154 views 5 mins

Fazer propaganda na rede social é mais eficiente que nos meios tradicionais?

em Mercado
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

As redes sociais são hoje em dia o lugar na internet onde os usuários da rede mundial passam grande parte do seu tempo online. No Brasil, mais de 110 milhões de pessoas têm contas em redes sociais como o Facebook, que em termos gerais já ultrapassou a marca de 1 bilhão de utilizadores em todo o mundo, o que tem atraído a atenção das empresas para a possibilidade de criar campanhas focadas neste novo e promissor meio de comunicação em detrimento da mídia tradicional.

O especialista e pós graduado em marketing digital Pedro Marinho Neto explica porque fazer propaganda na internet e nas redes sociais pode ser considerado até mais eficiente que nos meios tradicionais de comunicação: “Além de apresentar custo menor em relação aos veículos tradicionais, a publicidade nas Redes Sociais passa por campanhas de anúncios com uma segmentação muito afinada, de acordo com a informação que os utilizadores já fornecem voluntariamente.

É possível criar campanhas com uma precisão incrível pois temos total noção dos gostos e interesses dos utilizadores assim como dos seus critérios demográficos. Assim, atingimos o grupo de pessoas cujos dados demonstram que se enquadram no nosso consumidor-tipo, e por isso é mais provável que estejam interessados naquilo que queremos comunicar”, explica.

Pedro ressalta os pormenores desta revolução do marketing e aponta porque cada vez mais o investimento nas redes tem sido um case de sucesso para influenciadores digitais, empresas e marcas. Confira:

1- Como a internet se tornou essa maquina de fazer publicidade? – Quando as redes sociais passaram a ser plataformas de conexão, com a utilização maciça das redes. As pessoas buscam coisas nas redes sociais e na internet, correlacionadas aos seus interesses pessoais. Com isso, as empresas perceberam que tudo se trata de relacionamento e passaram a investir em publicidade nestas plataformas com públicos direcionados e também geral.

2- Porque hoje muitas campanhas são voltadas exclusivamente para as plataformas digitais? – Tudo é uma questão de aderência. Nas redes sociais e plataformas você atinge um público maior e segmentado, dentro do nicho que determinada empresa busca atingir, tendo mais efetividade de alcance e de resultado. Além disso, o custo de fazer publicidade na internet é menor do que nas mídias tradicionais.

3- Cite algum case de sucesso de publicidade na internet com grande retorno – Tem várias cases de sucesso e empresas que fazem isto com êxito. Na atualidade a empresa que mais tem inovado neste ponto é o McDonalds, por desenvolver campanhas diferentes que conseguem trazer a filosofia e o conceito da marca na internet, investindo em influenciadores e campanhas que se relacionam com o público.

O grande sucesso do McDonald’s se deve a aproximar o cotidiano das pessoas e as tendências do que está em alta na internet com o conteúdo da marca e produtos inspirados na atualidade. Materias escolares por exemplo é algo que nesta época do ano é muito buscado, e o McDonald’s usou isso para crescer e viralizar, criando produtos exclusivos.

4- Quanto custa em média planejar uma campanha na internet e quanto custaria a mesma campanha na mídia tradicional? – Preços são muito relativos de acordo com a localidade. Porém é muito nítido que o custo da campanha na internet tem melhor relação custo benefício. A mídia tradicional em geral custa 80% mais caro que investir em publicidade na internet.

5- Qual a sua visão de futuro? como vê o mercado daqui há alguns anos? mais voltado ainda para as redes sociais. Por que? – Eu vejo que no futuro fazer publicidade na internet vai ficar mais caro, devido ao aumento do alcance. O futuro é a integração total de todas as mídias e plataformas. O mercado daqui há alguns anos vai se aproveitar de novas tecnologias que ainda não estão disponíveis como IoT (internet das coisas) e o 5G. As empresas tendem a investir mais nos relacionamentos e nos nichos, no aprimoramento dos relacionamentos e na oferta de diversa segmentação. Vejo nichos mais segmentados em redes sociais, focadas nos mais diversos públicos e interesses. O céu é o limite.