109 views 5 mins

Franquias de baixo custo e retorno rápido são opções para empreender no pós-pandemia

em Negócios
quinta-feira, 11 de junho de 2020

Como conter a crise e preservar toda a cadeia de valor da sua empresa? De que forma preparar a retomada e reconhecer as oportunidades com os diversos envolvidos? Como desenvolver um mindset da liderança estratégica voltada a este novo normal? Em tempos de reuniões via chats e hangouts, os esforços dos líderes e gestores devem estar centrados nestes desafios

Seja para complementar a renda ou para investir num negócio próprio como remuneração principal, as microfranquias oferecem baixo custo e retorno rápido, inclusive em formato home office

Apesar dos impactos da pandemia, o relatório do primeiro trimestre da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra que o setor de franquias teve aumento de 5,2% no faturamento dos últimos 12 meses, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Entre abertura e fechamento de unidades, ainda assim houve um pequeno aumento de 0,3% no número de empregos diretos gerados pelo setor.

Mas por que investir em uma franquia?
É que o investimento pode ser mais vantajoso do que abrir um negócio do zero. Isso porque, trata-se da aquisição da unidade de uma marca já consolidada, além dos diversos suportes inerentes como estratégias de marketing, treinamento para colaboradores e seleção de fornecedores, por exemplo.

Escolher uma franquia para investir, nem sempre é tarefa fácil, ainda mais com tantos segmentos diferentes. Engana-se quem acha que só os modelos de alimentação, como fast-foods, podem ser boas opções. Indo além, as microfranquias têm tido um grande crescimento no mercado brasileiro e podem ser uma excelente oportunidade de investimento para quem está pensando em dar início a essa empreitada.

Bruno Bronetta, CEO da TSValle. Foto: AI/TSValle.

Um exemplo é a TSValle, voltada para a comercialização de seguros, consórcios e linhas financeiras. Em meio à pandemia, a rede teve um aumento de 132% o número de vendas de planos de saúde e seguro de vida. E isso tem uma explicação: segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), dados do setor de planos de saúde relativos ao mês de março totalizaram 47.107.809 beneficiários em planos de assistência médica em todo o Brasil, registrando crescimento em relação a março de 2019 que era de 46.874.353

“Nestes dois últimos meses tivemos a adesão de novos contratos de planos de saúde e seguros de vida, que resultou num aumento de 132%. Tais números revelam que estamos começando a viver um ‘novo normal’, no qual existe uma maior preocupação em relação à saúde e segurança financeira. Esperamos que mudança de comportamento venha para ficar”, explica Bruno Bronetta, CEO da TSValle.

Formato home office atrai novos empreendedores
A empresa é um modelo de negócios de microfranquias, em formato home office, que oferece aos franqueados mais de 50 tipos de produtos e serviços para serem comercializados, com investimento inicial de 10 parcelas de R$890,00. O custo mensal de manutenção de cada unidade franqueada é de R$400,00, que corresponde à taxa de marketing e acesso ao sistema de gestão e prospecção de clientes.

O retorno do investimento inicial (payback) dos franqueados da rede TSValle ocorre em média aos 7 meses de operação, sendo o prazo máximo de 12 meses – um terço do contrato de 3 meses de cada unidade franqueada. A rede de franquia oferece treinamento a todos os franqueados, não sendo necessário ter experiência na área para atuar na rede.

No entanto, mesmo com essa facilidade, sempre vale o alerta: aos que estão pensando em investir em uma franquia, é muito importante pesquisar aquelas que têm mais a ver com o perfil, ter uma conversa transparente com a franqueadora e verificar qual delas oferece melhor suporte.

Realizar visitas, avaliar resultados com cautela, pesquisar o que os consumidores pensam sobre a marca e questionar se a franqueadora está realmente oferecendo um retorno coerente com o que se espera são outros passos bem importantes antes de fechar o negócio.