A longevidade vem ganhando força no ambiente corporativo, trazendo um novo olhar para a diversidade etária, fruto do trabalho de profissionais acima dos 50 anos que vêm se destacando no mercado de trabalho, mesmo que ainda com muitos desafios.
Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a população brasileira vai envelhecer de forma acelerada nos próximos anos, chegando a uma porcentagem de 40,3% de pessoas com 90 anos ou mais.
Apesar disso, o último Relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2022 do Great Place to Work® Brasil ainda aponta que apenas 25% das empresas respondentes têm ações de diversidade planejadas para o público 50+.
De olho nesses profissionais, o Grupo Elfa, um dos principais provedores de soluções e serviços logísticos de saúde do Brasil, criou o Programa Talento Sênior, que tem como propósito atrair e engajar profissionais com 50 anos ou mais, e cujas inscrições para a turma 2023 já estão abertas.
Além de ser uma oportunidade de retorno ao mercado de trabalho, a iniciativa capacita e integra os colaboradores, promovendo o desenvolvimento de novas competências, em prol, além da diversidade, da efetiva inclusão.
Os candidatos selecionados irão atuar em áreas estratégicas da companhia, participando de treinamentos técnicos e comportamentais, para, por meio do desenvolvimento de projetos, colocar em prática tudo o que aprenderem. O objetivo desse processo é permitir aos Talentos Seniores construir um novo caminho em suas carreiras.
“Estudos demonstram que a diversidade amplia a produtividade e estimula um clima organizacional positivo, ou seja, não oferecer oportunidades para esses profissionais é um grande erro estratégico. Por isso, é necessário, cada vez mais, atrair essa população, tão rica em experiência”, afirma Fred Lopes, CHRO e CSO do grupo.
As inscrições devem ser feitas pelo site (https//talentoseniorelfa.com.br) e as oportunidades serão para atuar nas cidades de São Paulo, Santos, Belo Horizonte, João Pessoa e Pinhais.