118 views 5 mins

O que os brasileiros compram com cripto?

em Mercado
terça-feira, 06 de junho de 2023

O uso de criptoativos no cotidiano dos brasileiros já é uma realidade. Treze anos após a primeira compra de duas pizzas com 10 mil Bitcoins, marcando a primeira transação cripto da história, a Binance, provedora líder de infraestrutura para o ecossistema blockchain e de criptomoedas no mundo, promove a liberdade financeira, tornando realidade o uso das criptomoedas na rotina de pessoas ao redor do mundo. Com essa missão, a Binance lançou no Brasil, no fim do ano passado, o Binance Card, depois da Argentina e antes de lançar na Colômbia, os três países da América Latina onde o produto está disponível.
 
O Binance Card permite que os usuários façam compras e paguem contas com a moeda local ou mais de 13 criptomoedas, incluindo Bitcoin, Ethereum e BNB, em mais de 100 milhões de estabelecimentos físicos e online em todo o mundo. O comerciante recebe o pagamento na moeda local.
 
Os brasileiros, antenados em tecnologia e em tudo o que diz respeito ao universo digital, colocaram o Brasil como um dos principais mercados criptos globais e entre os cinco maiores para o Binance Card. Para refletir tamanha adesão, a exchange fez um levantamento de onde os brasileiros vêm usando seus criptoativos em compras com o cartão. Supermercados e pequenos mercados lideram a fila.
Aplicativos de transportes e assinaturas de streamings vêm em seguida e representam uma grande parcela das compras feitas com o cartão cripto da Binance, maior exchange de criptoativos do mundo. Cafés e restaurantes também são locais em que os usuários lançam mão de seus Binance Cards para pagar as compras.

As preferências de argentinos e colombianos
Além do Brasil, o Binance Card foi lançado em outros dois países da região: o primeiro foi a Argentina, em agosto de 2022, e depois a Colômbia, em março deste ano. A pesquisa da Binance também olhou o consumo com o cartão cripto nestes países, o que mostrou hábitos de uso diferentes entre cada um deles.
 
Na Argentina, a maior parte dos usuários usa o Binance Card em lojas de varejo em geral, seguida por mercados e cafés e restaurantes. Também se destaca no país o uso do cartão cripto em compras online e pagamentos digitais.
 
Enquanto isso, na Colômbia, grandes lojas de varejo são o local onde as criptomoedas são mais comumente usadas para compras via Binance Card, seguidas pelo pagamento de serviços de transporte. Em terceiro lugar, vêm os cafés e restaurantes.
 
Latino-americanos aderem aos cartões cripto
A compra de produtos e serviços com criptomoedas é uma prática crescente em todo o mundo. De acordo com um estudo da Deloitte Research, quase 75% das empresas de consumo dos EUA planejam aceitar pagamentos em criptomoeda até o final de 2023, 87% desses concordam ainda que a funcionalidade tratá vantagem competitiva. Já um estudo da Mastercard, realizado em 2022, relata que 51% dos consumidores latino-americanos já fizeram uma transação com criptoativos.
 
“O Binance Card conecta as criptomoedas e o mercado financeiro tradicional, e traz as criptomoedas para o dia-a-dia do usuário: comprar pão na padaria, pagar o jantar com os amigos ou a corrida de carro”, afirma Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil. “Com o desenvolvimento do cartão, a Binance demonstra nossa capacidade de inovar e oferecer produtos que atendam as demandas de nossos usuários locais”, continua.
 
Globalmente, o Binance Card possui mais de 2,3 milhões de usuários cadastrados e mais de 13 milhões de transações em mais de 40 países, facilitando o uso das criptomoedas no dia a dia. A Binance planeja continuar a expandir o cartão para novos mercados ao redor do mundo.