72 views 2 mins

FGV EMAp e FioCruz divulgam estimativa de risco da COVID-19

em Mercado
quarta-feira, 25 de março de 2020

Pesquisadores da FGV EMAp e da Fiocruz divulgaram relatório que atualiza a análise do risco de disseminação da COVID-19 para as microrregiões brasileiras decorrente da presença de transmissão sustentada nos dois maiores centros urbanos, Rio de Janeiro e São Paulo. O material faz também a identificação de microrregiões com alta vulnerabilidade social, e maior contingente de população idosa.

Segundo o estudo, os centros urbanos das regiões Sul e Sudeste têm grande probabilidade de acumular casos graves no curto prazo devido ao alto percentual de população de risco e alta conectividade com SP e RJ. O levantamento aponta que as regiões mais vulneráveis estão localizadas principalmente no Nordeste e no Norte. As microrregiões com alta probabilidade de epidemia a curto prazo, e que também possuem alta vulnerabilidade social, estão concentradas no Nordeste, nos estados do Ceará, Paraíba e Bahia.

Professor da FGV EMAp e integrante da equipe que elaborou o estudo, Flávio Codeço explica que esse relatório ainda não captou os impactos da quarentena e do isolamento social, que acabou de ser adotado nas maiores cidades do país. “O impacto dos distanciamento social e da redução de mobilidade em todo o país ainda se farão sentir ao longo dos próximos dias, mas são a nossa única arma na luta contra uma epidemia mais aguda que ultrapasse a capacidade de atendimento do nosso sistema de saúde”, explicou o professor da FGV EMAp (assessoria.fgv).