Vendas de Natal: dicas para alavancar os negócios na internet

Mesmo com o movimento de retomada que vem acontecendo no Brasil, as vendas via e-commerce seguem em crescimento e, com a chegada do Natal, a tendência é aumentar ainda mais. Segundo a Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, só no terceiro trimestre de 2020 o faturamento do setor foi de R$ 33,4 bilhões, um aumento de 85,1% em relação ao mesmo período de 2019.

Por isso, a possibilidade de migrar uma loja física para o ambiente virtual segue sendo uma boa alternativa para amenizar os danos que a pandemia de Covid-19 causou ao mercado, assim como começar um novo negócio on-line pode ser a solução para driblar a crise e o desemprego. Porém, para tais movimentos, os docentes do Senac São Paulo ressaltam a importância de adquirir conhecimentos básicos de temas como marketing e estratégias de inovação, noções de contabilidade, comércio eletrônico e até mesmo ferramentas para análise como o software Excel.

Ainda de acordo com os dados da Neotrust/Compre&Confie, a categoria de moda e acessórios foi a que mais lucrou, com 20% do total de pedidos realizados entre julho e setembro. Por isso, o docente João Nell, do curso Moda E-commerce, do Senac São Paulo, explica que quem possui um negócio on-line nesse segmento precisa aprofundar os conhecimentos em relação às ferramentas de análise do perfil do consumidor e investir na qualidade das fotos dos produtos.

“Além da definição dos tipos de plataforma e meios de pagamento mais interessantes para o negócio, o empresário precisa ficar atento ao perfil do seu público-alvo e caprichar nas imagens dos produtos para fazer o consumidor se sentir o mais próximo de uma experiência presencial, mostrando detalhes, cores, opções de tamanho, entre outras informações”, explica Nell.

Outra habilidade importante, segundo o docente Abelman Souza, do curso Noções de Contabilidade Para Não Contadores, é ter afinidade com números. “Mesmo com o suporte do escritório de contabilidade, é importante conhecer a estrutura do Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, para compreender os impactos dos lucros ou prejuízos no caixa e no patrimônio da empresa.

Outro fator importante é compreender os indicadores econômicos e financeiros além da elaboração do fluxo de caixa e das provisões para contingências”, explica Souza. O docente Davi Silva, do curso Excel – Ferramentas Para Análise, reforça: “Apesar de muito funcional, o Excel possui recursos muitas vezes desconhecidos para quem não o domina como funções avançadas para finanças, estatística, matemática, pesquisa e banco de dados”.

Os interessados em aproveitar este bom momento do comércio eletrônico podem se inscrever em cursos como Marketing: ferramentas, modelos e estratégias para inovação; E-commerce do planejamento a execução; Moda E-commerce; Excel Ferramentas Para Análise; Noções de Contabilidade Para Não Contadores, entre outros. Por conta do momento atual, eles estão sendo realizados virtualmente, com carga horária de 24 a 40 horas, e as inscrições devem ser feitas pelo site (www.sp.senac.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap