86 views 3 mins

O futuro do aprendizado pós-pandemia

em Mercado
quinta-feira, 11 de junho de 2020

Essas transformações fazem com que o aprendizado não seja mais visto como antes. Foto: jornaldebrasilia.com/reprodução

Marcela Correa (*)

Tem-se discutido veementemente a respeito da revolução tecnológica no mundo. Durante os últimos anos o ensino online teve um significativo crescimento e está ganhando mais adeptos. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) como são conhecidas, tem ampliado os recursos disponíveis para a aprendizagem. Essas modernizações favorecem a aplicação de estratégias pedagógicas e conseguem atender os diversos estilos de conhecimento.

Os esforços para conter a disseminação da COVID-19 por meio de medidas preventivas como o distanciamento social, fechou as escolas presenciais e nos proporcionou a possibilidade de estudar de maneira online. Os professores que ainda não usavam ambientes virtuais de aprendizagem tiveram que aderir a essa nova prática, e o mesmo ocorreu com milhares de estudantes.

Aqueles que já faziam uso do ensino online não encontraram dificuldades, conseguindo intensificar os seus estudos e seguindo os cronogramas estipulados. A necessidade de responder à crise permitiu com que as pessoas desfrutassem mais intensamente da transformação digital e da inovação. O cenário pós-pandemia reforça a importância das habilidades necessárias à nossa adequação para o futuro que está por vir.

O grande aprendizado pós-pandemia é que precisaremos incrementar novas tecnologias em nosso cotidiano. O indivíduo precisará aprender a se desenvolver a fim de ter uma capacidade de autonomia cada vez maior; autonomia propiciada pela tecnologia. O recorrente modelo de aprendizagem da educação online cria um sistema de ensino livre de localização geográfica e diante do cenário global, as pessoas tendem a manter esse ritmo.

Estamos nos reinventando de dentro para fora! Essa reinvenção nos proporciona novos experimentos. E você, o que experimentou de novo? O que tem pensado para o seu futuro profissional daqui em diante? Já pensou que essa é a oportunidade que você precisava para rever seus projetos? Se pararmos para pensar que as novas gerações estão cada vez mais digitais, vemos os benefícios que a tecnologia está trazendo para as nossas vidas. A mesma tecnologia usada por estudantes, há tempos está também inserida nas empresas de ponta.

Essas transformações no mundo fazem com que o aprendizado não seja mais visto como antes, possuindo início, meio e fim. A necessidade de desenvolver novas habilidades faz parte de nossa busca por conhecimento contínuo.

(*) – É Líder de Tutoria no time de Sucesso do Cliente da HSM University.