98 views 5 mins

O Direito do futuro já começou: seu escritório está preparado?

em Mercado
quinta-feira, 02 de dezembro de 2021

Rafael Caillet (*)

Com os avanços tecnológicos presentes na sociedade crescendo gradualmente, em um âmbito global, a população como um todo tem passado por transformações, seja na forma de se comunicar, realizar tarefas cotidianas, entre outras atividades. No entanto, a forma de trabalhar tem sido uma das áreas que mais recebe ferramentas para evoluir, como é o caso do Direito, que tem desenvolvido inúmeras tecnologias para que os escritórios e advogados tenham mais facilidade na rotina empresarial.

A consolidação da tecnologia na advocacia tem sido impulsionada pelo Direito 4.0, surgindo como uma nova fase para todos os profissionais da área, por meio do apoio tecnológico. Com as altas quantidades de demandas que os escritórios recebem diariamente, tais soluções têm facilitado a conclusão de um processo, por exemplo, realizando inúmeras etapas com maior efetividade e agilidade, o que aumenta significativamente a segurança nos casos.

É muito importante entender que essas soluções que surgem diariamente não consistem em uma simples mudança de via única, pois apresentam um grande papel transformador dentro das empresas que investem de forma adequada nos processos de digitalização, bem como no movimento da transformação digital. Atualmente, é comum nos depararmos com escritórios que utilizam a tecnologia como forma de se destacar entre os demais, contando com ferramentas específicas para todas as vertentes do Direito.

Neste sentido, com uma vasta quantidade de soluções para os mais variados problemas no âmbito jurídico, as inovações vão de softwares especializados, aplicativos, processos eletrônicos diferentes até o uso da Inteligência Artificial. Tais implementações têm impacto garantido em qualquer ambiente, gerando resultados desde o momento da implementação, o que possibilita uma gestão mais ágil, segura, dinâmica e assertiva.

A interação entre as pessoas e as máquinas se tornou uma relação inerente dentro de um escritório de advocacia. Tendo em vista este contexto, a evolução na rotina de trabalho, aliada ao imediatismo atual, torna a inovação a principal forma de ajustar os empecilhos vivenciados no cotidiano e melhorar aquilo que já está sendo feito corretamente.

Dessa forma, engana-se quem acredita que o Direito 4.0 é uma proposta futurista, que vai demorar para se tornar viável e com poucos benefícios para quem se torna adepto a essa transformação. No entanto, a realidade é completamente diferente, demonstrando um enorme diferencial para quem investe nesse viés jurídico, se tornando um verdadeiro divisor entre o período de antes e depois da implementação dessas ferramentas.

Muito além de uma simples ajuda, ter uma rotina baseada em processos inovadores é uma força que a cada momento se torna uma forma de ter uma ampla vantagem em relação aos concorrentes. Com isso, ao efetuar tarefas importantes por meio da tecnologia, é possível realizar uma vasta quantidade de demandas com menor esforço do time de colaboradores.

Podendo auxiliar em inúmeros processos, essa tendência cada vez mais presente e consolidada na advocacia possibilita uma nova maneira de advogar, com a concentração de esforços em atividades que necessitam de conhecimento específico sobre o Direito. Sendo assim, para finalizar, tenha em mente que os inúmeros benefícios alcançados por meio do Direito 4.0 podem ser um fator fundamental para que um escritório jurídico se mantenha aberto ou não.

Afinal, seguindo o movimento de transformação digital que o mundo tem passado, estar totalmente atualizado te coloca à frente dos concorrentes que não estão preparados, aumentando a certeza de que todos os processos serão concluídos com a excelência desejada.

(*) – É fundador e CEO da Oystr (www.oystr.com.br).