133 views 2 mins

Maioria das empresas deve rever estratégia em função da Covid-19

em Mercado
quinta-feira, 07 de maio de 2020

Estudo do diretor executivo da Infobase e coordenador do MBA em marketing, inteligência de negócios digitais da FGV, André Miceli, em parceria com a professora Luciara Duque, aponta que 80% das empresas devem repensar suas estratégias para vencer os impactos econômicos da crise do novo coronavírus. Para isso, analisaram o antes e depois de Black Swans – eventos raros, imprevisíveis e de alto impacto nos mercados financeiros – como é o caso da Covid-19.

“Muitas empresas estabeleceram acordos trabalhistas e home office, porém planejar um cenário é estabelecer uma visão do futuro. O estudo mostra que as empresas que adotaram ferramentas estratégicas ao invés de seguirem a nova vida usando velhos conceitos tiveram resultados financeiros melhores depois de Black Swans”, revela André Miceli.

Luciara Duque pondera, no entanto, que as ferramentas estratégicas sem bons métodos de execução e gestão dos planos de implementação tendem a não funcionar. “A ferramenta estratégica que apresentou os melhores resultados foi a de Construção de Cenários. Já os métodos ágeis se apresentaram como um fator de impacto positivo na implementação dos projetos definidos pela gestão da empresa”, explica a professora.

Miceli lembra que com o avanço da Inteligência Artificial (IA), a técnica de análise de cenários deverá ficar ainda mais relevante. “Quando associadas, as duas práticas serão capazes de gerar avaliações mais precisas e sofisticadas além de ser possível que proponham alternativas com maior probabilidade de sucesso”, ressalta (AI/Infobase).