O novo acordo de Juazeiro (BA) da Atlas Renewable Energy recebeu o prêmio Latin American Deal of the Year, por sua estrutura financeira pioneira e exclusiva, marcando a primeira vez que um projeto solar brasileiro foi totalmente financiado em dólares americanos (www.atlasrenewableenergy.com).

E – Campanha criativa

Durante o dia 4 de março, usuários do TikTok – principal destino para vídeos curtos em dispositivos móveis do Brasil e do mundo – com mais de 18 anos assistiram ao vídeo de Dorflex UNO para enxaqueca, da Sanofi. A estratégia foi implementada em parceria com a Reamp, adquirida pelo digital partner Jellyfish em outubro de 2020. Nas 24 horas em que a ação esteve ativa, o anúncio contou com mais de 23 milhões de impressões, alcançando quase 10 milhões de usuários e batendo o recorde de acessos ao site da marca – e de todo o guarda-chuva de produtos da empresa -, em um aumento de 89% no número de visitas no site (46% delas, originárias do TikTok). A ação também alcançou um CTR (clickthrough rate, ou taxa de cliques) de 20% – a média do mercado para formatos bumper, segundo dados internos, é por volta de 0,30%.

F – GTGS Talks do C4IR Brasil

Amanhã, sexta-feira, acontece das 10h às 12h o “GTGS Talks: reverberando discussões sobre tecnologia, sustentabilidade e governança”, um evento virtual apresentado pelo Centro para a Quarta Revolução Industrial do Brasil, o C4IR Brasil. Tendo como inspiração os debates do Fórum Econômico Mundial, o evento conta com a abertura do secretário especial de produtividade, emprego e competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, e traz três painéis focados em tecnologia, sustentabilidade e governança. As perguntas que orientam os debates dos painéis são: ‘Quais desafios as tecnologias emergentes impõem à sociedade?’; ‘Como a Quarta Revolução Industrial impacta a sustentabilidade?’; e ‘Como deve ser a governança de dados no mundo atual?’. Acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=cDGyMT_nsfQ

G – Microfranquias

Pela primeira vez, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulga em uma lista própria a relação das 10 maiores redes de microfranquias do país, ou seja, um ranking dos negócios com investimento de até R$90 mil. Entre os objetivos da separação da tradicional tabela das 50 Maiores redes de Franquias está o de acompanhar melhor a evolução de cada bloco de franquias, divididos por investimentos e perfis diferentes. A Solarprime, maior rede de franquias de energia solar do país, figura na lista com o número de 263* unidades em operação em 26 estados mais o Distrito Federal (dados do final de 2020). Somente no ano passado foram inauguradas mais de 120 franquias especialmente em regiões como Sudeste e Norte. Hoje já são mais de 300 unidades e a expectativa é chegar a 500 unidades e faturamento de R$500 milhões em 2021.

H – Site de delivery

O MenuDino, site de delivery criado pela startup Consumer, cresceu durante a pandemia 436%. Tamanho desenvolvimento foi identificado e apontado no Relatório E-commerce no Brasil, realizado pela consultoria Conversion. Segundo a pesquisa, o mercado digital cresceu 21% desde o começo da crise sanitária do coronavírus. Ou seja, de fevereiro de 2020, até agora. Foram analisados 15 setores e os 200 maiores sites de vendas do país. Destes, a categoria “Comidas & Bebidas” ficou em 3ª colocação no ranking dos cinco segmentos que mais tiveram crescimento, com avanço de 53,4% durante o período. No setor de alimentação, o player que obteve mais desenvolvimento é o MenuDino, com +436% no período de análise. Inclusive, o site de delivery deu um salto de 250% em seu market share, saindo de 3,1% para 10,7% (https://www.programaconsumer.com.br/app-delivery-aplicativo-restaurante-online).

I – Case

A Chokdoce – referência em confeitaria, artigos para festas e doces em Franca (município no interior de São Paulo), segue em constante modernização, sendo que, em 2020, passou por um processo de rebranding, reposicionando-se para a expansão dos negócios. Nessa jornada, a companhia tem o apoio da Arius Sistemas, empresa referência em inovação no setor varejista, para evoluir os recursos tecnológicos, contando, atualmente, com um sistema integrado de gestão e self-checkout, recurso que está sendo transformador para a experiência do cliente. A Arius Sistemas vem reforçando a importância da parceria com a Chokdoce, apoiando as lojas a crescerem e entregarem o melhor ao público. “Um ponto interessante que a Arius nos proporcionou foi um plano de melhorias personalizado à nossa empresa. Os profissionais da Arius ficaram dois dias em nossas lojas, percorreram todo o nosso negócio para entenderem um pouco mais sobre nossas necessidades. Com isso, montamos um plano de ação para continuarmos o trabalho de evolução da tecnologia utilizada”, diz Fabiano Arantes, Diretor de Operações (COO) da Chockdoce (http://www.arius.com.br).

J – Vender em marketplace

Nos dias 8, 9 e 10 de abril, a Universidade Marketplaces – plataforma especializada em cursos para marketplaces – realizará o Planning Day, imersão gratuita para o empreendedor digital alavancar suas vendas. O evento é voltado para empresários que tenham lojas físicas ou virtuais e será conduzido ao vivo pelo Alexandre Nogueira, consultor oficial do Mercado Livre e CEO da Universidade Marketplaces. Essa edição terá parceria com a B2W Marketplace, responsável pelas marcas Americanas, Submarino e Shoptime, e contará com a participação de especialistas que trazem na prática a rotina de um dos principais canais de marketplaces do País. Para participar, basta acessar o site e se cadastrar gratuitamente: https://universidademarketplaces.com.br/planning-day-edicao-especial-b2w/

K – Abicab e Abras firmam acordo

Foi estendida a oportunidade para o consumidor brasileiro aproveitar o período de Páscoa com toda segurança. A indústria de Chocolates representada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) e o setor supermercadista por meio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) prorrogaram o tempo de permanência dos produtos de Páscoa nos pontos de venda de todo o Brasil até meio de abril. O acordo para a extensão do tempo de comercialização dos produtos por mais duas semanas visa garantir que os consumidores que não conseguiram acessar aos itens até o feriado, devido ao fechamento do comércio em muitas cidades do País, possam fazer suas compras com mais tranquilidade e segurança, aproveitando também as ofertas e promoções.