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Ferramentas de CX como aliadas na prevenção doenças

em Opinião
quarta-feira, 10 de julho de 2024

Glaucio Alkmín (*)

A prevenção de doenças, com cuidados diários, nos permite manter a qualidade de vida.

Por isso, saúde já não é apenas sobre tratar doenças existentes, mas sim sobre antecipar e prevenir que elas ocorram. Este é o centro da atenção básica na saúde nos dias de hoje, que desafia os modelos tradicionais e busca um engajamento mais próximo com as pessoas em seu processo de bem-estar.

E como podemos, de maneira eficaz, evitar que as pessoas adoeçam? A resposta vem de uma transformação fundamental na prestação de serviços de saúde, especialmente na adoção de abordagens mais proativas. É aqui que entram em cena as ferramentas de Customer Experience (CX). Elas desempenham um papel essencial na construção e manutenção de uma jornada de cuidados de saúde mais eficaz e focada no paciente.

A ideia principal é estar à frente das doenças, em vez de simplesmente reagir a elas. Isso implica em um cuidado primário mais próximo, com o entendimento dos prestadores de serviço sobre o momento de cada paciente. A partir daí, realizar uma comunicação clara e fluida, de maneira personalizada. Por meio de uma abordagem proativa, os profissionais podem identificar potenciais problemas antes que eles se manifestem, oferecendo intervenções preventivas.
 
Aqui, as ferramentas de CX desempenham um papel crucial. Uma plataforma que permita integrar todas as informações sobre o momento atual do paciente pode garantir esse tipo de abordagem personalizada, colocando-o no centro de todo cuidado da saúde. Essas soluções oferecem uma interação eficaz com os pacientes ao adaptar-se aos canais de preferência de cada um, seja por chat, mídia social ou e-mail. Isso significa que os profissionais de saúde podem manter um contato contínuo e significativo com as pessoas, incentivando-as a adotar hábitos de vida saudáveis e a buscar cuidados preventivos regularmente.

A implantação de uma de uma plataforma CX totalmente baseada em nuvem e omnichannel também oferece a capacidade de rastrear e analisar todo o histórico de interações com os pacientes. Também permite uma compreensão mais profunda de suas necessidades e comportamentos de saúde. Isso não apenas facilita o acompanhamento da jornada de cada paciente, mas também possibilita a identificação precoce de qualquer desvio ou necessidade emergente.

Além disso, as instituições de saúde podem não apenas aprimorar a satisfação, mas também alcançar uma eficiência operacional maior e tornar o atendimento médico mais acessível, eficaz e centrado no paciente. Já que o desenvolvimento de uma cultura de prevenção na saúde requer um esforço conjunto e coordenado de todos os envolvidos – profissionais do setor, pacientes, instituições e fornecedores de tecnologia. Somente assim podemos transformar a maneira como abordamos a saúde, passando de uma abordagem reativa para uma abordagem proativa e preventiva.

Enquanto enfrentamos os desafios contínuos deste setor, é essencial manter o foco na prevenção. É somente por meio do investimento na atenção primária e na utilização inteligente das ferramentas de CX que podemos construir um futuro mais saudável e sustentável para toda a população.

(*) Executivo de Vendas Regional da NICE