76 views 5 mins

Metade das empresas brasileiras tem dificuldade em preencher vagas

em Destaques
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

De acordo com pesquisa Escassez de Talentos, do ManpowerGroup, empresa global de recrutamento e seleção, 52% das empresas brasileiras enfrentam dificuldade para preencher suas vagas. O levantamento representou um crescimento de 18 pontos percentuais em relação aos indicadores de 2018 quando o país estava com 34%.

A pesquisa teve início no Brasil em 2010 e o maior indicador foi 71% apontado em 2012. A pesquisa detalha ainda o que atrai os profissionais no mercado de trabalho e o que o motiva a fazer carreira em uma mesma companhia, para que as empresas possam encontrar e manter os melhores talentos.

Confira a relação com as 10 habilidades mais difíceis de preencher vagas:

1 – Profissões de ofício – Eletricistas, soldadores, mecânicos;
2 – Contabilidade e finanças – Contadores independentes, auditores, analistas financeiros;
3 – Administração de Escritório – Assistentes administrativos, assistentes de pessoal e recepcionistas;
4 – Vendas e Marketing – Representantes/gerentes de vendas/ designers gráficos;
5 – TI – Especialista em segurança cibernética, administradores de redes, suporte técnico;
6 – Profissionais – Gerentes de projeto, pesquisadores, advogados, pessoal de compras;
7 – Supervisores – Coaches, consultores, diretores;
8 – Técnicos – Controladores de qualidade, pessoal técnico
9 – Indústria – Operadores de produção e de máquinas
10 – Motorista e logística – Caminhão, entrega, construção, trânsito de massa.

Confira as características dos profissionais em cada geração:

Geração Z (18 a 24 anos): Ambiciosa, valoriza a remuneração e o desenvolvimento de carreira, mas mulheres e homens têm desejos diferentes. As mulheres valorizam mais a remuneração do que o desenvolvimento de competências, enquanto os homens dizem que as habilidades e a carreira são tão importantes quanto o salário.
• Milênios (25 a 34 anos): Querem flexibilidade e desafio profissional. Flexibilidade é fundamental para elas e interessante para os homens.
• Geração X (35 a 54 anos): Os homens priorizam a flexibilidade tanto quanto as mulheres e desejam a capacidade de trabalhar remotamente, parcela de licença parental e um início e fim de dia mais flexíveis.
Boomers (55 a 64 anos): São motivados por remuneração, desafios profissionais e flexibilidade, apesar de darem prioridade máxima à liderança e às equipes. Os profissionais com mais de 65 anos são motivados pelos propósitos.

O que as empresas podem levar em contar ao oferecer uma oportunidade de trabalho?

1 – Remuneração é importante, mas a forma com que ela é oferecida é levada em conta – Os salários estão crescendo na metade da velocidade que cresciam há uma década. Com isso, as empresas precisam ser criativas para se diferenciar e atrair talentos, buscando formas de reconhecimento além do dinheiro. Exemplos podem ser trabalho autônomo, flexibilidade, licença parental, políticas de tempo livre para melhorar o bem-estar e estilo de vida. Incentivos financeiros atraentes e gestos de boa vontade, como pagamento de mensalidades escolares e crédito estudantil ajudam a reter esses talentos.

2 – Personalização – Os profissionais querem que suas habilidades sejam testadas, participar de projetos que exijam o melhor e recomendações sobre a próxima função. Essa prática é conhecida como assessmnet que ajuda a compreender o potencial humano. Os profissionais querem manter conversas de carreira e coaching para definir metas, gerenciar seu desenvolvimento e controlar suas carreiras.

3 – Variedade – Desafio é o que move os profissionais. Mais que formação e treinamento eles querem oportunidades de desenvolvimento, projetos estimulantes e novas funções.

4 – Flexibilidade e bem-estar – As pessoas querem escolher onde e como trabalhar. Flexibilidade de horário. Home office. Poder trabalhar de qualquer lugar. Encontrar o equilíbrio da flexibilidade e recompensar a produtividade mais do que o presenteísmo.

5 – Propósito – Os profissionais querem se orgulhar da empresa em que atuam.

Fonte e mais informações: (www.manpowergroup.com.br).