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Estratégia de gerenciamento de estoque para pequenas e médias empresas

em Negócios
terça-feira, 31 de agosto de 2021

Oferecer um frete atrativo e entrega rápida é uma das opções para sair na frente de grandes marcas. Mas tal feito se torna uma missão quase impossível para os pequenos porque existe uma barreira muito grande para eles. Quando falamos em Ship From Store, que é a entrega direto da loja mais próxima do cliente, muito usado hoje pelos grandes e-commerces do mercado, é preciso adquirir um OMS – software multicanalidade, de valor altíssimo (que pode chegar a um milhão de reais) para fazer a integração e gestão das vendas e do estoque.

A OmniEnvios, empresa especializada em ship from store, percebeu que este é um dos principais obstáculos para o crescimento dos pequenos e médios negócios e desenvolveu o software OmniSeller. Cerca de 21,6% das microempresas e 17% das empresas de pequeno porte fecharam as portas nos últimos cinco anos no Brasil, de acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), realizada pelo Sebrae com base em dados da Receita e com levantamento de campo. A pandemia agravou a situação. Só sobreviveu quem se reinventou e procurou outras oportunidades.

Mesmo assim, muitas destas empresas estão em funcionamento “por um fio”, como diz o ditado popular, pois concorrem diretamente com grandes magazines e marketplaces. Para ajudar as empresas de pequeno e médio porte, a OmniEnvios oferecerá o software de forma gratuita. Ele possibilita o modelo omnichannel do negócio, integrando o banco de dados da loja física com o e-commerce, proporcionando as lojas que tenham entre duas e 50 pontos de vendas, um serviço similar ao Ship From Store (SFS).

“Se a informação não estiver integrada, mesmo que a empresa tenha o produto no estoque da loja física, o cliente pode tentar comprar no e-commerce e não conseguir”, ressalta Raphael Alexandre Santos, Diretor da Omni Envios. Outro ponto importante é que, com a ajuda do OmniSeller, as empresas podem descentralizar o estoque e até desonerar e diminuir o Centro de distribuição, uma vez que elas podem entregar os produtos nas lojas mais próximas de seus clientes, gerando economia na logística reversa também.

“Nosso sistema ajuda nossos clientes, que são pequenas e médias empresas a terem uma maior competitividade e atuarem de igual para igual com os grandes players”, completa o executivo. Muitas vezes um e-commerce não tem um gerenciamento integrado de estoque, e quando isso acontece o lojista não consegue saber em qual loja ou Centro de Distribuição está o produto.

O OmniSeller é um software online, disponível dentro do dashboard do cliente, que possibilita conectar o estoque das lojas e com isso o empresário pode saber a quantidade e em qual loja ou Centro de Distribuição está a mercadoria. Por meio do OmniSeller (https://www.omniseller.de/) o lojista consegue enviar o pedido do local mais próximo do cliente e reduzir em até 50% o custo do frete, sem falar que o prazo de entrega é até três vezes mais rápido. – Fonte e outras informações (www.malicontent.com.br).