Tendências de hiperpersonalização de soluções financeiras

Pedro Santiago (*)

Na última década, temos visto o florescer de tecnologias que permitem que usuários tenham experiências cada vez mais personalizadas. Hoje, por exemplo, você entra no Netflix e vê o conteúdo que é personalizado para você. Ao entrar em qualquer plataforma de e-commerce, é possível ver produtos que lhe interessam. Essa personalização ganhou força e se tornou o que chamamos de hiperpersonalização.

Em linhas gerais, trata-se de promover uma experiência customizada em toda a jornada do cliente, em tempo real, desde o primeiro contato até o pós-venda. Já pensou como isso se aplica no setor financeiro? As fintechs já entenderam essa tendência e saíram na frente em entregas altamente personalizadas. Sob o modelo de “Bank As A Service”, essas iniciativas conseguem identificar as necessidades específicas de cada negócio e oferecer uma gama de ferramentas financeiras.

Por meio dessa inteligência e modelo de atuação, as PMEs ganham importantes aliados para, não só aumentar seu poder de venda, mas também atrair, manter e engajar novos clientes. Outra vantagem da hiperpersonalização de soluções financeiras é que ela promove uma democratização de acesso, permitindo que gestores de pequenas e médias empresas (que são a força motriz do país), ganhem acesso a serviços bancários e escala.

Oferecer cashback, PIX, crédito consignado privado e antecipação de recebíveis são apenas alguns dos serviços que podem ser estudados e desenvolvidos por empresas dos mais diversos setores, usando seu contexto para que cada um desses serviços seja executado de forma totalmente personalizada. O ponto principal a se entender aqui (e explorá-lo da forma mais positiva possível) é que toda PME agora pode ser uma fintech. Essa é uma tendência que está se consolidando e quem não entender seu ritmo, ficará de fora do mercado. Já pensou sobre isso?

(*) – É Co-fundador da Idez, fintech especializada em serviços financeiros para PMEs.

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