Alex Collmer (*)
Há um equívoco comum de que as tecnologias que requerem o envolvimento humano são necessariamente menos valiosas do que seu conjunto de pares mais automatizado. Isso certamente é verdade em alguns casos, mas como todas as generalizações, falha em outros. Tenho a convicção de que uma das áreas que se decompõe está na análise e na criação de ativos criativos, principalmente aqueles usados para marketing.
Desde o início da VidMob, acreditamos que essa teoria se quebrou de duas maneiras, ambas criando oportunidades para nossa empresa. Primeiro, acredito que soluções de tecnologia pura para criação seriam insuficientes por definição. Ferramentas criativas programadas tornam os processos mais fáceis. Se a empresa X e a empresa Y estão usando criadores de modelos semelhantes, seu investimento em marketing será, pelo menos em parte, o marketing de seu concorrente de aparência semelhante.
Por outro lado, a promessa central dos mecanismos criativos dinâmicos é que, dados os processos, algum deles vai funcionar. É a lei dos números. Nassim Taleb captou isso de maneira brilhante em seu grande livro, Fooled By Randomness, quando postulou que se você der uma máquina de escrever a um milhão de macacos, um deles certamente escreverá A Ilíada. Seu ponto era que você não iria querer pagar a esse macaco um bônus de assinatura na esperança de que ele escreva a próxima Odisséia.
Mas as preocupações de um profissional de marketing são diferentes. Não tenho medo do avanço da realeza. Em vez disso, tenho medo de forçar 999.999 pessoas a ler o que os outros macacos escreveram – com minha marca estampada na capa.
. Quando se trata de sua marca, não há nada mais caro do que um profissional ruim, mesmo quando é gratuito – Em segundo lugar, acredito que a tecnologia pura não era o melhor caminho para gerar retorno aos nossos investidores. Afinal, se um problema é fácil de resolver, todos o resolverão. E, como resultado, existem inúmeros criadores de modelos, editores algorítmicos e ferramentas dinâmicas de criação/personalização hoje.
Neste campo, não há nada que possamos fazer que Facebook, Amazon, Google ou quase qualquer outra marca com recursos de engenharia quase infinitos não possam fazer tão bem. Então, focamos na interseção de tecnologia e serviços humanos, não porque era fácil, mas porque era difícil (desculpe JFK). Nossa missão era e é construir tecnologia que aprimore a criatividade humana.
. Uma plataforma para aumentar as habilidades humanas – Eu li uma citação que me marcou. Tratava-se de temores gerais em torno da IA e do impacto que isso teria nos empregos: “Você não vai perder seu emprego para uma IA, mas você vai perdê-lo para alguém que usa IA melhor do que você”. Embora eu saiba que isso não é verdade em todos os setores, ele se encaixa com o que vemos acontecendo na VidMob em ambas as metades de nossa plataforma: dados e criativos. Em nosso contexto, acho que ambos os lados se alinham no quadrante superior direito da matriz de avaliação de impacto de IA de Kai-Fu Lee.
(*) – É CEO e fundador da VidMob (https://www.vidmob.com/).