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Inteligência emocional na busca para o sucesso profissional

em Mercado
sexta-feira, 02 de setembro de 2022

Segundo a lista da Ibovespa, no Brasil a média anual de remuneração de um CEO é de cerca de R$11,28 milhões/ano, valor que representa até 75 vezes mais que a remuneração de um colaborador.

Essa diferença unida a uma cultura de startup, onde a maioria dos líderes estão abaixo dos 40 anos, faz surgir um fenômeno entre profissionais que buscam o sucesso imediato, sem levar em consideração o desenvolvimento de um ponto fundamental quando o assunto é carreira: a inteligência emocional.

Um levantamento da PageGroup mostrou que a inteligência emocional é apontada como uma das habilidades mais valorizadas por 33,8% dos líderes de grandes empresas na América Latina, porém ainda pouco desenvolvida por muitos. “Negócios são feitos por pessoas e pessoas são movidas por emoções. Se a pessoa não tem contato com suas próprias emoções, como ela espera lidar com os outros? Ou mesmo com si próprio?

Saber reconhecer as próprias emoções é um processo essencial para que o profissional saiba administrar as fatalidades, os imprevistos e as questões do dia a dia de uma empresa. Sem isso, a pessoa tende a ter uma carreira mais limitada e até mais infeliz, uma vez que ela não conseguirá ter uma visão mais abrangente”, explica a coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten,

Ela aponta as dificuldades inclusive no processo de seleção dos candidatos, uma vez que muitos estão capacitados, porém, a falta de inteligência emocional faz com que tenham um comportamento imaturo no momento das entrevistas, ou mesmo durante o trabalho. “A cultura do sucesso a todo custo apaga a importância do processo, do aprendizado, do crescimento pessoal e profissional.

Entender o que se quer é muito importante, mas nem todo mundo é um gênio da tecnologia, a maioria das pessoas vai encontrar o sucesso no dia a dia do trabalho e, às vezes, nas tarefas que não são as mais prazerosas está um aprendizado enorme. Se a pessoa não tem inteligência emocional para perceber isso, ela vai perder oportunidades em prol de um sonho inatingível.

Para Daniella um profissional emocionalmente inteligente tem características que o levam para o sucesso, como:

• Reconhecer as próprias emoções e os limites dos outros.
• Enxerga todos como seres humanos.
• Tem motivação interna e sabe que os fatores externos não podem ser determinantes para o sucesso.
• Busca sempre ter uma visão positiva e otimista.
• Tem controle emocional e sabe quando e como se expressar.
• Sabe dar e ouvir feedbacks.
• Usa as críticas de forma construtiva em prol do seu desenvolvimento.
• Consegue manter a calma em situações de pressão.
• Reconhece a importância de cada um no processo e evita a competitividade tóxica.
• Entende o seu papel na empresa.
• Sabe identificar pontos fracos, conflitos e melhorias.
• Enxerga desafios e oportunidades em vez de problemas.
• Tem empatia e respeita a opinião e os sentimentos alheios.