240 views 4 mins

5 mitos sobre o plástico e suas alternativas

em Mercado
sexta-feira, 06 de outubro de 2023

Adotando a reciclagem, resolvemos o problema do plástico? Canudos de papel são efetivamente sustentáveis? Dúvidas como essas são cada vez mais comuns à medida que as famílias brasileiras passam a mudar comportamentos pensando nos impactos ao planeta. Porém, além da boa intenção, é importante se atentar aos mitos sobre o plástico e seus descartáveis, que acabam comprometendo a destinação correta desses materiais.

Quem faz o alerta é Gabriela Gugelmin, diretora de sustentabilidade da ERT, greentech brasileira que fabrica bioplástico compostável, matéria-prima na produção de sacos de lixo, sacolas de supermercado, frascos e descartáveis em geral. Confira:

1 – A reciclagem é a única solução para o problema do plástico
Ela não é a única, mas sim uma das alternativas a essa questão. Além da reciclagem, novas soluções estão surgindo para mudar a dinâmica do consumo e enfrentar esse “vilão” do meio ambiente. É o caso do “plástico que é planta”, ou bioplástico compostável, produzido a partir de material orgânico e que, ao fim da vida útil, se torna adubo em cerca de 180 dias – a título de comparação, o plástico comum leva mais de 200 anos para sumir por completo.

2 – Todo plástico biodegradável é bom para o meio ambiente
Na verdade, o plástico naturalmente biodegradável é uma alternativa mais sustentável ao meio ambiente em comparação ao plástico comum. Por ser produzido a partir de fontes naturais ou sintéticas, ele é reciclável e leva menos tempo para se decompor. Mas, alguns dos plásticos que se dizem biodegradáveis podem gerar microplásticos, que são altamente poluentes. É preciso se informar sobre os produtos e a efetividade da degradação de cada um – se vira adubo ou se vira microplástico.

3 – Canudo e copo de papel são biodegradáveis
Esse é o “dilema do canudo”. Apesar de serem uma alternativa mais sustentável aos produtos de plástico comum, podem não ser uma solução completa, pois boa parte dos canudos ou copos de papel possuem, em seu interior, uma película plástica, para deixá-los impermeáveis. Porém, esta película não se decompõem e ainda dificulta a reciclagem desses produtos.

4 – Tudo que é reciclável é reciclado
Infelizmente, não. No Brasil, segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA), apenas, 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo. Isso acontece porque, para que um produto reciclável seja efetivamente reciclado, ele precisa ter uma destinação correta. E o Brasil ainda engatinha na questão da destinação correta do lixo. Falta uma rede de coleta mais ampla, além de políticas que conscientizem a população sobre a necessidade de separar corretamente o lixo.

5 – Todo plástico gera microplástico
A grande maioria deles sim. A exceção é o bioplástico 100% biodegradável e compostável. Essa matéria-prima dá origem a embalagens, sacos de lixo e sacolas, dentre outros produtos, e ainda pode substituir o plástico na produção de copos, talheres e canudos descartáveis, entre outros.