111 views 3 mins

Paredes de concreto: sistema construtivo permite rapidez e qualidade

em Mercado
quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

O setor de construção civil está constantemente em busca de meios para melhorar seus processos, buscando alternativas diferentes e benéficas para torná-los mais rápidos e com qualidade. Quando falamos em novas formas de construir, podemos citar as paredes de concreto: estrutura e vedação formadas por um único elemento moldado in loco. Essa solução construtiva pode ser utilizada na construção de casas térreas, sobrados, edifícios de até cinco pavimentos padrão e, em casos especiais, em edifícios com até trinta pavimentos.

Fábio Camargo, diretor da Camargo Química, explica que o mais interessante desta tecnologia é a racionalidade e o custo competitivo que pode agregar às obras. “Este modelo de construção permite fazer um planejamento completo e detalhado da obra. Ele reduz as atividades artesanais e improvisações, contribuindo para diminuir o número de operários no canteiro”, complementa.

As paredes são moldadas no próprio canteiro, com a utilização de fôrmas adaptadas para cada tipo de projeto. As fôrmas podem ser de aço, alumínio ou plástico, dependendo dos requisitos da construção. Porém, as mais utilizadas são de plástico, já que o material é leve, fácil de manusear e tem baixo custo. Camargo explica que, antes de tudo, é importante que se execute uma laje na cota do terreno, para que se constitua um apoio ao sistema de fôrmas e elimine a possibilidade de se trabalhar em um terreno bruto e desnivelado.

“Quando comparada à construção com alvenaria, a execução de um único imóvel com paredes de concreto pode ser até 12% mais barata, tornando o processo mais vantajoso para construções em grande escala”, ressalta Camargo.
Outros benefícios deste tipo de sistema construtivo são: rapidez de execução; diminuição de custos; redução de acidentes de trabalho; e aumento de qualidade e produtividade.

O mercado está em expansão, principalmente pelo aumento na busca por construções de casas populares. As obras do projeto Minha Casa Minha Vida utilizam essa tecnologia, por exemplo. Segundo especialistas, no sistema de paredes de concreto a velocidade de execução da obra é 50% superior ao que se leva em uma obra convencional. Fonte e mais informações: (www.camargoquimica.com.br).