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Aumento de vendas e a reciclagem de resíduos eletroeletrônicos trazem reflexão

em Mercado
terça-feira, 12 de setembro de 2023

Nilson Maestro (*)

Muito já se fala em Black Friday, mesmo que a data ainda esteja um pouco distante. A startup Nubimetrics, por exemplo, apontou que há esperanças de altas de vendas de ares-condicionados e ventiladores para a data. O infográfico da Globo, Panorama Do Consumo Na Black Friday 2023, apontou que 62% dos respondentes da classe AB pretendem comprar na Black Friday e quase 50% das pessoas (independente da classe) se preparam para a Black Friday. Essa é uma das datas, se não a mais, importante para o comércio varejista do mundo todo.

Os dados apontam que o consumidor já mostra intenção de compra, e isso demanda atenção dos varejistas e da indústria, mas não só pela parte óbvia. Apesar de ser uma época de programação e organização de estratégias de vendas, também é necessário organizar ações de reciclagem. Com novos eletroeletrônicos e eletrodomésticos na mira dos desejos do consumidor, há uma alta na geração de resíduos, fruto dos equipamentos antigos que serão descartados agora.

Claro que há casos em que um produto não está sendo substituído, mas no quadro geral, trocas são mais comuns. Por exemplo, quem compra um ar-condicionado pode nunca ter tido outro produto dessa natureza, mas pode estar trocando um ou dois ventiladores antigos pelo novo equipamento. Quase sempre há resíduo, que necessita de uma destinação adequada.

É nesse ponto que é preciso levar o conhecimento a respeito do descarte ambientalmente adequado dos resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos à população, assim como o conhecimento da possibilidade de reciclagem de, praticamente, 100% desses resíduos. Conscientizar a sociedade dessa necessidade, de um descarte sustentável, é essencial e gera retornos para toda a cadeia envolvida, afinal a matéria-prima reciclada volta para a indústria, há a diminuição na poluição e o consumidor continua a usufruir de eletroeletrônicos e eletrodomésticos cada vez melhores, sem acúmulos ou prejuízos.

É preciso tornar natural para o consumidor que a hora de comprar, também é a hora de descartar. Uma associação e naturalização de processo. Apenas mais uma etapa. Para realizar o descarte adequado, é preciso encontrar um ponto de recebimento de resíduos, e existem milhares deles espalhados por todo o Brasil.

Diversas instituições estão prontas a lidar com esse tipo de resíduo, e muitas delas possuem acordos com comércios e pontos de venda variados para deixar coletores espalhados por toda a cidade, a fim de já garantir que o descarte ocorra no momento de uma nova compra. Caso o consumidor não encontre um desses ecopontos na loja ou centro comercial em que está, é possível usar ferramentas de busca online para encontrar pontos espalhados por todo o País.

Além disso, vale ressaltar que é importante que o equipamento não seja desmontado ou destruído antes de ser levado ao ecoponto, já que todo o processo da logística reversa e reciclagem precisa ser feito por profissionais qualificados, a fim de evitar contaminações ou riscos à saúde do cliente. Apesar da logística reversa começar com o cliente, seu papel é apenas o inicial, embora seja o mais importante. Todos os outros procedimentos serão feitos de maneira adequada nos locais e com ferramentas próprias para isso.
Conforme a população ganha consciência de seu papel, mais sustentável tornamos a cadeia de consumo e tratamento de resíduo, possibilitando a preservação do meio ambiente, segurança, conforto aos consumidores e que toda alta de consumo seja absorvida de forma sustentável.

(*) É presidente da ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos.