83 views 2 mins

Proximidade dos pais com as crianças é presente durante quarentena

em Mercado
quinta-feira, 16 de abril de 2020

Vale brincar, fazer comida, estudar, contar e ler histórias, conversar, tudo isso juntos. Foto: folhadecampolargo.com/reprodução

Há uma expressão da cultura indígena que diz que a presença de uma pessoa é um presente para as demais. É pensando desta maneira que os pais devem encarar a quarentena em casa com os filhos, segundo a pedagoga Susanna Artonov, mestre em Educação e professora de Pedagogia da São Judas/Campus Unimonte. “Há muito temos percebido que a ausência dos pais em casa gera ansiedade nas crianças. Então, esse isolamento social imposto pela pandemia é um grande momento para pais e filhos partilharem experiências que não estavam tendo juntos”, explica a especialista.

Vale brincar, fazer comida, estudar, contar e ler histórias, conversar, tudo isso juntos. Esse pode ser um momento bastante rico de convivência e aprendizado entre pais e filhos, desde que bem aproveitado. “Ambos estão tendo a chance de aprender a conviver e a se respeitar, saindo fortalecidos desta relação”. Não basta assistir à tevê juntos ou ficar cada um no seu celular. A pedagoga recomenda que as crianças façam parte da organização da casa. “Eles podem separar talheres, coisas nas gavetas, trabalhando conceitos da educação de maneira útil, ou, ainda, separar os brinquedos que não usam para doar”.

Mesmo na quarentena, é importante que as crianças tenham uma rotina, com horários para se alimentar, dormir e fazer as atividades da escola. Tudo isso pode ser estabelecido com a própria criança, para que ela aprenda a ter autonomia, confiança e diálogo. Susanna indica também usar a tecnologia de forma útil neste período. “Tem videoaulas de tudo na internet. Esse material pode ser explorado por pais e filhos. Vale até aproveitar a quarentena para fazer um reforço escolar com o filho em alguma matéria que ele estava com dificuldades. Há tempo para isso”.