96 views 3 mins

Inteligência artificial na análise e previsão de resultados contábeis

em Mercado
segunda-feira, 26 de outubro de 2020

A Totvs, maior empresa de tecnologia do Brasil, anuncia o lançamento do Totvs Carol Painel Contábil, uma solução que faz uso da inteligência artificial para automatizar as análises contábeis das empresas. Com a plataforma, os clientes passam a ter maior previsibilidade dos resultados da empresa, otimizam processos como controle de caixa e análise de lucros e prejuízos.

Além de apresentar uma avaliação automática e gráfica do comportamento das contas contábeis da organização, o Totvs Carol Painel Contábil compara o período atual com períodos anteriores para identificar e apontar, de forma automática, os itens que estão fugindo da normalidade, sem a necessidade do contador elaborar relatórios manuais e avaliar item a item para identificar tais variações.

Outra função importante da plataforma é a capacidade de gerar previsões de resultados contábeis. Também com uso da inteligência artificial, o sistema consegue analisar com eficiência e precisão uma quantidade de dados contábeis, identificar padrões e aprender a tratar os diversos tipos de movimentos para projetar os saldos de despesas e receitas futuras.

“O uso da inteligência artificial do Carol Painel Contábil impacta diretamente a produtividade dos times de contabilidade das empresas, pois automatiza uma série de processos, como análises de relatórios mensais, uma tarefa que toma tempo e que é passível de erros. Agora, as empresas podem direcionar o foco das equipes de contabilidade para atividades voltadas à gestão estratégica”, afirma Rodrigo Sartorio, diretor de produto da Totvs.

A empresa Laticínios Catupiry, que testa a solução integrada em seu ERP desde o mês de abril, observou que as previsões fornecidas pelo Carol Painel Contábil são de alta taxa de precisão. “Passamos a ter mais segurança nas nossas tomadas de decisão com o uso do painel, já que podemos ter agora dados confiáveis, de forma muito simples e rápida. É muito importante poder contar com a visibilidade de distorções e predição de resultados”, afirma Paulo Bindo, gerente de informática da Laticínios Catupiry. Fonte e mais informações: (http://www.totvs.com.br).