257 views 7 mins

4 dicas para aumentar eficiência do seu squad de produto

em Especial
sexta-feira, 06 de outubro de 2023

Muito além de rapidez, equipes com alta performance são fundamentais para garantir uma boa qualidade do produto final

Alta performance é um tema debatido desde sempre dentro das empresas. Os gestores buscam que seus times tenham alta performance, seja para liderança ou para o colaborador individual, e atingir um alto nível no trabalho é sinônimo de crescimento. De acordo com levantamento feito pela BossaBox, times de produto de alta performance bem geridos trabalham 150% melhor e mais rápido que a média do mercado em scale-ups. Pensando nisso, a startup, que aloca e gerencia squads sob demanda, separou 4 dicas para seu time dessa área se transformar no time dos sonhos. Confira:

1 – Adaptar e melhorar
A definição adaptar e melhorar vem dos princípios e valores da agilidade e da filosofia japonesa kaizen, Kai significa: mudar e Zen que significa: melhor, ou seja, a junção dessas duas palavras significa mudar para melhor, uma combinação poderosíssima quando o assunto é gestão de time. De um lado, a agilidade que proporciona adaptabilidade como variável principal e do outro, o kanban que inclui melhoria contínua como fundamento.

“Se adaptar no momento em que for necessário e aprender com isso de forma contínua é de fato algo que faz qualquer empresa sair do lugar e se tornar competitiva”, explica João Zanocelo, Head de Produto e Co-founder da BossaBox. Hoje, as empresas no geral ficam presas em sistemas que não permitem uma tomada de decisão e mudança de direção rápidas.

Logo é possível dizer que times de alta performance são times que fazem a coisa certa do jeito certo, ou seja, é preciso entender de fato o contexto que o time está inserido e seguir as direções estratégicas da empresa, dessa maneira, se torna possível aumentar e muito as chances de trazer bons resultados. Afinal, um time eficaz responde rapidamente às mudanças sempre que for necessário, sem grandes sofrimentos.

2 -Não se melhora o que não se mede
Dificilmente, um time será de alta performance se ele não entende o seu modo de trabalho, os processos e os métodos que está utilizando estão eficientes. E não há outra maneira de ter certeza disso, sem mensurar e visualizar o que está acontecendo no dia a dia do time.

Sem medir, simplesmente atua-se na esfera do achismo. Não é possível entender sobre qualidade e mesmo que seja possível ver os resultados acontecendo, nunca se sabe se era viável ter superado as expectativas dentro daquele cenário e alcançado ainda mais. A falta de avaliação constante dificilmente permitirá alcançar uma melhoria contínua e, como resultado, uma alta performance, uma vez que não é possível reconhecer as falhas no nosso dia a dia.

De acordo com Zanocelo, “métricas como throughput, lead time, DORA Metrics, dão uma boa visão de saúde dos processos e métodos de trabalho, assim identificando gaps de qualidade tanto no deploy quanto no pós deploy, além de mostrar possíveis problemas na atuação do time”.

3 -Duas faces de uma mesma moeda
Seja como gestor de uma empresa ou como colaborador individual, buscar a alta performance não é, fundamentalmente, tarefa individual. O atleta de elite sempre vai ter uma equipe o ajudando a chegar lá e um técnico que o direcionará, dará apoio necessário e corrigirá o curso, se assim for preciso.

O mais importante aqui é começar definindo o que é alta performance. Tanto pela visão da empresa em sua figura, pelo gestor, quanto do colaborador que está buscando crescimento na carreira. É muito poderoso ter os acordos certos e a clareza do objetivo. Sem isso, é difícil subir de nível.

Do lado do gestor, é importante abrir caminho e fornecer todos os recursos necessários para que o time consiga caminhar sem grandes empecilhos. O time precisa de um tempo junto para conseguir entrar em harmonia.

Do lado do colaborador em sua figura individual ter o mindset certo e passar por experiências diversas, buscando crescimento e evolução é o que vai fazer toda a diferença. Nenhum time que não tem pessoas que querem alta performance, será de alta performance. E é preciso tempo e ter realmente passado por desafios, que vão fazer as pessoas ficarem cada vez mais resilientes e trilharem caminhos que outras pessoas não conseguem.

4 – A caminhada vale a pena
“Sem dúvidas a alta performance é algo difícil, mas está muito longe de ser impossível. O que mais é preciso é vontade e disciplina para galgar este caminho”, afirma João.

Ter um plano sólido sobre o que é alta performance e compartilhar com o seu time ou pessoas que irá contratar para entender o que elas acham e se o compram. É importante ser metódico em relação ao plano e a execução do dia a dia.

Por todos os lados, mesmo com todas as dificuldades, é um caminho que vale a pena para todos que resolvem gastar a energia e tempo entrando nele.

Capacidade de se adaptar e melhorar continuamente são as duas habilidades mais importantes em um time e que irão de fato trazer, no tempo, a alta performance. Num mercado tão acelerado e dinâmico, conseguir equilibrar eficácia para estar na direção certa sempre e quando não, corrigir o curso rápido com eficiência para não perder o timing do mercado e das oportunidades, com certeza é um baita diferencial que toda empresa deveria buscar para ser competitiva e sair ganhando sobre a concorrência. O futuro de alta performance está logo ali, construa-o.