205 views 3 mins

48% dos profissionais de engenharia procuram um novo emprego

em Mercado
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Segundo pesquisa da Robert Walters, consultoria global de recrutamento e seleção, 18% dos profissionais que trabalham em engenharia são mulheres e existe uma demanda alta por talentos nessa área no mercado.

48.8% dos profissionais de engenharia estão atualmente empregados, porém buscam um novo emprego em 2023, enquanto 9% estão desempregados e buscam ativamente por uma nova oportunidade.

Dentre os principais motivos para essa mudança, estão:

• 55% – Progressão de carreira
• 30% – Maior flexibilidade
• 25% – Aumento salarial
• 25% – Liderança fraca
• 25% – Cultura corporativa fraca

Apesar da vontade de mudar de emprego e começar o ano com uma nova oportunidade, 46.88% dos profissionais se sentem confiantes com as oportunidades do mercado para o seu setor e não estão com medo de dar uma nova direção à suas carreiras.

. Salários e Bônus – Os salários para 2023 vão continuar com uma correção natural de economia e inflação, e para os segmentos mais aquecidos como Energia, Construção Civil, Infraestrutura e Agronegócio, percebemos um ajuste maior devido à alta demanda de profissionais para estes mercados.

Se o Brasil continuar com os indicadores econômicos estáveis, a atratividade para investimentos internacionais irá aumentar ainda mais a demanda por profissionais qualificados, e neste caso, os aumentos salariais serão mais acentuados.

32% dos profissionais entrevistados afirmam estar esperando um aumento salarial e 66% também esperam receber um bônus de ao menos 15% de seus salários. Enquanto apenas 3% já tiveram confirmação de que não vão receber um bônus no início de 2023. Considerando o aumento do custo de vida e a possível alta da inflação, 20.59% afirmaram que se não receberem o aumento salarial que esperam, estarão prontos para buscar uma nova oportunidade.

. Atração de Talentos – Os temas employer branding, candidate experience e diversidade e inclusão continuam sendo a bola da vez para as empresas atraírem e reterem os melhores profissionais.

‘’Além disso, observamos que tempo e dinheiro passaram a ter pesos equivalentes para os profissionais numa negociação, como por exemplo profissionais fazendo jornadas de 4 dias, e transições laterais por benefícios voltados a qualidade de vida.’’ Comenta Ana Carolina Rezende, Gerente da divisão de Engenharia da Robert Walters Brasil. Fonte: (www.robertwalters.com.br).