90 views 4 mins

Baby Zoomers: os que não precisaram se deslocar até o trabalho

em Mercado
quarta-feira, 15 de junho de 2022

Acordar cedo, se vestir de maneira social, ir para o trabalho e estar rodeado de pessoas com as quais compartilha ideias e experiências. Essa era a rotina tradicionalmente conhecida pelos trabalhadores antes da pandemia chegar e modificá-la. Mas, como estão as pessoas que ingressaram no mercado de trabalho nos dois últimos anos?

A mentora de carreiras, Valesca Chagas, relata que essas pessoas são carinhosamente chamadas de Baby Zoomers e comenta sobre esse comportamento do atual mercado de trabalho.

. Mas afinal, o que é Baby Zoomer? – É um termo que se refere à geração que começou a trabalhar nos últimos dois anos e nem chegou a conhecer seu escritório. Desde que foram contratadas, trabalham exclusivamente de forma remota. Essas pessoas não passaram pela experiência de conhecer pessoalmente seus colegas. Muitos continuam trabalhando nesse formato até hoje.

O mais interessante é que o termo é uma alusão à plataforma “zoom” que, apesar de existirem outras soluções para reuniões virtuais, ela certamente foi a que mais ganhou relevância no início da pandemia. A maior parte das profissões, tirando os trabalhadores em serviços considerados essenciais, foi obrigada a utilizar a plataforma para poder trabalhar através de vídeo chamada.

. Esse novo formato é benéfico para o colaborador? – Há controvérsias. Se você é uma pessoa que consegue se desligar do trabalho assim que o relógio bate às 18h, talvez para você esse modelo seja benéfico. Segundo a especialista, “muitas pessoas começaram a ter dificuldades em se desvincular do trabalho nos horários que deveriam ser de descanso.

Como o trabalho estava literalmente dentro de casa, ficou mais complicado estabelecer limites. Quem nunca utilizou o intervalo que deveria ser de almoço, para fazer alguma reunião? Ou então, quem não aproveitou a noite, quando as mensagens de trabalho cessavam?.

Em contrapartida, como muitos sabem, socializar é uma atitude importante. Em geral, as pessoas gostam dessa convivência no dia a dia, e têm sentido falta. É um desafio para as empresas estabelecer o modelo híbrido, de forma que atenda os funcionários e as necessidades da organização. É preciso ter um bom plano de comunicação, para que todos saibam os objetivos e planos de trabalho.

. A geração baby zoomer veio para ficar? – Essa nova geração trouxe a possibilidade de poder trabalhar de onde quiser, se manter na cidade ou país que gosta sem necessariamente precisar estar no mesmo local da empresa, traz uma liberdade geográfica que é algo que a maioria de nós não conseguiu ter quando iniciou no mercado de trabalho. E, para quem preza essa liberdade, essa é uma ótima realidade.

Além disso, é do conhecimento de todos que os profissionais que, porventura, forem obrigados a trabalhar novamente presencialmente, podem ter problemas para se adaptar. Alguns não vão topar e provavelmente se recolocarão em outra empresa que aceite o modelo híbrido ou remoto. – Fonte e outras informações: (https://valescachagas.com.br/).