125 views 5 mins

Social Trading e plataformas de investimento no Brasil

em Mercado
sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Imagem: Pexels

Com o avanço do interesse pelo mercado financeiro e a profissão de trader, novas possibilidades vem surgindo para dar oportunidade a novos investidores, ou mesmo, pessoas já experientes.

O social trading é uma modalidade de investimento que se tornou bastante popular nos últimos anos e vem sendo praticado por diversos traders profissionais. A estratégia permite que investidores copiem as trades de outro investidor, que possua relevância (experiência e histórias de sucesso).

Essa modalidade acontece com o compartilhamento de técnicas, estratégias e traders para o processo de tomada de decisão. Em palavras simples, o social trading acontece quando um trader usa fundos para, de forma proporcional, copiar os trades de outro investidor.

Como surgiu o social trading?

Tudo começou pelo interesse que os traders iniciantes tinham em pessoas que alcançavam sucesso no trading. Anteriormente, quem queria saber mais como atingir êxito em suas estratégias, assinava a newsletter de traders famosos. Este foi o ponta pé inicial que, com o avanço da internet, pode evoluir para uma rede de possibilidades e interação entre pessoas com o mesmo objetivo.

O surgimento das mídias sociais motivou instituições financeiras a seguirem um modelo parecido: nasceram as plataformas especializadas em social trading, as quais se tornaram um verdadeiro estouro no mercado financeiro.

Empresas como eToro, ZuluTrade (pioneiras na modalidade), e tantas outras, permitem que haja uma interação entre traders, de modo que o conhecimento seja compartilhado. Traders conseguem, hoje, acessar dados estatísticos importantes que serão de enorme importância para uma tomada de decisão.

Vantagens do social trading

A modalidade de investimento social trading, embora recente, alcançou um sucesso bem interessante entre os curiosos e profissionais do Trading.

Com o avanço da internet e as novas mídias de interação, a comunicação e o relacionamento virtual tornou-se diferente. Compartilhar e interagir são as palavras mais certas para mostrar a vontade de usuários da web 2.0.

No mercado financeiro não foi diferente. Com o surgimento das social trading, algumas vantagens em fazer parte de uma, podem ser elencadas:

  • É possível ganhar mesmo para quem ainda está aprendendo;
  • É mais fácil ter contatos interessantes e construir uma carteira de investidores.
  • A captação do mercado de negociação é muito mais rápida
  • Acessar informações de maneira rápida e segura se tornou muito mais fácil.

Plataformas de Social Trading no Brasil

Atualmente existem diversas plataformas que permitem a modalidade do social trading e, cada uma delas possui funcionalidades específicas. No Brasil e no mundo, você pode escolher a que melhor se encaixa no seu perfil e nos seus objetivos.

As empresas mais famosas de social Trading são:

  • eToro
  • TradingView

Principais características do Social Trading

Confira algumas das características dessa modalidade do mercado financeiro:

  • As plataformas jogam com transparência: o usuário tem acesso às estatísticas de cada trader, na maioria das plataformas
  • Há várias possibilidades de monetização
  • Há um verdadeiro fluxo de informações entre investidores e especuladores
  • Há uma cooperação entre traders

Desvantagens do social trading

Assim como toda modalidade e estratégia, o social trading possui os seus riscos. Utilizar conhecimento compartilhado requer sagacidade, por isso, é importante ficar de olho e sempre atualizar-se para não entrar em prejuízo. Entre as principais desvantagens do social trading, pode-se destacar:

  • Nem sempre os traders vencedores têm sucesso
  • Nem todos os traders são confiáveis

Embora haja meios para evitar tais situações, um trader iniciante precisa de muita atenção para diagnosticar tais problemas.

Como iniciar no social trading?

Ser trading requer bastante dedicação, paciência e estar sempre de olho nas atualizações. Quem deseja iniciar no mercado financeiro pelo social trading deve, primeiramente, buscar entender bem a modalidade e conhecer as principais plataformas.

Buscar conhecimentos em sites especializados, como o tradingnobrasil.com podem ser caminhos que façam a sua jornada ficar mais fácil.

O social trading tem suas vantagens e desvantagens, como destacamos neste artigo, cabe a cada trader avaliar o melhor para suas estratégias.