102 views 3 mins

Empreendendo em tempos de crise

em Opinião
sexta-feira, 09 de outubro de 2015

Gabriel Di Blasi (*)

A palavra empreender nunca esteve tão em evidência no Brasil como em 2015.

Investir em um negócio próprio em tempos de crise é a saída para muitas pessoas mudarem de vida e, muitas vezes, de carreira. Uma aposta mais fácil e, de certo modo, mais segura, está no segmento das microfranquias. Este mercado deve crescer ainda mais este ano. De acordo com a ABF, Associação Brasileira de Franchising, o crescimento das microfranquias no país de 2013 para 2014 foi de 12,8%.

Um dos grandes atrativos deste modelo de negócio é a necessidade de um investimento menor que os modelos tradicionais. Algumas redes chegam a oferecer opções de microfranquia de R$ 15 mil reais. O faturamento, em muitos casos, se assemelha ao modelo convencional de franquia e ainda existe a geração de empregos, o que ajuda a fortalecer a economia neste período.

O franqueador garante aos seus investidores todo o suporte para a abertura do negócio, como o treinamento e o mais importante a credibilidade de uma marca já existente no mercado. Com um porte menor, as operações não são tão complexas, podendo funcionar em home office ou o profissional indo ao encontro de seus clientes, como nos casos de serviços de limpeza, transportes e educação.

Outro ponto positivo das microfranquias é que o formato possibilita para a redução do trabalho informal de pequenos negociantes, uma vez que o franqueado deve abrir seu negócio de acordo com as normas vigentes. No Rio de Janeiro, uma parceria firmada entre a ABF-Rio – Associação Brasileira de Franchising RJ e o governo do Estado do Rio de janeiro, através da – AgeRio – Agência Estadual de Fomento, vai emitir cartas de crédito, no valor de no máximo R$ 15 mil, para o financiamento de franquias em comunidades pacificadas da cidade, com juros de 3% ao ano.

Em tempos de crise, uma solução para quem busca o investimento inicial para a abertura da empresa é a utilização do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que o empregado tem direito de utilizar quando sai de do emprego, depois de um determinado tempo de contribuição, o que o ajuda, em muito, na hora de empreender e virar o dono do seu próprio negócio.

Os interessados em ingressar no universo do franchising devem, primeiramente, estudar o modelo mais adequado de franquia e conhecer os direitos e deveres do franqueado, participar dos eventos de franquia pesquisando sobre as marcas já existentes no mercado, seus valores e formas de operação. Além disso, encontrar uma área que se identifique e tenha prazer em exercer.

(*) – É advogado, sócio do escritório Di Blasi, Parente & Associados e Diretor Jurídico Adjunto da ABF-RJ.