Ações de segurança digital que valem a pena ser executadas

Amber Wolff (*)

A pandemia fez com que os desafios de segurança digital, antes uma questão para o CISO e seu time, se transformasse em algo essencial para a vida de todos nós. A digitalização acelerada da economia global e a massiva adoção do trabalho remoto, do estudo a distância e da telemedicina exigem que todas as pessoas compreendam os riscos a que estão expostas e adotem as posturas e tecnologias adequadas de segurança digital.

Vivemos em 2020 um novo momento em que todos são chamados a fazer a sua parte na luta contra o crime digital. “Enquanto a tecnologia – um luxo transformado em necessidade – continua a melhorar a qualidade de vida e as economias em todo o mundo, algumas pessoas tentarão contornar a tecnologia, colocando a si mesmos e sua organização em risco”, disse o presidente da SonicWall e CEO Bill Conner.

“Agora que as forças de trabalho móveis e remotas dependem de redes distribuídas estendidas, iniciativas globais de conscientização da cibersegurança são essenciais para educar a população sobre a importância de fazer sua parte para proteger tudo – dispositivos pessoais, redes domésticas, dados críticos e infraestrutura”. Estar mais seguro online é uma responsabilidade compartilhada.

Ao adotarmos medidas proativas em direção a comportamentos de segurança cibernética positivos e duradouros no trabalho e em casa, cada um de nós pode ajudar o mundo digital a estar melhor protegido. Eis aqui sete ações de segurança digital que todas as pessoas podem executar hoje:

1.- Trave seu login – Use senhas longas e exclusivas que sejam difíceis de quebrar, mas fáceis de lembrar para cada conta, e utilize autenticação de dois fatores ou multifator sempre que possível.

  1. – Em caso de dúvida, delete – E-mails, postagens em mídias sociais, textos e muito mais nem sempre são o que parecem – às vezes, contêm malware ou links maliciosos. Se você não tiver certeza sobre isso, clique em “excluir”.
  2. – Mantenha uma máquina limpa – Mantenha todo o software atualizado para reduzir o risco de infecção por ransomware e malware.
  3. – Back it up – Crie backups de dados valiosos. No caso de ransomware ou outras ameaças, essa providência pode ajudar a prevenir perdas permanentes.
  4. – Seja o senhor da sua presença online – Defina as configurações de privacidade e segurança imediatamente e verifique-as regularmente para garantir que ainda estejam configuradas para seu conforto.
  5. – Tenha cautela ao compartilhar informações pessoais – Pense nas consequências potenciais antes de postar informações sobre você ou outras pessoas.
  6. – Saiba mais sobre Hotspots WI-FI – Eles não são seguros, o que significa que qualquer pessoa pode ver o que você está fazendo enquanto está conectado a essas redes. Considere usar uma VPN ou hotspot móvel para maior segurança.

No mundo físico, todos nós sabemos que uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco. Nenhum de nós quer ser esse elo fraco e deixar de proteger a nós mesmos, nossas famílias ou nossos negócios. Para que a economia digital produza frutos, é essencial que todos nos comprometamos com as melhores práticas da segurança digital, fazendo a nossa parte em casa, no escritório e em nossas comunidades.

(*) – Desenvolve blogs sobre cybersecurity para a SonicWall.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap