Animais / Amarelo
Em meio às discussões do Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental e prevenção do suicídio, um vínculo que faz parte da rotina de milhões de brasileiros ganha cada vez mais atenção da ciência: a relação entre pessoas e animais de companhia. Cães e gatos podem representar companhia, afeto, presença e conexão em diferentes momentos da vida. Embora um animal não substitua tratamento psicológico ou psiquiátrico, pesquisas científicas vêm investigando de que maneira a interação e o vínculo humano-animal podem estar relacionados a aspectos da saúde mental. Meta-análise publicada no Journal of Global Health reuniu 35 estudos randomizados, envolvendo 2.391 adultos, e encontrou associação entre intervenções assistidas por animais e redução de sintomas de depressão, ansiedade e estresse.
Inclusão Digital
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, estará com inscrições abertas no período de 2 a 4 de setembro para a 4ª edição do projeto de extensão Informática para a Terceira Idade. Voltado para moradores de São Carlos e região com 60 anos ou mais, o curso busca aproximar o público sênior do universo tecnológico, oferecendo treinamento básico e gratuito. Coordenado pelo professor Lucas Pascotti Valem, o curso tem como missão promover a cidadania e a inclusão digital. Mais informações: (16) 3373-9717.
Sem Aposta
Pesquisa realizada pela Cruz Consulting com beneficiários de programas sociais do governo federal nas 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo mostra que 83,47% dos entrevistados nunca utilizaram plataformas de apostas esportivas. O levantamento foi realizado nos dias 3 e 4 de setembro. De acordo com os dados apesentados, 12,63% afirmaram que já apostaram, mas não utilizam atualmente as plataformas, enquanto 3,9% disseram que ainda fazem uso das bets.
Testamentos Crescem
Apesar do número recorde de testamentos registrados no Brasil, o tema ainda é cercado de tabu, silêncio e desconhecimento no dia a dia das famílias. Fala-se pouco sobre planejamento sucessório, e boa parte da população sequer sabe como funciona o processo ou o que, de fato, pode ser tratado em um testamento. Dados do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) mostram que o número de brasileiros que optam por registrar um testamento nunca foi tão alto: o país registrou 38.740 testamentos em 2025, o que contribuiu para um crescimento de aproximadamente 21% em relação aos últimos cinco anos.
