A CAOA, um dos maiores conglomerados de produção e distribuição de veículos do Brasil, e a Sunew, empresa brasileira líder global na produção da tecnologia de terceira geração de energia solar, se uniram para o desenvolvimento de um grande projeto de energia e sustentabilidade. A fachada do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética da CAOA Montadora, no município de Anápolis/GO, recebeu a instalação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), tecnologia de células solares de terceira geração, se tornando uma superfície inteligente capaz de produzir energia limpa.
A fachada do prédio conta com uma área de cerca de 850m² da solução Sunew GLASS™, que são filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro, fazendo dessa a maior fachada de vidro com OPV do mundo, e a segunda maior instalação de OPV do planeta. Inovadora, a eficiência do OPV da Sunew cresce com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol. A energia mensal gerada por essa instalação é suficiente para abastecer todas as estações de trabalho do prédio.
Para o CEO da CAOA, Mauro Correia, o Centro de Pesquisas tornou-se peça chave para viabilizar e agilizar os principais lançamentos e agora terá ampliada sua própria eficiência com a substituição de parte da energia elétrica utilizada pelo consumo de energia solar e com uma substancial diminuição de emissões de CO2. O projeto da CAOA com a Sunew foi instalado pela SolarVolt, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções e projetos de energia solar fotovoltaica. Trata-se de uma importante parceira no setor que vem atendendo a grandes projetos pelo Brasil.
Fundada em 2013, a Solarvolt já instalou mais de 50.000 kilowatts-pico (kWp) de sistemas fotovoltaicos conectados à rede, em 10 estados do país. A instalação do OPV na fachada do prédio contribui para suprir grande parte da demanda por energia elétrica e, assim, potencializar a eficiência energética e contribuir com a redução da pegada de carbono. Para a Sunew é muito importante participar de um projeto em parceria com uma empresa como a CAOA, que tem mais de 40 anos de história e é o maior distribuidor de automóveis do país. Fonte: DRIC/CAOA.