130 views 4 mins

Acordo comercial abre oportunidades para empresas no Chile

em Mais
quarta-feira, 15 de junho de 2022

O Brasil possui forte influência no comércio e na distribuição de produtos ao redor da América Latina, e esse tipo de serviço, principalmente no Chile, vem crescendo gradativamente. De acordo com dados de 2021 da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia, as vendas brasileiras para o país vizinho registraram um aumento de expressivos 81,8% em comparação ao mesmo período de 2020 e somaram US$ 6,99 bilhões.

Em 2018, para favorecer ainda mais essa parceria entre os dois países, o governo federal firmou o novo acordo de livre comércio Brasil-Chile, que entrou em vigência no final de janeiro, após ser aprovado pelo Congresso Nacional em setembro de 2021. O acordo é o mais moderno já assinado pelo país com outros da região, abrangendo temas como serviços, investimentos, compras governamentais, indicações geográficas, barreiras sanitárias e fitossanitárias, simplificação aduaneira e muito mais.

O objetivo é facilitar trâmites aduaneiros das empresas e agilizar os processos de exportação e de importação entre os países. Para Danilo Guedes, presidente da ABC Cargas, transportadora especializada no transporte internacional e que realiza exportações para o Chile, este acordo agora em vigor impulsionará o fluxo do comércio internacional de bens e de serviços.

Segundo ele, “Além disso, o acordo traz diversos benefícios para as empresas que prestam esse tipo de serviço, como documentação simplificada e menos barreiras técnicas e sanitárias, já que o documento prevê a criação de regras que autorizam o uso de documentos digitais e muitos outros”. Apesar de o acordo estar em destaque atualmente, o registro acordado entre os países surgiu em 1996 com a eliminação das tarifas de importação.

Porém, esse mercado vem crescendo gradativamente, e o Chile se tornou o quinto maior destino de produtos brasileiros no ano passado, só perdendo para China, União Europeia, Estados Unidos e Argentina. Essas mercadorias têm diferentes variações, que incluem petróleo, automóveis, carne bovina e máquinas pesadas.

O novo acordo possui termos modernizados e vem para causar impactos positivos no transporte rodoviário de cargas entre os países, principalmente em um momento de falta de containers para o uso marítimo. Para Danilo, essa medida trará novas oportunidades de negócios para a indústria brasileira, que facilitará a competitividade e igualará as empresas do país com os concorrentes chilenos.

“O transporte rodoviário de cargas sofre muito com a burocratização e com a lentidão nas fronteiras, e essa facilitação é algo que toda a cadeia logística, exportadores, importadores e operadores logísticos esperavam para avançarem com negociações de maiores serviços no país”, adiciona o empresário.

Em 2021, a ABC Cargas teve um crescimento de 65% em relação ao ano de 2020 na realização de operações no mercado internacional. Para esse ano, a empresa com sede em São Bernardo do Campo tem planos de ampliar a estrutura no Chile. “Assumimos novos contratos e novos volumes de negócios, que serão maiores no segundo semestre do ano. Com esse novo acordo, entendemos que teremos muito mais agilidade no nosso transporte, e isso será benéfico para o sucesso das operações”, finaliza Guedes. Fonte: (https://www.abccargas.com/).