82 views 5 mins

Saia da zona de conforto e comece a carreira de fashion photographer

em Mercado
quinta-feira, 22 de abril de 2021

A carreira de fotógrafo de moda envolve as diversas técnicas da fotografia e o fascínio do mundo fashion. Por conta do dinamismo e da agitação que rodeiam a profissão, ela acaba sendo muito valorizada. Mas é preciso muita criatividade, esforço e persistência para se destacar e fazer seu nome dentro do mercado.

Atuando como fotógrafo há mais de 10 anos, Lineker Pires atualmente vive uma nova fase de sua carreira em Dubai, onde está envolvido em projetos profissionais na área da moda. Ele começou no universo da fotografia no interior de Goiás, onde cobria eventos simples como casamentos, festas de 15 anos e ensaios newborn – aqueles voltados para fotografar bebês recém-nascidos.

Mais tarde, os eventos simples em que trabalhava se transformaram em desfiles de grandes marcas e grifes. Sua relação com o universo da moda se tornou mais intensa quando se mudou para a capital Goiânia, e, alguns anos mais tarde, para São Paulo. A trajetória de um fotógrafo de moda, por mais que seja rodeada de glamour, não é feita apenas de partes boas.

Lineker aponta algumas dificuldades que um fashion photographer pode enfrentar tentando crescer na área.

“É uma luta diária. No mundo da moda, você precisa fazer um trabalho de qualidade com entrega rápida. Isso faz total diferença, mas são muitas noites sem dormir editando os editoriais, por exemplo. Nem tudo é perfeito como se mostra nas redes sociais. Nos bastidores, há muitos ‘nãos’ na cara, mas o importante é você não se perder no caminho e continuar persistindo”.

O especialista separou algumas dicas para quem quer ingressar na carreira com o pé direito. O investimento financeiro inicial, por exemplo, não precisa ser tão alto. “Apenas uma câmera e um flash já dão conta do recado no começo e esses equipamentos também não precisam ser de última geração. Para sair do conforto e montar um portfólio diferenciado, é preciso explorar e praticar muitas poses, enquadramentos e ângulos inusitados.

“Não tenha vergonha de ousar. Deixe sua criatividade fluir, busque referências, e, principalmente, pratique todos os dias, até que um dia isso se torne normal para você e te traga bons resultados”, aconselha. Na moda, os principais trabalhos relacionados à fotografia envolvem modelos e itens de vestuário. Para mandar bem, o profissional, segundo ele, precisa dominar certos tipos de conhecimento técnico.

“Uma noção básica de enquadramento e ângulo, luz, edição e direção são os principais pontos para fazer de você um grande profissional do ramo”. Ele destaca alguns truques, como a regra dos terços. “A regra dos terços é um tipo de composição muito utilizada. Os elementos importantes da fotografia são colocados respeitando uma grade de 3 × 3 (um jogo da velha), que divide igualmente a imagem em nove partes. Ou seja, o foco de interesse deve estar na interseção dessas linhas”, explica.

“Também fotografo de baixo para cima, para alongar a modelo. Em relação à iluminação, amo luz natural. Se for flash, gosto de uma luz 45 graus à direita. Na hora da edição, sempre prefiro algo leve. Tente deixar a sua foto a mais pronta possível, para que no pós você só se encarregue de realçar a beleza da modelo”, recomenda.

A principal dica, contudo, é não desistir do sonho. “Muitas pessoas vão falar que você não é capaz, mas se você realmente ama a profissão, acorda e dorme pensando em fotografar moda, siga seu coração. Nunca fiz nenhum curso; sempre fiz o que eu acredito e deu muito certo. Me orgulho muito de onde”. AI/Black Comunicação.