100 views 3 mins

Você já ouviu falar em Dark Kitchen?

em Mercado
quinta-feira, 05 de março de 2020

Jhonathan Ferreira (*)

Conceito de restaurantes disponíveis apenas em apps de delivery tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Conhecido como restaurante fantasma, restaurante virtual ou ainda, ghost restaurant, o nicho de Dark Kitchen é um serviço de alimentação, sem a disponibilidade de comer no local físico. O conceito surgiu com a popularização dos apps de delivery no país.

O formato tem ganhado cada vez mais adeptos. Desde os afetados pela crise de desemprego, que tem preparado refeições em casa, até chefes e restaurantes renomados que preferem montar cozinhas separadas para não atrapalhar o fluxo dos seus restaurantes tradicionais.

Baixo custo operacional – As Dark Kitchens não possuem um restaurante, de modo que os clientes não podem comprar seus alimentos pessoalmente. E esse é o grande diferencial das dark kitchens, já que são administradas por uma empresa especialista em operar cozinhas profissionais dedicadas para o serviço de entrega, onde a estrutura pode ser compartilhada por diversas marcas e especialidades gastronômicas. Esse tipo de operação também possibilita ter uma localização em áreas de aluguel baixo e espaços menores, ou até mesmo dividindo o espaço com outra Dark Kitchen, economizando ainda mais.

Compartilhamento de negócio – No conceito de “dark kitchen” é possível também que os operadores explorem a combinação de diversos tipos de culinária em um único espaço. Assim, embora a redução de custos seja uma grande vantagem, talvez o verdadeiro impulsionador seja o crescimento previsto do mercado de apps de delivery.

Maior produtividade – Como há menos tarefas internas, é possível produzir mais com uma melhor qualidade nas atividades centrais. Com um espaço menor para cobrir, o nível de eficiência da produtividade diária tende a crescer consideravelmente. Dessa forma, a marca consegue atender um número maior de clientes sem precisar aumentar o efetivo.

Vantagens das Darks Kitchens: Menu flexível; Cozinha compartilhada;
Delivery eficiente; Menor investimento financeiro; Localização em áreas com aluguéis mais baixos; Maior lucratividade; e Rapidez e eficiência no atendimento.

(*) – É o fundador da Neo Delivery (www.neodelivery.com.br).