102 views 4 mins

Quer empreender? Confira as dicas para quem deseja investir em uma franquia

em Negócios
sexta-feira, 22 de julho de 2022

Com várias opções de franquias disponíveis para empreender: Como escolher a certa para investir ou decidir ter o próprio negócio? São mais de 2.800 redes disponíveis no país, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

Investir em uma franquia traz diversos benefícios e vantagens, como: suporte e apoio da franqueadora, treinamentos e credibilidade de uma marca que já tem espaço no mercado.

Na hora de empreender, seguir alguns passos é essencial e faz toda a diferença. O jovem empreendedor João Victor Castelo, considerado o ‘príncipe das franquias’, aponta os principais cuidados para você investir na rede certa:

1 – Pesquise e escolha o melhor segmento e marca
Ao pesquisar por franquias, surge uma infinidade de segmentos e marcas. Então, é necessário conhecer e pesquisar sobre cada um. Escolher uma área que você tem interesse já é meio caminho andado. Não é necessário ter formação ou experiência no setor, mas ter afinidade e identificação é bem válido. 

Alimentação, Beleza e Estética, Moda, Educação, Limpeza e Serviços são alguns exemplos de segmentos.Ter apreço pela área a empreender e obter informações faz você se dedicar mais. Pesquise, planeje e busque qualificação.

2 – Decida a região e o melhor modelo de negócio
A escolha da cidade, bairro e rua onde ficará a sua franquia deve ser feita com muito estudo e cautela. Busque lugares com fluxo de pessoas que são o seu público-alvo e se tornarão seus clientes.

Decidir qual o melhor modelo de negócio para a sua unidade também é um dos pontos principais na hora de empreender. Entre as opções, estão: loja de shopping, container, home office, food truck e loja de rua. Pesquise os detalhes e vantagens de cada um para você tomar a melhor decisão. 

3 – Organize-se e tenha planejamento financeiro
Todo investimento requer organização e planejamento, e com as franquias isso não é diferente. É essencial ter o valor inicial e ter capital de giro para o negócio prosperar já no início.
Como os novos franqueados já recebem a estimativa de faturamento e lucro antes mesmo de iniciar a unidade, essa organização fica mais tranquila e visível. O suporte da rede também auxilia nesse e em outros quesitos.

4 – Converse com quem entende do assunto
O processo de começar um negócio pode ser meio “assustador” para quem não tem experiência, mas com o apoio de pessoas qualificadas e que entendem da área tudo fica mais seguro, tranquilo e transparente.

Por isso, a 300 Franchising, principal aceleradora de franquias do Brasil, ajuda empreendedores a darem o primeiro passo. Somos sócios de mais de 90 marcas, lideramos 18 segmentos econômicos, e você pode contar conosco para te conectarmos aos melhores negócios!