96 views 2 mins

Pix: 1º de junho é prazo final para cadastro de empresas

em Mercado
quarta-feira, 27 de maio de 2020

Se encerra em 1º de junho o prazo para cadastro de instituições financeiras e de pagamento que desejam aderir ao Pix, sistema de pagamento instantâneos do Banco Central. A adequação ao Pix é opcional às empresas que possuem até 500 mil contas de clientes ativas. Para as entidades que ultrapassam esse limite, a integração é obrigatória. José Luiz Rodrigues, especialista em regulação e sócio da JL Rodrigues, Carlos Átila & Consultores Associados , explica que o Pix é a transferência eletrônica de fundos que acontece em tempo real, sete dias por semana.

“Com lançamento previsto para novembro, o Pix consiste em um arranjo instituído pelo Banco Central para disciplinar serviços de pagamentos instantâneos com velocidade, conveniência e segurança. Para que funcione, as instituições participantes deverão oferecer aos seus clientes, usuários finais, uma Conta Transacional, que é uma conta cuja finalidade é o pagamento e o recebimento de pagamentos instantâneos. Esta conta pode ser de depósito à vista, poupança ou de pagamento pré-paga.

Tais operações de pagamentos instantâneos contarão com infraestrutura de liquidação centralizada, o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI)”, explica o especialista. As empresas interessadas em disponibilizar essa inovação aos seus clientes devem consultar a lista de informações necessárias para cadastro na Carta Circular nº 4.006/2020. Os dados cadastrais precisam ser enviados por e-mail, para o endereço: ([email protected]).

“O Pix será uma nova modalidade de pagamento em adição às já existentes: DOC, TED, boletos e cheques. Com sua implementação, teremos um ambiente de negócios mais inclusivo, que tende a aumentar a competição entre instituições participantes e a oferta de serviços aos consumidores. O objetivo do Bacen é trazer tecnologia, agilidade, inclusão e competição para o mercado, sempre com segurança e conveniência”, finaliza Rodrigues. Fonte e mais informações: (http://jlrodrigues.com.br/).