265 views 2 mins

Empresas familiares na Europa investem cada vez mais em inovação

em Mercado
terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Enquanto se adaptam a um mundo em constante transformação e se preparam para passar o controle para a próxima geração de parentes, executivos de empresas familiares na Europa investem cada vez mais em inovação, capacitação, educação e diversificação. É o que revela a 8ª edição do relatório produzido pela KPMG e pela European Family Business chamado “Um panorama das empresas familiares da Europa” (em tradução livre, do original em inglês, European Family Business Barometer).

A partir de uma pesquisa com 1.613 executivos de empresas familiares, em 27 países da Europa, o estudo aponta que mesmo em uma época de crescentes incertezas econômicas e geopolíticas, a classe de empresas avaliadas permanece esperançosa e confiante em relação ao futuro. Segundo o relatório, de acordo com a pesquisa, 62% dos executivos estão confiantes, ou muito confiantes, em relação às perspectivas de negócios para os próximos 12 meses: o otimismo é alto principalmente nas empresas familiares da Irlanda (91%), Portugal (78%) e Holanda (67%).

Outras conclusões:

  • 59% dos respondentes relatam um faturamento crescente nos últimos 12 meses, enquanto 28% relatou estabilidade nas finanças.
  • 62% disseram que inovação é a principal prioridade pelos próximos dois anos, seguida de educação e capacitação da força de trabalho.
  • 63% dos respondentes sentem que a guerra por novos talentos é a maior preocupação empresarial, dado crescente em relação aos 53% apontados no relatório do ano passado.
  • Além disso, 62% também estão preocupados em relação à rentabilidade declinante, e 60% atentam-se com as mudanças regulatórias.
  • 37% dos líderes participantes relataram uma maior atividade internacional nos últimos 12 meses.

Fonte e mais informações: (www.kpmg.com.br)