126 views 6 mins

7 dicas para alavancar as finanças da sua empresa

em Espaço empresarial
quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Você realizou seu sonho e começou a empreender. O negócio gera lucro e faz sucesso entre os clientes. Ao alcançar certo patamar, quer continuar a subir degraus. Mas aí surgem dúvidas sobre como fazer a empresa crescer, não é mesmo?!

A contratação de um empréstimo com garantia de imóvel pode aqui fazer toda a diferença. Com o valor você pode investir no que seu negócio precisa, seja no capital de giro, na compra de materiais e equipamentos, contratação de pessoal, e mais.

Na fintech CashMe, que é especialista na modalidade, você conta as menores taxas de juros do mercado (cerca de 1% ao mês) e com parcelas que cabem no seu bolso (de até 240 meses).

No texto de hoje, você tem 7 dicas que podem ajudar nas finanças da sua empresa. Vamos começar?

Modelo de negócio

O modelo de negócio é o que vai determinar qual produto ou serviço sua empresa irá produzir ou fornecer. Também indica os métodos de produção, público-alvo e fontes de receita. Por isso, você precisa entender se é capaz de conceber a oferta e se ela terá valor para o cliente.

Mesmo que você já tenha um negócio e deseje apenas ampliá-lo, é importante revisar o plano de negócio, pois ele pode ter mudado. Seu público-alvo pode ser diferente do que havia sido concebido originalmente, assim como a oferta.

Oferta no mercado

Ao decidir criar ou ampliar seu negócio é preciso entender se a oferta é viável. Ou seja, se há recursos suficientes para o processo e se há mercado.

Por exemplo, imagine que um empreendedor decide confeccionar roupas de banho em uma cidade onde faz frio na maior parte do ano. Talvez o mercado seja muito restrito e inviabilize o negócio.

Planejamento estratégico

Entender como fazer sua empresa crescer financeiramente exige planejamento. Apesar de boa parte das pessoas entenderem a importância do planejamento, ele nem sempre é feito ou seguido. Em muitos casos, as pessoas não sabem como colocá-lo em prática.

Um bom planejamento é capaz de indicar se o negócio irá ou não prosperar. E não pense que você precisa definir tudo antecipadamente e seguir tudo à risca.

Planos mudam por inúmeras razões. Revisar a estratégia e decidir mudá-la não é um problema se for uma decisão tomada com consciência e embasada em dados.

Conheça seu cliente

Para abrir um negócio ou criar um novo produto é importante conhecer muito bem o cliente para atender e entender suas expectativas e necessidades.

Vá além de pesquisas quantitativas, sobre faixa etária, sexo ou renda mensal. Essas informações são importantes, mas mais do que isso é preciso entender quais são os hábitos de consumo e padrões de comportamento do cliente.

Não ter um perfil de cliente bem definido pode fazer com que você, na ansiedade de querer atrair todos, cometa erros e perca boas oportunidades para o seu negócio.

Seja competitivo

Talvez essa seja uma das etapas mais desafiadoras durante o processo de fazer com que uma empresa cresça financeiramente.

Descobrir um diferencial e ser competitivo exige criatividade, muito conhecimento em relação ao mercado e ao consumidor e estratégia.

E não se engane pensando que você pode ser competitivo apenas em relação ao preço. Claro que o preço é um fator de influência na decisão do cliente, mas não é a única variável a ser considerada.

Divulgue sua empresa

Hoje, divulgar sua marca é muito mais fácil graças à internet. O advento da venda por meio das redes sociais permite divulgar valores e interagir de forma mais próxima com o público-alvo.

Neste aspecto é muito importante ressaltar que o uso desses canais de comunicação deve ser apenas para divulgação de produtos. Não misture assuntos pessoais ou use o espaço sem critérios. Esse deve ser mais um meio de comunicação para o negócio.

Fluxo de caixa

Ok, todas as etapas anteriores foram seguidas. Ainda assim, você não vê a empresa crescendo financeiramente. Afinal, você não sabe para onde o dinheiro está indo ou de onde e quando ele vem. Isso acontece porque o seu fluxo de caixa não está sob controle.

A organização, principalmente financeira, é o que vai manter e fazer o negócio crescer. Por isso, é extremamente importante registrar todas as receitas e despesas, mesmo que sejam valores muito baixos. Qualquer quantia que entra ou sai do caixa precisa ser registrada. Ter o próprio negócio é sim um grande desafio, mas com planejamento e estudo é possível garantir o sucesso. Por isso, agora que você já sabe as principais etapas de como fazer a empresa crescer financeiramente, pode colocar a mão na massa e começar!